Editar Biografia

Biografia Aline Barros

  • Nome completo:Aline Barros
  • Nascimento: 7 de Outubro de 1976, (38 anos)
  • Origem:Brasil
  • Começou há:
  • País:BrasilBrasil
Referência na música gospel, o talento, o carisma e a voz suave fizeram de Aline Barros um fenômeno. Misturando canto congregacional com pop e pop rock, a estrela já ganhou 6 Grammy Latino, gravou CDs para crianças e em espanhol, já vendeu 7 milhões de discos, ganhou diversos discos de ouro e de platina e está com mais de 13 milhões de seguidores no facebook e mais de 1 milhão no twitter. Ela já participou dos programas de Xuxa, Raul Gil e Eliana, da saudosa Hebe Camargo, além dos eventos Criança Esperança e Show da Virada, da Rede Globo. Aline, que também é compositora, já foi até citada pelo jornal americano The New York Times, que falou sobre o seu trabalho, prêmios e milhares de fãs.

A menina vive o mundo da música

Aline Kistenmacker Barros nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de outubro de 1976 e desde pequena gosta de cantar. Aos 5 anos, ela já se apresentava em casamentos e aos 9 fazia parte do Ministério de Louvor de sua igreja cantando em eventos, cultos e apresentações.

E com tanto talento e uma voz delicada e marcante, aos 14 anos, ela grava a sua primeira canção solo: “Tua Palavra”, que fica 45 dias nas paradas de sucessos das rádios evangélicas do Rio de Janeiro.

Mas Aline decide cursar faculdade de biologia e mesmo depois de formada, ela se realiza cantando músicas gospel.

A carreira começa a decolar

Em 1995, aos 18 anos, ela lança o LP “Sem Limites” pela Grape Vine em formato de LP. O disco tem composições de cantores conhecidos no segmento, como Marquinhos Gomes e Alda Célia. E o sucesso é tanto que muitas de suas músicas se tornam hinos nas igrejas. Em 1999, “Sem Limites” é relançado pela AB Records em formato de CD e tem a inclusão de dois singles inéditos "Tua Palavra" e "Consagração/Louvor ao Rei", além de uma faixa interativa. Outras canções presentes neste trabalho são “Quando a Força de Cristo Falar”, “Para Sempre Te Adorarei”, “Deus do Impossível” e “Jesus Cristo Mudou o Meu Viver”. Até 2008 este CD vendeu 600 mil cópias.

Em 1998 é a vez de “Voz do Coração” com a canção “Consagração” que fica em primeiro lugar nas rádios evangélicas, simplesmente, por nove meses. Também tem "Fico Feliz" que é outro destaque nas rádios do segmento, além de “Caminho de Fé”, “Pai Eu Te Amo”, “Não Há Razão” e “Por Toda a Minha Vida”. O disco vende 500 mil cópias.

Todo esse sucesso colabora para que ela faça uma parceria com a apresentadora Xuxa. Depois de participar de um dos programas da eterna Rainha dos Baixinhos, elas gravaram juntas a canção “Crer para ver” para um especial de Natal.

Estreia no mercado infantil

Em 99, além do relançamento de “Sem Limites”, Aline resolve investir no público infantil e grava “Bom é ser criança”, que vem com uma faixa interativa. As músicas são do universo cristão, mas voltada para as crianças, como por exemplo, “Dentro da arca de Noé”, “Pedro, Tiago e João no barquinho” e “Festinha de criança”.

Ainda em 1999 ela lança um EP com o nome “Canções de Natal” que oferece quatro músicas natalinas: “Cristo Nasceu em Belém”, “Vem Chegando o Natal”, “Brilha Jesus” e “Noite Feliz”.

Aline: sinônimo de sucesso
Em 2000, sai a coletânea “Millennium”, produzida pela Indie Records e lançada pela Universal Music com os sucessos lançados nos discos anteriores. A bonita ainda lança disco novo, “O Poder do Teu Amor”, que conta com os singles “Guarda a Tua Fé”, “Santo é o Senhor”, “Vontade do Pai”, “Quero te Louvar” e “Renova-me Senhor”. A canção “Recomeçar” também presente no disco entra para a trilha sonora da novela Duas Caras, da Rede Globo. Até hoje, este disco já vendeu mais de 500 mil cópias e, segundo a crítica especializada, é o melhor disco da cantora.

Carreira internacional a todo vapor

E esse é um ano especial. Aline é convidada pela gravadora norte-americana Integrity Music para participar do álbum em espanhol “Mas de Ti”, que é gravado ao vivo em Miami (EUA), junto com grandes nomes, como o baterista Chester Thompson (que toca com Phill Collins), Paul Wilbur, o guitarrista David Cabrera (que trabalha com Ricky Martin), Don Moen, entre outros. No álbum, ela canta seis canções; em algumas Aline solta a voz sozinha e em outras faz duetos. Este CD é produzido pelo produtor musical e músico Tom Brooks, da Hosanna! Music e o objetivo é o mercado gospel internacional. Aline se torna a primeira cantora brasileira de música gospel a lançar um CD internacional.

Além disso, ela é convidada para cantar em Roma, na Itália, em um evento que reuni grandes ministros de louvor de todo o mundo, entre eles Ron Kenoly.

Em 2001, Aline investe no romantismo com “Eterno Amor” e canta muito em “É Primavera”, “Pra Sempre Te Amar”, “Perfeita Comunhão”, “Um Só Coração” e “Por Toda a Minha Vida”. No mesmo ano, chega às lojas “Mensagem de Paz”, um trabalho feito com o apresentador Cid Moreira e o CD “Companheiras de Louvor” em parceria com a ex-apresentadora infantil Mara Maravilha pela gravadora Bompastor.

Ainda neste ano, ela é convidada pelo músico Tom Brooks para cantar junto com ministros de louvor de diversas partes do mundo na Coreia do Sul, na maior igreja do mundo. Foram 3 dias de evento para cerca de 700 mil pessoas com o objetivo de cantar e orar pela unificação das duas Coréias. Aline também se apresenta na Venezuela, na Segunda Conferência Internacional de Livreiros, e vai a igrejas locais e programas de rádio e TV.

E como a bonita adora trabalhar com criança, em 2002 sai o “Bom é Ser Criança vol. II”, que traz para as crianças ritmos de louvor diferentes nas faixas: “Festa no Jardim”, “1000 Bolinhas de Sabão”, “Eu Danço Como Davi” e “O Meu Herói”.

E ainda em 2002, ela lança um CD gravado ao vivo, com direito a vídeo (VHS) e DVD, no evento Jesus Vida Verão, que acontece na Praia da Costa, no Espírito Santo. Com 45 mil pessoas na plateia, o trabalho leva o mesmo nome do evento e conta com 14 faixas de sucesso da cantora, entre elas “Quando a Força de Cristo Falar”, “Recomeçar”, “Sou Feliz”, “Quero te Louvar” e “Pra Sempre Te Adorarei”.

Neste mesmo ano, ela canta em algumas igrejas em Londres e em Porto Rico.

Um susto
E 2003 não é um ano fácil para Aline Barros. Enquanto ela experimenta a felicidade de ser mãe, ao ter o seu primeiro filho, Nicolas, ela descobre que está com um sério problema nas cordas vocais e muita dificuldade para cantar.

Mas com tratamento e muita dedicação, ela consegue gravar “Fruto de Amor” e a canção “Digno é O Senhor” é uma das mais tocadas nas emissoras cristãs e nas igrejas do Brasil. Aline conta com a participação especial de PG, da banda Oficina G3, na canção “Cantarei Desse Amor”, que é uma versão de “I Could Sing of Your Love” composta por ela. Além dela, tem “Digno é o Senhor”, “Você é de Deus”, “Nossos Planos” e “Bem Mais que Tudo”. O disco vende 300 mil cópias e vence o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em língua portuguesa.

Tudo volta a ficar bem

Ainda em 2003 ela lança o CD em espanhol “El poder de tu amor” . O trabalho é gravado na igreja La Catedral del Pueblo, em Miami (EUA). Ele é uma versão de “O Poder do Teu Amor” e foi distribuído mundialmente pela Hosanna! Music.

Em 2004 ela fecha com a gravadora MK Music e lança “Som de Adoradores”, com composições de nomes importantes do mundo gospel, como Alda Célia, Emerson Pinheiro e Eyshila. Este é o álbum mais vendido da cantora (1,5 milhão) e recebe disco de diamante pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) e indicação ao Grammy Latino.

No ano seguinte, Aline investe no DVD “Via Show”, que também é diamante. As músicas são: “Tudo é diferente”, “Casa de Deus”, “Vento do Espírito Santo”, “Santidade” e “Te Adorar é o Meu Prazer”.

Em 2005 sai “Aline”, um álbum gravado em estúdio, também em espanhol. Nele está a música "Estás tu" gravada ao vivo. Ela também lança “Fiesta en el Jardín”, também gravado em espanhol, mas dedicado ao público infantil. O disco é indicado ao Prêmio Arpa (um dos eventos cristãos mais importantes depois do GMA Dove Awards, que acontece nos Estados Unidos).

Em 2006, ainda focada nas crianças, sai “Aline Barros & Cia” com 14 canções infantis cristãs e vende 150 mil cópias, o que garante discos de ouro e de platina. As crianças aprendem sobre Cristo com as músicas “Louvar é Bom Demais”, “Sim, Jesus”, “Campeão”, “Homenzinho Torto” e “Você é Especial”.

No ano seguinte é a vez de “Caminho de Milagre”, seu segundo álbum ao vivo, gravado na Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul no Rio de Janeiro. Entre as canções estão “Contar Meus Segredos”, “Detalhes”, “Cubra-me”, “Jesus, filho de Deus” e “Diante da Cruz (At the Cross)”. Mais uma vez ela leva o Grammy Latino de melhor música cristã em língua portuguesa com este trabalho. Em 2008, este CD vira DVD com gravação no Maracanãzinho para mais de 10 mil pessoas.

No ano seguinte, Aline divulga o DVD “Aline Barros na Estrada” com imagens dos bastidores de sua turnê e também da história da sua carreira.

Em 2008 é a hora do volume 2 de “Aline Barros & Cia”, direcionado aos pequenos e também o CD instrumental “Aline para Bebês” com canções de ninar. Está bom? Mas ainda tem o lançamento do álbum “Consagração” com as canções “Sem Limites”, “Jesus Faz Parte”, “Você é de Deus”, “Mensagem da Cruz” e “Lírio dos Vales”.

Álbuns em espanhol

Também chega às lojas o álbum “Refrescáte” que foi gravado ao vivo e em espanhol na Igreja El Buen Samaritano (EUA). O disco é uma adoração e tem 11 faixas. Ele também concorre ao Grammy Latino, agora na categoria Melhor álbum de música cristã em língua espanhola e na mesma categoria ela vence o GMA Dove Awards (um dos maiores prêmios cristãos, que acontece nos Estados Unidos).

Que venham os prêmios

Em 2009 chega às lojas “Deus do Impossível” com as canções “Bom é ser criança”, “Bem mais que tudo”, “Nossos planos e o sucesso”, “Guarda a tua fé” e “Para sempre te adorarei”.

Em 2011 é a vez de “Extraordinário Amor de Deus” gravado no estúdio do grupo Roupa Nova com as vozes do coral do igreja e palmas do público. Também tem as participações do cantor Fernandinho e de alguns músicos do próprio Roupa Nova. Em apenas um dia de lançamento Aline vende 40 mil cópias e recebe disco de ouro e depois de diamante pelas 300 mil cópias. Este álbum fica meses entre os CDs mais vendidos de 2011. O disco é um megasucesso e para fechar com chave de ouro ele ganha o Grammy Latino, além de quatro indicações ao Troféu Promessas ( maior premiação da música evangélica brasileira) do mesmo ano. O single de trabalho “Ressucita-me” teve 17 milhões de de views no youtube e o videoclipe mais de 5 milhões de acessos. Jamba, Davi Fernandes e Anderson Freire foram alguns dos compositores do disco que teve as músicas “Geração Bem Aventurada”, “Vitória no Deserto”, “Não me calarei” e “Adoração sem limites”.

Ainda neste ano, Aline tem o seu segundo filho, agora uma menina, a Maria Catherine, e envolvida neste tema, ela grava “Aline Barros & Cia volume 3” . Este também sai em DVD e a música de trabalho “Dança do Canguru” é um sucesso no canal da gravadora MK Music. As crianças também podem curtir “Brincando de Adoleta”, “Mulher Samaritana”, “Eu li na Bíblia”, “Trenzinho Chic Pom”, entre outras. O álbum também vence o Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa". Ela vence novamente o Troféu Promessas como melhor cantora.

Já são 20 anos de carreira

Em 2012, Aline comemora seus 20 anos de carreira com o “Aline Barros 20 anos” que tem a produção da AB Records e distribuição da Sony Music. Aline conta com as parceiras de renomados músicos evangélicos, como Michael W. Smith, Abraham Laboriel e Tom Brooks. O trabalho (CD e DVD) é gravado no Teatro Municipal de Paulínia e agora é totalmente produzido pelos cantores do Roupa Nova e ganha disco de ouro e platina. O single "Bem Mais que Tudo (Above All)" estreia na coluna "Gospel Brasil 50", da revista Billboard Brasil. O CD tem 16 faixas e o DVD 21 e contam com grandes sucessos da cantora.

Em 2013, sai do forno “Graça” com as canções compostas por músicos da indústria gospel e que já fizeram parceria com a cantora, como Anderson Freire e Fernandinho, além de Pastor Lucas & Josué Godoi, Gislaine & Mylena e algumas canções internacionais. Em três dias, Aline vende mais de 40 mil cópias. O CD conquista disco de platina duplo e o single “Casa do Pai” fica em primeiro lugar das músicas mais tocadas, segundo pesquisa da Crowley (empresa especializada no monitoramento de programação de rádios). Aline ganha mais um Grammy e agora (em 2015) dedica-se a gravação do DVD que se chamará “Extraordinária Graça”.

Também em 2014, ela lança mais um álbum infantil [b]“Tim-tim por Tim-tim”[/i] com 12 canções. A música principal do CD é "Casinha de Jesus" e o projeto em DVD já foi gravado e vai ser lançado ainda em 2015.

Planos futuros

Aline também está se preparando para gravar outro cd em espanhol e um em inglês.

Além disso, ela renovou a segunda temporada do Programa Aline Barros em Família que estreia nas rádios do segmento. Cada programa tem um tema e relata alguns testemunhos, além de falar de fé e de alguns trechos bíblicos.

Ela também fechou parceria com o jornal carioca Extra e entrou para o quadro de colunistas. A cantora terá um espaço para falar sobre família, fé e a Palavra de Deus. Ela também pode dar testemunho como fez quando falou sobre um dos tempos mais difíceis da sua vida, que foi o problema nas cordas vocais.

Família unida

Aline é casada com o empresário, atleta de cristo e pastor Gilmar Santos, e tem dois filhos, o Nicolas e Maria Catherine. Seu pai Ronaldo Barros, também é pastor e músico de sua banda, além de empresário. É ele que comanda a AB Records, gravadora que investe em novos talentos da música gospel. Sua mãe, a pastora Sandra Barros e seu irmão, Rafael Barros, além de fotógrafo profissional, também fazem parte da AB Records.

Multitalento

Além de cantar lindamente, Aline também adora escrever. Em 2001 ela publicou o seu primeiro livro “Reflexões de Paz” e em 2004, junto com o seu marido Gilmar, eles lançam o livro para casais “Muito Mais que um Sonho” . E cinco anos depois vem mais um livro para casais ”O Poder da Esposa que Ora”, que é um audiobook, escrito pela Stormie Omartian.

Além disso, Aline também tem outros tipos de investimentos. Ela já lançou perfumes, linha de óculos, cadernos, álbum de figurinhas, cosméticos, álbum do bebê tem até uma loja de roupas infantis.