Editar Biografia

Biografia Aviões Do Forró

BrasilFortaleza / / Brasil Começou há 13 anos em 4 de Agosto de 2002
Uma das maiores bandas de forró, o Aviões do Forró nasce em 2002, graças a um grupo de empresários do ramo do entretenimento. Zequinha Aristides, André Camurça, Isaías CDs, Carlos Aristides e Cláudio Melo, donos da A3 Entretenimento, escolhem os vocalistas Solange Almeida e Alexandre Avião (Xand) , os músicos e as dançarinas e logos nos primeiros trabalhos eles estouraram e vendem milhares de CD’s. Sol e Xand são os primeiros gordinhos do forró a quebrarem paradigmas e fazerem sucesso. Eles também ajudam a acabar com o preconceito que existe em torno do forró e atraem milhares de pessoas em seus shows, inclusive nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Embora Solange tenha mudado muito nos últimos anos, o sucesso continua inabalável. O grupo já soma mais de 5 milhões de fãs nas redes sociais e fazem de 15 a 20 shows por mês.

Sucesso de cara

A A3 Entretenimento deu esse nome ao grupo e o principal significado é que avião está ligado a mulher bonita, como além da cantora têm as dançarinas, a palavra ficou no plural “aviões” e como cantam forró, eles fecharam em Aviões do Forró.

O repertório também recebe uma atenção especial. As músicas precisam agradar quem curte um forró com uma batida dançante do vaneirão, que é bem conhecido no nordeste, e também aqueles que gostam do forró arrastado do pé-de-serra, muito tocado no interior do Ceará. Também não podia ficar de fora a versão romântica que Solange canta muito bem.

Antes de estourarem no “Aviões do Forró”, tanto Solange quando Alexandre já tinham passado por diversas bandas pelo nordeste. Mas o destino conspirou a favor e a A3 entretenimento convidou os dois para serem os vocalistas da banda e deu supercerto.

Em 2002 mesmo, eles já começam a se apresentar e lançam “Aviões do Forró - Volume 01 - Lamparinas Ao vivo" e foi sucesso imediato ao vender cerca de 200 mil cópias. Os hits que se destacam são “Não é Nada Disso (Bicicleta)”, “Amor que Fica”, “Fique Comigo Não Se Vá”, “Eu Voltei” e “Preciso de Carinho (Baby)”.

Em 2003 é a vez de "Volume 02 - A Diferença Está no Ar", que repete a mesma venda. Os sucessos ficam por conta de “Já Tomei Porres por Você”, “Coração”, “Amor de Motel”, “Taquí para Ele” e “Mulher quanto mais Safada” e “Eu Tô te Querendo”.

Em 2005, o Aviões lança "Volume 03 - A Diferença Está no Ar" que agora bate 500 mil cópias. A banda aprece no quadro Central da Periferia do Fantástico e é com esse álbum que eles estouram em todo o nordeste. Entre as 19 faixas estão “Estando com Ela e Pensando em ti”, “Eu Não Vou Mais Chorar”, “Titular Absoluto”, “Seu Avião” e “Blá, Blá, Blá”.

Ano especial

Em 2006, chega às lojas "Volume 04 - A Diferença Está no Ar" e as vendas seguem aumentando, batendo agora 700 mil cópias. Os sucessos são “Risca Faca”, “Pode Chorar”, “Fazer Valer”, “Mulher Doideira” e “Swing Envolvente”.

E é nesse mesmo ano que eles lançam o primeiro DVD. Gravado em Itapebussu, no Ceará, não ficam de fora as canções “Olha a Barriguinha”, “Pode Chorar”, “Fazer Valer”, “Forrozeira Linda”, “Um Homem Ausente”, “Você não Vale Nada”, entre outras.

Ainda em 2006, eles cantam no Fortal (CE) e mostram para o grande público o verdadeiro forró eletrônico, que mistura forró com ritmos de carnaval e axé.

O sucesso do grupo só aumenta e isso rende convite para participarem do Programa da Hebe, no SBT, e do Show da Virada, que vai ao ar na noite de réveillon na Rede Globo.

No entanto, neste mesmo ano, Solange, que está grávida, precisa se afastar dos palcos por indicação médica. Ela é substituída pela cantora amazonense Márcia Felipe.

Novos CD’s e uma repaginada Solange

Em 2007, é a vez de "Volume 05 - A Diferença Está no Ar" e os sucessos são “Tome, tome”, “Indecisão”, “Bateu Levou”, “Amor Covarde”, “Nós Dois” e “Cego, Surdo e Mudo”.

Nesse ano eles participaram pela 1ª vez do Festival de Verão de Salvador (BA) e, mais uma vez, o Aviões canta para milhares de pessoas.

Em 2008, por uma questão de saúde e autoestima também, Solange decide fazer uma cirurgia de redução de estômago e precisa se ausentar de alguns shows para se recuperar.

Já recuperada, o Aviões participa do DVD “Pode Entrar”, da cantora Ivete Sangalo, cantando a música “Sintonia e Desejo”, composta pela própria Ivete.

Projetos inovadores e turnê internacional

Em 2009, chega às lojas "Aviões do Forró - Volume 6" com os sucessos “Agora Chora”, “Eu Sem Você”, “Mulher Não Trai, Se Vinga”, Pra Você Tanto Faz” e “Quem Ama Cuida”.

E cada vez mais eles participam de grandes eventos de música. Neste mesmo ano é a vez deles saírem no bloco "Aviões Elétrico" do Carnaval de Salvador (BA). Com um repertório que mesclou canções inéditas com sucessos consagrados, o Aviões levou 70 mil pessoas à loucura.

É também em Salvador que eles gravam o segundo DVD e o ponto alto do show é o hit “Se não valorizar”, versão para o hit “Umbrella”. A musa do axé Ivete Sangalo também faz uma participação especial dividindo o microfone com a banda nas músicas “Chover canivete” e “Sintonia e desejo”, mas não faltam “Dá Beijinho que Passa”, “Mulher Não Trai, Mulher Se Vinga”, “Sem Fronteiras”, “Deita na BR” e “Chupa que é de Uva”. Ainda tem o Pot-Pourri: “Página Virada / Jeito De Amar (Já Tomei Porres Por Você)” e outro com participação de Dorgival Dantas em “Paixão Errada / Desta / Valeu”, além de “ We Are The World Of Carnaval”. Este álbum recebe Disco de Ouro e o de platina que é entregue no Programa Domingão do Faustão.

E é em 2009 que eles saem para a primeira turnê internacional nos Estados Unidos onde ficam por 10 dias.

Em 2010, a banda lança o CD "Aviões do Forró - Volume 7" com as músicas “Pegadinha do Inglês”, “Coração Teimoso”, “Feito Capim”, “Se Deu Mal” e “Motivos para Beber”. E é neste ano que eles lançam em Natal (RN) o projeto “Aviões Beach”, evento organizado na praia, que passa por diversas cidades litorâneas do país.

Em 2011, eles saem novamente em turnê internacional e passam pela Suíça, Holanda e Portugal. A música "Ovo De Codorna", de Luiz Gonzaga, com interpretação de Xand entra na trilha sonora da novela global Morde e Assopra. Eles também participam de uma das festas do BBB 11.

No ano seguinte, eles voltam para a Europa e ainda lançam o disco "Essencial" com os hits “Correndo Atrás de Mim”, “Só Se For Gelada”, “ Motel Disfarçado”, “Paga Pau”, “Ai Que Dó” e “Eu Estou Sem Amor”.

O grupo também emplaca a canção “Correndo Atrás de Mim” em uma as novelas de maiores sucessos dos últimos tempos Avenida Brasil. Eles ainda ganham os prêmios de melhor cantora, melhor cantor e melhor banda de forró.

Novo DVD e projetos inovadores

Ainda em 2012, em comemoração aos 10 anos da banda, eles gravam o terceiro DVD, agora novamente em Fortaleza (CE) e contam com as participações do parceiro Dorgival Dantas em “Eu Não Vou Mais Chorar”, “Eu Estou Sem Amor” e “Sem Querer (Colo de Menina)” e da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano em “Leilão” e “Tarde Demais”, além dos sucessos “Festa na Piscina”, “Vou te Pegar”, “No Toque do Celular”, “Tantinho” e “Acabou na Lama”. O DVD tem 30 faixas.

Em 2013, eles lançam dois CD’s promocionais, o “Forró no Sítio” com músicas novas e as participações especiais dos cantores das bandas Forró do Muido e Forró Pé de Ouro. O sucesso ‘Bum Bum Lê Lê’ é uma das apostas do novo repertório. Em dezembro do mesmo ano eles colocam nas lojas o “Point do Forró” com as músicas “Vou Assumir”, “Sai Pra Lá”, “Levanta o Corpo” e “Faz Tempo”.

Em 2014, o Aviões faz um megashow com as participações da cantora Tânia Mara e Dorgival Dantas, que é transmitido ao vivo pelo canal Multishow em Fortaleza, no Ceará, e a apresentação dura mais de três horas. Eles também lançam o CD promocional com 5 músicas inéditas, entre elas ‘Dói Né’ e ‘Recaída’.

Em 2015, eles gravam o DVD "Pool Party do Aviões" no Beach Park, em Fortaleza (CE). Além do público que se divertiu e cantou muito com a banda, os atores Rômulo Neto e Adriana Birolli foram os mestres de cerimônia do evento. O palco foi montado dentro de uma piscina e no repertório tem 14 músicas inéditas.