Biografia - Cidinho e Doca


O Proibidão é um estilo de funk carioca surgido durante a década de 1990 nas favelas do Rio de Janeiro.
Comercializado de forma clandestina os funks proibidões tratam da realidade das comunidades onde ocorrem o tráfico. É considerado um subgênero que fala da violência e tráfico de drogas, sendo pouco divulgado fora das favelas.
Gravados por artistas do chamado funk consciente, esse estilo destaca os feitos dos traficantes contra a polícia e defende a eliminação dos mesmos. São expoentes desse estilo Mc Galo, Mc Mascote, Mr. Catra, Cidinho e Doca e Duda do Borel, entre outros. Muitos dos artistas que gravam proibidão também gravam músicas lançadas comercialmente. Entre os que fazem isso estão Mc Colibri, Menor da Chapa e Frank.
A modelo Raica Oliveira declarou em uma entrevista:
Em dezembro fui lá na Rua Uruguaina (um camelódromo no Rio). Ninguém me reconheceu. Pedi um proibidão para o cara. Ele não tinha nenhum exposto, por que a policia não deixa. Fiquei esperando três, quatro minutos e ai ele voltou me pedindo 15 reais pelo CD. Ofereci 10 reais e ele aceitou. Ah, eu pechincho! Valorizo o dinheiro que ganho.
Nessa categoria de funk estão também composições que exaltam as façanhas de determinadas facções do crime, como: Comando Vermelho, Terceiro Comando TCP((Terceiro Comando Puro) e ADA (Amigos dos Amigos), (facção mais fraca dos listados aqui), todos do Rio de Janeiro (mais a cidade do Rio, do que outros lugares) e ainda o PCC (Primeiro Comando da Capital), da cidade de São Paulo(capital). O funk proibidão fala de orgias e infidelidade (incentivando a última). Essas músicas possuem um alto teor de palavrões e grande apelo sexual (direto). Os homens falam de como tratam mau a mulher na cama e como são bem-dotados, enquanto as mulheres falam dos maus-tratos que sofriam e de que devem ser infiéis ou promíscuas. Geralmente há a presença de uma dançarina ou cantora rebolando de forma sensual em um palco, com minissaias, mini-tops ou sem calcinha. Algumas dessas dançarinas ou cantoras também já posaram nuas.



Ver Também

Gangsta rap


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Proibid%C3%A3o

Músicas Cidinho e Doca

Cidinho e Doca