Biografia - Dulce Maria

Dulce María

Dulce María Espinosa Saviñón é uma atriz, cantora e compositora mexicana, que fez diversos trabalhos na TV e no Cinema, além de ter participado de diversos grupos musicais, sendo um dos mais importante, o grupo RBD. Após o fim deste grupo, em 2008, Dulce assinou contrato com a gravadora Universal Music, pela qual lançará seu álbum solo de estréia, Extranjera. O seu 1° single Inevitable ficou entra as 10 mais tocadas em 6 países, liderou 2 paradas mais importantes brasileira, ficou entre as 10 mais na Billboard Brasil e liderou 11 paradas em diversos países.

Início

Dulce María Espinosa Saviñón nasceu no dia 6 de dezembro de 1985, na Cidade do México, Distrito Federal.Ela tem duas irmãs, Blanca e Claudia. Quando criança, Dulce começou a fazer comerciais de televisão, e em 1993, com 8 anos, ela foi lançada através do programa de TV Plaza Sésamo, que no Brasil é conhecido como Vila Sésamo e nos Estados Unidos como Sesame Street. Mais tarde, ela participou do elenco de El Club de Gaby, e também participou de vários especiais no Discovery Kids Mexicano.Ela então começou a trabalhar em telenovelas da emissora Mexicana Televisa, mas descobriu sua verdadeira paixão, a música.

Carreira Musical

Em 1996, Dulce se juntou ao grupo musical Mexicano KIDS. Eles eram muito populares entre as crianças no México e lançaram dois singles de sucesso, La Mejor de tus Sonrisas e Prende el Switch. Em 1999, ela decidiu deixar o grupo, por motivos pessoais.Após sua saída do grupo, Dulce e seu então namorado, Daniel Habif, também ex-membro do KIDS, decidiu começar seu próprio grupo, chamado D&D. Eles gravaram cinco músicas, mas por razões desconhecidas, se separaram. No início de 2000, ela substituiu Angie em outro grupo, chamado Jeans, um grupo pop Latino composto apenas por mulheres. Ela saiu depois de dois anos para estrelar a novela Clase 406, produzida por Pedro Damián.
Dulce voltou a atuar em novelas Novelas, e acabou por ser escalado como um dos principais personagens da Rebelde. O sucesso dessa novela foi grande, sendo assim, lançado o grupo RBD. Até hoje, o grupo lançou 9 álbuns de estúdio, incluindo álbuns em Espanhol, Português e Inglês. Eles venderam vários milhões de álbuns em todo o mundo, e viajaram por todo o México, América do Sul, Sérvia, Romênia, Estados Unidos, Espanha e muitos outros países. Em 15 de Agosto de 2008, o grupo divulgou um comunicado oficial, dizendo aos fãs que tinham decidido se separar. Eles fizeram uma última turnê, que terminou no mesmo ano. Após a dissolução do RBD, Dulce anunciou que começaria a gravar a partir de 2009 como artista solo. O álbum será lançado em 2010.
Em 25 de Novembro de 2008, ela gravou um dueto com Tiziano Ferro e Anahí, chamado El Regalo Más Grande.
Em 2009, ela gravou duas novas músicas para a novela, Verano de Amor, chamadas El Verano e Déjame Ser. Dulce também colaborou com Akon para remixar a canção Beautiful. Mais tarde, eles cantaram a música juntos em um show de rádio de 2009, El Evento 40.
Ela lançou seu 1º single da carreira solo no dia 17 de Maio de 2010, chamado "Inevitable". O vídeo da música foi lançado no dia 24 de Maio, mostrando um tipo de sonho, onde o personagem principal vive um amor inevitável com Dulce María. O vídeo foi dirigido pelo diretor argentino Francisco d'Amorim Lima.
No dia 15 de julho de 2010 fez sua primeira apresentação solo, nos Premios Juventud, em Miami.

2010: Extranjera

Dulce María esteve em estúdio em dezembro de 2009 gravando algumas das músicas que farão parte de seu primeiro álbum solo, com lançamento marcado para o dia 9 de novembro de 2010. Através de seu perfil no Twitter, a cantora disse gravar quatro músicas por dia, na média - as quais, segundo ela, estão muito boas. Durante o processo de gravação, Dulce manteve contato com seus fãs através de, principalmente, seu perfil no YouTube - onde postava as demos das canções que poderiam entrar para tracklist do CD, além de vídeos de seu dia-a-dia. Foi lançado no dia 24 de maio de 2010 o primeiro vídeo do seu CD solo, vindo da canção Inevitable, o qual rendeu muito sucesso, alcançando, em menos de quatro meses, mais de 4.305.620 de exibições no Youtube. No dia 15 de julho de 2010, Dulce se lançou aos palcos, ao apresentar Inevitable na premiação Premios Juventud. Até então, a música não era muito conhecida, mas sua apresentação lhe rendeu um grande conhecimento, subindo em posições importantes no iTunes.

Trajetória na Música

1996–1998: Kids
1999–2000: D&D
2001–2002: Jeans
2003: Clase 406
2004–2008: RBD
2010: Carreira Solo

Escritora - Livro Dulce Amargo

Em 2008, Dulce publicou um livro de poemas escritos pela própria, o qual deu o nome de Dulce Amargo e conta com ilustrações de sua autoria. Um pouco mais de 7 mil pessoas foram ao lançamento da obra, no México, e mais tarde este chegou a outros países - sendo divulgado mundialmente por diversas editoras em mais de um idioma, podendo ser considerado um sucesso de vendas. Todo esse talento também se deve ao fato de sua familia ter raízes artísticas, já que a avó de Dulce é prima da famosa artista plástica mexicana Frida Kahlo. Em 2010, Dulce pretende lançar mais um livro de sua carreira como escritora.

Compositora

Como compositora, compôs a música Quiero Poder, interpretada por ela mesma com participação de Christopher Uckermann - Que mais tarde faria parte da trilha sonora de RBD: La Familia, série protagonizada pelo RBD - e Te Daría Todo, também gravada junto a banda.
Em seu último álbum com a banda, Para Olvidarte De Mí, saíram mais duas de suas composições: Lágrimas Perdidas e Más Tuya Que Mía. Sendo a primeira um solo e a segunda cantada juntamente com suas companheiras de grupo - Anahí e Maite Perroni.
Algumas de suas canções e/ou colaborações:
Quiero Poder - (2007) Letra: Dulce María / Gonzalo Velásquez Schoeder. Incluída no álbum da trilha sonora do seriado “RBD La Família”
Te Daría Todo – (2008) Letra: Dulce María / Gonzalo Velásquez Schoeder. Inclusa no álbum Empezar Desde Cero (Fan Edition)
Más Tuya Que Mía – (2009) Letra: Dulce María / Felipe Días. Incluída no último álbum do MGK, Para Olvidarte De Mí.
Lágrimas Perdidas - (2009) Letra: Dulce María / Armando Ávila. Incluída no último álbum do RBD, Para Olvidarte De Mí.
Dejame Ser – (2009) Letra: Dulce María. Tema de abertuda da 2º temporada de Verano de Amor
Inevitable – (2010) Letra: Dulce María. Primeiro single de seu primeiro álbum solo - “Extranjera”.
Donde Sale el Sol - (2010) Letra: Dulce María. Incluída no álbum "Mío", de Paulina Goto.

Trabalhos Paralelos

[editar]Campanhas Publicitárias
Dulce fez diversos comerciais, tanto sozinha quanto com o RBD, entre eles estão os anúncios para Always, Danoninho, Giraffas, Kinder Bueno, Leche Nido (Leite Ninho) e Vick Vaporub. Na sua adolescência, fez propagandas contra o uso de drogas e contra maus tratos infantis. Junto ao RBD, o principal anunciante era a Pepsi. Atualmente, mantém extensos e importantes contratos com a Cklass, empresa que vende roupas e calçados, e com a Garnier, muito conhecidas no México.

Prêmios

Premios Juventud 2005 - Romances Tórridos, junto com Alfonso Herrera.
Premios Juventud 2006 - Quero Me Vestir Como Ela.
Prêmio TV y Novelas 2006 - Melhor Atriz Juvenil.
Premios Juventud 2007 - ¡Qué Rico Se Mueve!
Prêmio People En Español 2009 - Melhor Atriz Juvenil.
Las 6 más bellas México 2010 - La Mas Bella De Mexico
Revista Quien Mexico 2010 - La Ninã Mas Guapa De Mexico
Prêmio People En Espanõl 2010 -Mejor Cantante
Prêmio People En Espanõl 2010 - Mejor Cancion-Inevitable

Músicas Dulce Maria

Dulce Maria