Biografia - Grupo Raça (SAMBA)

O Grupo Raça foi criado em 1985 pelos músicos Marley e Marquinhos Raça (banjo). A banda começou a carreira tocando no Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Chuchu do Engenho de Dentro. Tocando ao lado de nomes como Zeca Pagodinho, Leci Brandão e Ivone Lara, logo assinaram contrato com a BMG, com a ajuda da cantora Alcione, e gravaram seu primeiro disco homônimo em 1987.

O primeiro sucesso do grupo foi "Dona da Minha Sina", do terceiro álbum, intitulado Da África à Sapucaí. A projeção nacional seria alcançada pelo álbum seguinte, Feito Pra Você, de 1992, através do hit "O Teu Chamego". O sucesso estendeu-se a alguns países da América Latina e em algumas rádios latinas nos Estados Unidos. Em 1993, o quinto álbum, Jeito de Felicidade, teve as canções "Quem Ama" e "Tô Legal" como maiores sucessos.

No ano de 1994, o Grupo Raça chegou a ser o maior vendedor de discos da BMG. Ao longo da carreira, o grupo conquistou vários prêmios, como o Troféu Imprensa de Melhor Conjunto Musical (1993), Prêmio Sharp de Melhor Disco de Samba e Troféu Antena de Ouro de Melhor Grupo e Melhor Disco.

Em 10 de dezembro de 1992, falece de causas naturais um dos fundadores do grupo, Marquinhos Raça também conhecido como Marquinhos do Banjo. O Mesmo havia deixado o grupo alguns anos antes por motivos pessoais.

No dia 25 de setembro de 2009, falece um dos integrantes do grupo, Mongol, após cair na estação de trem de Quintino, no subúrbio do Rio de Janeiro.

Músicas Grupo Raça (SAMBA)

Grupo Raça (SAMBA)