Editar Biografia

BIOGRAFIA JORGE E MATEUS

Brasil
Itumbiara
Brasil
Começou há 10 anos
em 2005
Da cidade de Itumbiara, interior de Goiás, Jorge & Mateus ganharam o mundo, tornando-se uma das principais duplas do chamado sertanejo universitário. Com o objetivo de inovar e ter um estilo próprio, o tradicional sofrimento das músicas caipiras foi substituído por um ritmo mais pop, que mistura o violão e a sanfona, instrumentos tradicionalmente sertanejos, com guitarra, piano e elementos da música eletrônica. E não é só isso, a dupla também curte incluir em seu repertório ritmos como axé, forró e pop rock, diferenciando-os demais cantores do gênero.

Com músicas animadas, Jorge & Mateus cativam o público e alguns de seus sucessos, como Amo Noite E Dia, “Pode Chorar”, “Voa Beija Flor”, “De Tanto Te Querer” e “Querendo Te Amar” estão sempre entre as músicas mais tocadas, acessadas e baixadas na internet, o que os coloca no hall dos artistas bem-sucedidos. Só pra ter noção do sucesso da dupla, junto com Roberto Carlos e Ivete Sangalo, eles possuem um dos cachês mais altos da música brasileira. Eles tão são sócios da principal rede de casas noturnas sertanejas do pais, a Villa Mix.

Tudo começou em 2005 e Jorge e Mateus não são irmãos e nem eram amigos. Jorge estudava direito e Mateus, agronomia, e os dois se apresentavam sozinhos em festas e festivais de músicas. No entanto, um amigo em comum juntou a dupla e eles cantaram juntos em um churrasco. Os meninos se deram tão bem que nunca mais se largaram. Formou-se assim a dupla Jorge & Mateus e os novos amigos passaram a cantar juntos. A primeira apresentação foi em 26 de maio de 2005, numa boate da cidade onde moravam.

O resultado do encontro foi tão bacana que eles resolveram gravar um CD independente, na garagem da casa de Mateus. Eles contam que foram influenciados por por João Bosco & Vinicius, uma das pioneiras do sertanejo universitário, mas também se inspiram em João Paulo & Daniel e Chrystian & Ralf. Diante disso, neste primeiro trabalho havia músicas de própria autoria e também adaptações de clássicos da música sertaneja. O CD agradou e a agenda de apresentações aumentou. Isso fez com que a gravadora Universal Music conhecesse o trabalho da dupla e, em 2007, eles gravaram o CD e DVD Ao Vivo Em Goiânia, que foi produzido por Pinócchio e teve direção de áudio de Ivan Miazato. Desse trabalho, a música “Pode Chorar” estourou no Brasil e eles ganharam disco de ouro pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD). Outras canções presentes no CD são “Te Cuida Coração”, “Tá Faltando Amor”, “Traz ela de volta pra mim”, “Me leva”, “De Tanto Te Querer”, entre outras. Jorge & Mateus estavam experimentando o gostinho do sucesso.

Com o vento soprando a favor, em 2008 a música De Tanto Te Querer foi selecionada para ser trilha sonora da novela global “A Favorita” e passou a tocar em praticamente todas as rádios do Brasil. Agora a dupla estava de fato ganhando o Brasil.

Neste mesmo ano, os meninos de Itumbiara decidiram inovar e lançaram um projeto chamado “Jorge & Mateus Elétrico”, onde misturaram axé e música pop ao sertanejo. Assim nasceu a micareta sertaneja, que invadiu o carnaval de Salvador. Aliás, eles foram a primeira dupla sertaneja a participar do maior evento popular não religioso do Brasil e hoje são indispensáveis.

Pela Universal, ainda com Pinócchio na produção e agora com direção de vídeo de Anselmo Trancoso, em 2009 eles lançaram o segundo CD e DVD Duplo, “O Mundo É Tão Pequeno” também ao vivo, que vendeu 50 mil cópias e garantiu o disco de platina para a dupla. Nesse trabalho tinha um mix de músicas inéditas, grandes sucessos da dupla, além de axé e pagode, entre elas “Voa Beija Flor”, “Vou Fazer Pirraça” e “Mistérios”. Deste mesmo trabalho, a música "Amor Covarde" fez parte da trilha sonora da novela Fina Estampa, da Rede Globo.

Nesse mesmo ano, Jorge & Mateus começaram a ganhar o mundo. Eles aterrisaram na Terra do Tio Sam e fizeram um show nos Estados Unidos. Também participaram de um cruzeiro temático de música sertaneja que teve lotação esgotada. Em Goiânia, tiveram um público de 40 mil pessoas com direito a transmissão ao vivo pelo twitter e gravação do Multishow.

Com uma carreira consolidada, em 2010, a dupla desembarcou na Europa e se apresentou em Londres, Amsterdam, Bruxelas e Lisboa, onde foram super bem-recebidos pelo público. Eles também voltaram para duas minitemporadas nos Estados Unidos. No mesmo ano, lançaram o CD e DVD “Ao Vivo e Sem Cortes” e o CD “Aí Já Era”.

O “Ao Vivo e Sem Cortes” é uma gravação de um show completo feito em Goiânia sem que eles e nem público soubessem. São 30 canções, sendo cinco de autoria da dupla, entre elas “Goiânia Me Espera” e “Querendo Te Amar” e outras de grande sucesso e também de outros segmentos, como “Ilariê” (Xuxa), “Praieiro” (Jammil e Uma Noites), “Beijar na Boca” (Cláudia Leitte), entre outros. Esse trabalho também rendeu disco de ouro pela ABPD para a dupla.

Já o CD “Aí Já Era” foi produzido por Jorge & Mateus e Dudu Borges, e também tem grandes sucessos como “Amo Noite E Dia”, “Mil Anos”, “Tempo Ao Tempo”, “Aí Já Era” e “Chove, Chove”, e mais uma vez a dupla foi premiada com um disco de ouro. Este CD marcou a carreira da dupla, pois o sucesso “Amo Noite E Dia” foi a música mais executada por 12 semanas.

O fato é que os arranjos com uma pegada mais pop e o constante uso da guitarra de Mateus, nas faixas do disco, conquistaram o gosto dos brasileiros e os fizeram estourar nas rádios. O repertório mais abrangente com músicas animadas colocou os goianos entre as três mais importantes duplas do Brasil.

Em 2012, agora com o selo da Som Livre, eles estrearam na belíssima praia Jurerê Internacional, em Santa Catarina, e gravaram um novo DVD, “A Hora é Agora – Ao Vivo em Jurerê”. No repertório o destaque fica com “Flor”, “Eu Quero Só Você”, “Duas Metades” e “Enquanto Houver Razões”. O Kit CD + DVD contém mais conteúdo que os títulos separados (o CD do Kit vem com 4 faixas bônus e o DVD do Kit com mais 2 faixas nos Extras, além do making of).

Neste mesmo ano, a dupla ainda lançou o álbum Essencial, que teve produção musical de Dudu Borges. Neste trabalho, há duas faixas inéditas, "Pra Quê Entender?" e "Duas Metades", que foi composta por Jorge e tem uma pegada mais romântica. Eles também incluíram uma nova versão da música "Amor Covarde", aquela que fez parte da trilha sonora da novela Fina Estampa. E adivinhem? Disco de ouro para a dupla!

E mais uma vez eles voltaram para Londres, agora para gravar o CD e DVD “Live In London – At The Royal Albert Hall”, no magnífico teatro Royal Albert Hall, onde já passaram estrelas da música internacional como Adele e a banda Led Zeppelin e pela primeira vez recebeu artistas brasileiros. Quem dirigiu a gravação foi o Hamish Hamilton, que já trabalhou com outros cantores da música internacional e a produção foi de Dudu Borges. Nesse show eles cantaram suas músicas de sucesso e também fizeram uma nova verão da música Amor Pra Recomeçar, do cantor Frejat.

E agora, em 2015, eles lançaram o novo álbum Os Anjos Cantam com músicas inéditas, entre elas "Calma", "Logo Eu", "Nocaute", "31.12" e "Os Anjos Cantam", que já está fazendo muito sucesso. Este trabalho foi totalmente feito em estúdio e novamente produzido por Dudu Borges.

Os meninos contam com alguns parceiros no palco: Anderson (bateria), Luiz Henrique Silva (guitarra e violão), Alfredo Liduário (guitarra), Ekton Silva (percussão), Leomar da Silva (baixo), Marciano Santos (teclado), Reniones Dias (sanfona) e Anaclea Meloe Neuliene Marques (vocais).