Biografia - Xexeu

Uma história de glórias e paixão pela música de um dos mais importantes cantores da Bahia.

Alfredo De Souza Cerqueira Filho entrou precocemente para o mundo da música. Seu sonho era ser jogador de futebol, mas ele resolveu trilhar por caminhos diferentes e foi assim nasceu uma das maiores vozes do Axé Music, estilo musical que projetou seu nome da Bahia para o mundo. Estamos falando do “Beija Flor” Xexéu.
Afinal, quem não cantou o refrão “eu fui embora meu amor chorou”? A música que lhe rendeu um segundo apelido é uma composição de sua autoria em parceria com Zé Raimundo e com o maestro irreverente Carlinhos Brown , que ajudou a revelar o garotinho afinado, que viria a se tornar a menina dos olhos do Brasil nos anos 90.
À frente da banda Timbalada, Xexéu emplacou sucessos como “Namoro a dois”, “Se você se for”, “Toneladas de desejo”, entre outros. Seu canto ecoou por cada lugar do mundo. Em suas turnês pelo exterior, encantou multidões no Japão, Estados Unidos, França, México, Chile e Argentina. Em 1997, ele decidiu seguir carreira solo e gravou seu primeiro CD “O Voo do Beija Flor” pela BMG, contando com todo apoio da própria Timbalada. Logo na sua estreia sem a banda em que cantou por tantos anos, Xexéu emplacou o seu primeiro sucesso “Grande Amor Volte Para Mim”.
Primeiro artista baiano a ser convidado, junto com Netinho, a cantar com o grupo Tropicália, que reunia artistas de altíssimo gabarito, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, em cima do trio Expresso 2222 no carnaval de Salvador, Xexéu, que foi cantor revelação em 1994 e 1995, tem experiência de sobra. Passou também pela Banda Baianada em 1999, onde se destacou com sucesso “Amoremio”, um dueto com Milena Monteiro que chegou a ser tema de novela.
Recentemente integrou da Banda Tribahia, que puxou o tradicional Bloco Internacionais, em 2007. Em seus 25 anos de carreira, foi o responsável por grandes sucessos, gravando oito CDs ao todo.
Além de cantor, Xexéu é um renomado compositor, com músicas de sua autoria gravadas por artistas como Marina Lima, Emílio Santiago, Olodum, Katinguelê e Timbalada.
Hoje mais maduro, depois de um tempo longe dos holofotes, Xexéu está de volta ao “show bizz”.
Empresariado por Adelange e por Rômulo Lustosa e Leonardo Lustosa da Pernalonga Entretenimento, ele acaba de gravar seu mais recente álbum “A gente vai se ver”, no qual reúne seus grandes sucessos do passado e regravações de musicas atuais. Sem falar das três canções inéditas
Xexéu escolheu reiniciar sua carreira ás margens do Rio São Francisco, adotando as cidades de Juazeiro e Petrolina como berço do início de uma nova história.
Ele tem feito bastante sucesso na região, participando de eventos de alto nível, nos quais tem a oportunidade de cantar para milhares de pessoas. Além de contar com participações especiais em suas apresentações, como Ninha (ex-Timbalada), Patrícia (ex-Timbalada), Reinaldo (ex-Terra Samba), Dado Dolabella, Márcia Short (ex-Banda Mel) e a ilustre de presença de Ellen Ganzaroli. Sem falar das participações com Saulo Fernandes, da Banda Eva.
No Carnaval de Juazeiro, Xexéu foi homenageado por Xanddy, do Harmonia do Samba, pelo pai do axé Luiz Caldas e por Ivete Sangalo, que quando passou na avenida em seu trio-elétrico lhe mandou um grande beijo, evidenciando o carinho e o respeito que cantor Xexéu recebe de grandes artistas
Não percam a oportunidade de ver e ouvir uma das vozes mais marcantes da Bahia.
“Porque a palavra do Senhor diz que o cair é do homem, mas o levantar é de Deus.”

Músicas Xexeu

Músicas Xexeu