Editar Biografia

Biografia Anouk

Anouk é uma cantora e compositora neerlandesa, nascida em Haia, começou a se interessar pela música porque sua mãe era uma cantora de blues. Começou sua carreira cantando em casamentos e festas com a banda Shotgun Wedding. Através de seu ex-marido Edwin Jansen, conheceu Barry Hay do Golden Earring, que reconheceu que Anouk tinha talento e ofereceu-se para escrever algumas canções para ela. Da colaboração com Barry Hay surge "Mood Indigo" (co-escrita por George Kooymans (também do Golden Earring)).

Após conhecer Bart van Veen, seu co-escritor, o par escreveu algumas canções. Em 5 de setembro de 1997, ela lançou seu segundo single, "Nobody's Wife", que permaneceu no topo das paradas de sucesso holandesas por algumas semanas. O álbum Together Alone obteve também grande successo.

Em 1998, Anouk ganhou dois prémios do canal musical holandês TMF Nederland (The Music Factory) em adição de um prêmio Edison.2 Durante o verão, ela tocou em vários festivais.

Seu segundo álbum, Urban Solitude, foi lançado em Novembro de 1999, e incluiu o single "R U Kiddin' Me". Esta canção alcançou o Top 100 holandês.

Logo em seguida, Anouk foi para os Estados Unidos da América em busca de um contrato de gravação. Negociações com seu selo norte-americano Sony Music terminaram mal, resultando no seu retorno aos Países Baixos sem contrato. Ela lançou uma nova canção, "Don't", e iniciou uma turnê pelos Países Baixos em fevereiro de 2001.

Em março de 2001, foi lançado Lost Tracks, álbum contendo versões acústicas, lado-B de antigas canções e duetos com Sarah Bettens (vocalista do K's Choice) e com The Anonymous Mis. Neste mesmo ano, ela recebeu o prêmio Popprijs.

Em novembro de 2002, é lançado Graduated Fool, seu álbum mais pesado até então. No ano seguinte, Anouk recebe a Golden Harp (Arpa de Ouro).

De seu próximo álbum, Hotel New York de 2004, foram lançados como singles as faixas "Girl", "Lost", "Jerusalem" e "One Word".

Em novembro de 2012 Anouk foi selecionada para representar a Holanda no Festival Eurovisão da Canção 2013. Com a canção "Birds" a cantora alcançou a fase final do festival.
    Foto do Álbum