• Guitarra

  • Nascimento: 18 de Novembro de 1953, (35 anos)Islington, London, Inglaterra
  • País: InglaterraInglaterra
  • Participa(ou): Level 42, Go West,
  • Instrumento(s): Guitarra
  • Nome completo: Alan Murphy
  • Faleceu: há 31 anos, 19 de Outubro de 1989, London, London, Inglaterra
O primeiro grupo musical de Murphy foi chamado de Blackmass e consistia em Murphy, Roy Phillips, James Hedges, Terry Eden, Steve Paget e Vincent Duffy. Blackmass foi nomeado em homenagem ao guitarrista do Deep Purple Ritchie Blackmore, uma das primeiras influências de Murphy, e existiu por cerca de dois anos até que alguns dos equipamentos da banda foram roubados e o grupo se desfez.

SFX era uma banda de fusão de jazz-rock instrumental com Murphy e outros luminares do mundo das sessões, Felix Krish no baixo, Tony Beard na bateria e Richard Cottle nos teclados. SFX originou-se da banda cover "The Stapleton Allstars", transformando-se em SFX após criar um conjunto de músicas de fusão instrumentais originais. Eles jogaram a residência ocasional interrompida no pub Cricketers, perto do campo de críquete Oval. A banda gravou um álbum que foi lançado posteriormente após a morte de Murphy.

Murphy tocou com a Fusion Orchestra durante a maior parte de 1975. Em 1982, ele assumiu as funções de guitarra no palco para o vocalista do New Wave em Londres, Zaine Griff (originalmente da Nova Zelândia), tocando música que foi em muitos aspectos um precursor estilístico do som de Go West que ele ajudaria a forjar vários anos depois. Em 1984, Murphy trabalhou no álbum Cold in a Warm Climate com a banda Paparazzi, tornando-se um membro em preparação para uma grande turnê europeia. Quando Paparazzi se dissolveu inesperadamente devido a desentendimentos internos e problemas administrativos, Murphy foi recrutado para tocar no álbum de estreia do Go West em 1985, logo depois se tornando um membro oficial e um componente chave em seu som.

Murphy foi convocado para apoiar Kate Bush no Tour of Life, que se estendeu pela Europa e pelo Reino Unido em 1979. Tanto um vídeo ao vivo quanto um EP foram lançados com material retirado dessa turnê. Ele também contribuiu com seus álbuns Never for Ever, The Dreaming, Hounds of Love, The Sensual World e o single "Rocket Man".

Em 1988, Murphy foi convidado a substituir o guitarrista do Level 42 Boon Gould, e gravou com a banda em seu álbum Staring at the Sun. Um álbum ao vivo foi gravado durante este período, Live at Wembley. Este foi um dos últimos grandes projetos em que Murphy trabalhou antes de sua morte.

Murphy era um homem de sessão que trabalhou com muitos artistas, incluindo Rod Stewart na Atlantic Crossing Tour em 1976, David Bowie, Ace em seu hit número 1 ? How Long ?, Nick Heyward, Long John Baldry, Joan Armatrading, Mike + the Mecânica, Amii Stewart, Andrew Caine, Eikichi Yazawa, Scritti Politti, So, Iain Williams e Miquel Brown. Alan também compartilhou uma parceria de escrita extensa e frutífera com seu primo distante Michael Finbarr Murphy, que escreveu e tocou guitarra para Heatwave, Central Line e Diana Ross, entre outros.

Durante 1989, Murphy tocou na British Music Fair, mas era evidente por sua aparência que ele não estava bem. Com o nível 42, ele apresentou "Heaven In My Hands" e "Lessons in Love" no The Prince's Trust Rock Gala, um evento beneficente realizado no NEC em Birmingham em 19 de julho de 1989. Em 19 de outubro de 1989, enfraquecido pelo vírus da AIDS, Murphy morreu de pneumonia no Westminster City Hospital, perto de sua antiga escola. Ele manteve os fatos de sua doença em segredo até mesmo de seus colegas e membros da banda; de acordo com o baixista do Level 42, Mark King, a banda sabia que Murphy era homossexual e sua morte foi uma 'perda terrível'.

No videoclipe da versão de Kate Bush para "Rocket Man", lançado como parte do álbum tributo de 1991 Two Rooms: Celebrating the Songs of Elton John & Bernie Taupin, ela se apresenta com sua banda, mas há uma cadeira vazia, uma guitarra e uma vela onde Murphy estaria, e imagens desbotadas dele tocando nos refrões finais. 'Esta é uma das últimas faixas que ele fez conosco', disse Bush à BBC Radio 1, 'e é particularmente bom para mim sentir que isso não apenas o mantém vivo, mas sei que ele ficaria muito feliz em saber que [ o single] estava indo muito bem. E é bom para todos nós que amamos Al saber que ele pode fazer parte disso agora.

A canção "Moments of Pleasure" de Bush referia-se a Murphy e a várias outras pessoas queridas que ela havia morrido.

O nível 42 referenciou Murphy no lado B do single "Love in a Peaceful World" de 1994, na canção "Heart on the Line"; - Então toque uma campainha para o irmão Al, ele nunca fez nada errado. A única coisa que ele fez foi colocar seu coração na linha.
Participa
Músicas

Compostas por Alan Murphy:

Add todas
    Comentários
    • Comentar
        Foto do Álbum