• Vocal

  • Nascimento: 1 de Fevereiro de 1983, (38 anos)Columbia, Missouri, Estados Unidos
  • País: Estados UnidosEstados Unidos
  • Participa(ou): MGMT,
  • Instrumento(s): Vocal
  • Nome completo: Andrew VanWyngarden
  • Fundou o(s) grupo(s): MGMT em 12/2002
  • Site Oficial: http://whoismgmt.com/
Andrew Wells VanWyngarden (nascido em 1 de fevereiro de 1983) é um músico americano . Ele é o vocalista, guitarrista e compositor da banda MGMT , elogiado por (segundo a Interview Magazine ) "uma habilidade incomum para produzir música pop que soa como se fosse filtrada por um caleidoscópio". Uma das músicas dele (e do cofundador do MGMT, Benjamin Goldwasser ) " Kids " (do álbum Oracular Spectacular ) recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocais , enquanto a dupla foi nomeada. na categoria Melhor Novo Artista .

Biografia
Andrew VanWyngarden, nasceu em Columbia, Missouri , e cresceu em Memphis, Tennessee , onde frequentou a Lausanne Collegiate School e a White Station High School . Seu pai, Bruce VanWyngarden, é o editor do jornal alternativo Memphis Flyer . Andrew se lembra com carinho de seus anos de infância em Memphis, especialmente pescando e acampando com seu pai. "Eu sempre gostei muito da natureza e do oceano. Meus amigos e eu saíamos com redes e fazíamos pequenos aquários com as criaturas que encontrávamos", disse ele. Ele estava ativo em programas ao ar livre da YMCA, e a família frequentemente praticava canoagem, acampamento e pesca.

Uma de suas primeiras experiências com música foi ouvir seu pai tocar a música do The Who " Pinball Wizard " em sua guitarra com um amplificador Fender Twin Reverb . Na sétima série, ele recebeu uma guitarra Les Paul e imediatamente começou a tocar. Nesse mesmo ano, ele ganhou um concurso em Lausanne, tocando " Under the Bridge " pelo Red Hot Chili Peppers . Ele foi influenciado pela música que ouviu com suas irmãs, Nirvana e Ween em particular, e muitas vezes passou pela coleção de discos de seus pais no sótão, onde encontrou Neil Young , Bob Dylan , Os Rolling Stones."Daí em diante, tudo que ele sempre quis para o Natal foi instrumentos musicais; temporadas futuras viram uma bateria, um banjo e um bandolim."

Enquanto cursava o ensino médio, ele formou uma banda com Dan Treharne chamada Glitter Penis, onde estavam os dois tocando no computador "apenas fazendo músicas", diz VanWyngarden. Eles criaram e gravaram músicas de paródia, mas não tocaram ao vivo. Mais tarde, VanWyngarden estava em uma banda chamada Accidental Mersh com o futuro guitarrista do MGMT, Hank Sullivant, que mais tarde o apresentaria a James Richardson, futuro guitarrista do MGMT. A banda alcançou sucesso local e fama dentro e ao redor da área de Memphis, e lançou dois álbuns: O auto-intitulado Acidental Mersh and Mirror Israeli . O primeiro álbum alcançou o segundo lugar na parada "Unsigned Bands" do Napster. A banda entrou em hiato quando a maioria de seus membros foi para a faculdade.Ben Goldwasser tocou o teclado para o Mersh durante o verão de 2002. A banda fez um show semanal no Newby's, mas os shows foram escassamente assistidos e a banda se dissolveu. Na faculdade, ele escreveu e tocou uma música chamada "Super Volcano" para uma aula.

VanWyngarden participou e se formou em música pela Wesleyan University , onde conheceu o colega Ben Goldwasser em seu primeiro ano. Ele disse que planejava estudar as ciências naturais da astronomia, mas conhecer Goldwasser mudou todo o seu curso de vida. Ele também mencionou estudar entomologia enquanto estava na faculdade. Foi Andrew quem iniciou a formação do grupo: " não gostou muito. Lembro-me dele dizendo que queria fazer algum tipo de trabalho social, algo nobre por uma boa causa. Eu estava tipo: 'C' Onde está a sua ambição egoísta? '" Andrew (de acordo com Q ) lembrou-se de seus anos de universidade como algo" quase doentiamente idílico: muito fazer cogumelos na floresta, não um enxerto duro na biblioteca ". Ele disse em entrevistas que " Kids " foi uma das primeiras músicas que eles produziram juntos, a música está incluída no EP We (Don't) Care da banda (lançado sob o nome The Management).

VanWyngarden estava no NME ' s Lista fresco em 2008 no número 3, logo abaixo Jay-Z e Alice Glass.

Andrew apareceu com o título do álbum de 2010 do MGMT, Congratulations, enquanto fazia o Oracular Spectacular. Ele escreve um monte de letras para o MGMT, ele descreveu o processo: "Eu me sentaria por algumas horas e tentaria fazê-las. Geralmente, as idéias para as letras estão na minha cabeça por um tempo, e isso é como eu vou sobre eles de novo e de novo ". Sua música favorita do álbum é " Siberian Breaks ". Em uma entrevista de 2010, falando da fama e seus efeitos sobre ele, Andrew admitiu que, em certa medida, ele se transformou em um tipo de personagem que ele estava tirando sarro no álbum de estréia. "Eu não percebi até agora, mas é meio engraçado, porque a primeira música do nosso primeiro álbum foi 'Time to Pretend', que era sobre o cenário do rock star imaginado. Então, 'It's Working' é como, "Sim, nós fomos lá e fizemos muitas drogas, e não é tão bom assim". Após o lançamento de Parabéns , ele citou suas influências literárias como sendo Folhas de Relva de Walt Whitman , The Tempestade de Gelo ,John Ashbery . Seu passatempo favorito é surfar e diz que no futuro ele gostaria de produzir.

Projetos paralelos
Andrew VanWyngarden está em um projeto com Kevin Barnes de Of Montreal chamado Blikk Fang. Em outubro de 2014, foi anunciado que duas músicas seria lançado por Blikk fang em polivinil Registros ' 4 Track Singles Series para 2015. Ele apareceu em O coração é um Drum Machine , um documentário sobre a natureza da Música contemporânea.

Em 2014, ele lançou uma faixa solo intitulada "I Just Knew" para o filme de surf Spirit of Akasha . Ele também lançou um cover de "I'm Alive", uma música originalmente de Peter Howe.

fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Andrew_VanWyngarden
Comentários
  • Comentar
      Foto do Álbum