• Guitarra, Teclado

  • Nascimento: 26 de Janeiro de 1955, (65 anos)Nijmegen, Gelderland, Países Baixos (Holanda)
  • País: Países Baixos (Holanda)Países Baixos (Holanda)
  • Participa(ou): Van Halen,
  • Instrumento(s): Guitarra, Teclado
  • Nome completo: Edward Lodewijk Van Halen
  • Faleceu: há 1 ano, 6 de Outubro de 2020, Santa Mônica, Califórnia, Estados Unidos
  • Site Oficial: http://www.evhgear.com/en-BR/
  • Facebook: https://www.facebook.com/eddievanhalen/
Nascido em Amsterdã , Holanda, Edward Lodewijk Van Halen é filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen (née van Beers). Jan Van Halen era um clarinetista, saxofonista e pianista holandês, e Eugenia Van Halen era indonésia (eurasiana) de Rangkasbitung, na ilha de Java, na Indonésia. O nome do meio de Eddie Van Halen, "Lodewijk", é o equivalente holandês de "Ludwig"; ele foi nomeado em homenagem ao compositor Ludwig Van Beethoven. (Van Halen depois continuou a tradição de nomear filhos com nomes de compositores quando nomeou seu filho, Wolfgang Van Halen , em homenagem ao compositor Wolfgang Amadeus Mozart.

Em fevereiro de 1962, a família Van Halen mudou-se dos Países Baixos para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Pasadena, Califórnia . Tanto Eddie quanto seu irmão mais velho, Alex Van Halen, são cidadãos norte-americanos naturalizados. Os irmãos aprenderam a tocar piano quando crianças a partir dos seis anos de idade. Eles se mudaram de Pasadena para San Pedro para estudar com um professor idoso, Stasys (Stanley) Kalvaitis , que lhes ensinou piano clássico. Embora eles odiassem, eles continuaram para evitar o castigo imposto pela mãe caso eles se recusassem a ir.

No início da carreira, Eddie tocava bateria e teclado e Alex tocava guitarra e estudava teclado. Com o tempo Alex ficou melhor que Eddie na bateria, e Eddie passou a treinar guitarra, o superando.

Eddie é um dos guitarristas mais aclamados da história, recebendo diversas honrarias e menções pelas mais variadas revistas especializadas no assunto. Em 2012, foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista Guitar World, que contou com quase 500 mil votos. Ele também ocupa a 8ª colocação na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone e a 7º posição na lista da Gibson dos 50 melhores guitarristas de todos os tempos.

Entre suas parcerias com outros músicos, está o solo de guitarra da canção "Beat It", do álbum Thriller, de Michael Jackson, que gravou juntamente com o guitarrista Steve Lukather (Toto). Também costuma fazer pontas em filmes e seriados.

Morreu no dia 6 de outubro de 2020 em Santa Mônica, aos 65 anos, devido a um câncer de garganta.
Comentários
  • Comentar
      Foto do Álbum