Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, mais conhecido como Marcelo Yuka, nasceu no Rio de Janeiro, em 31 de dezembro, de 1965. Ele é um músico muito engajado politicamente. Yuka é um dos fundadores de O Rappa, onde tocava guitarra. Ficou conhecido com um dos [b]maiores compositores dos anos 90[b] e escrevia as maiorias das músicas da banda sempre com um teor social e crítico.

Em 2000 foi baleado e ficou paraplégico, e após se recuperar, brigou com os integrantes do Rappa e em 2001, saiu da banda. Eles discordavam sobre o rumo que a banda estava tomando. A relação é de inimizade até hoje.

Sempre atuando socialmente, junto com o Afrorregae ele criou a FASE - Federação de Órgãos para Assistência e Educação do Rio de Janeiro. Também fundou o grupo e a ONG F.Ur.T.O - Frente Urbana de Trabalhos Organizados que luta por mais pesquisas com células-tronco para ajudar os deficientes a voltarem a andar. Também faz parte do B.O.C.A - Brigada Organizada de Cultura Ativista que é uma ONG que leva atividades culturais para os presídios.

Por toda essa vontade de viver em um mundo melhor, com menos desigualdades, ele foi convidado e aceitou ser candidato a Vice-Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro na chapa do Deputado Marcelo Freixo em 2012.

Além disso, está gravando o seu Programa de TV chamado "Eu Desafio o Mundo Sem Sair da Minha Casa" que será exibido pela Play TV e finalizando seu novo disco “Canções para depois do ódio” , em que fala sobre a sua depressão e como a venceu, com as participações de Marisa Monte, Céu, Seu Jorge, Letícia Sabatella, entre outras. Yuka também está produzindo Mestiço, um projeto de "Eletro-indígena-hardcore” com músicas que tratam das questões indígenas. Está bom? Mas ainda te mais. Yuka também está lançando a sua biografia que se chama "Não Se Preocupe Comigo", pela editora Sextante e se expressando através das artes plásticas.

Músicas

Compostas por Marcelo Yuka :

Add todas
    Comentários
    • Comentar
        Foto do Álbum