Editar Biografia

Biografia Benny Andersson

Björn Ulvaeus e Benny Andersson, é uma dupla de compositores suecos que ficaram mundialmente famosos, por serem responsáveis pela composições de inúmeros sucessos e clássicos, quando fizeram parte de uma das maiores bandas de POP de todos os tempos: ABBA. Dentre suas composições se destacam Dancing Queen, The Winner Takes it All, Fernando, Chiquitita, One Of Us, Mamma Mia, SOS, Thank Your For The Music e outras.

Se conheceram na estrada por volta de 1965 quando ainda faziam parte de bandas diferentes. Björn, no Hootenanny Singers, e Benny no Hep Stars. Ambos se conheciam por nomes, por terem quase a mesma posição em suas respectivas bandas, ao conversarem pela primeira vez a afinidade entre os dois foi imediata. Passado algum tempo começaram a conversa sobre escreverem alguma coisa juntos e foi o que fizeram. O primeiro destaque da dupla de compositores em inglês foi People Need Love, que dividiam os vocais com Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad que formaram a banda ABBA de 1972 a 1982.
O primeiro grande sucesso foi Waterloo, com a vitória no Eurovision Song Contest no dia 6 de abril de 1974. A partir de Waterloo começava uma sequência de inúmeros grandes sucessos transformando Björn e Benny num dos maiores compositores de todos os tempos.
Depois do ABBA, continuaram compondo juntos, para novas vozes, e ajudaram Tim Rice a escrever Chess, um musical.

Participou

      Foto do Álbum