Editar Biografia

Biografia Cidade Negra

Brasil / Brasil Começou há 31 anos em 1986
Cidade Negra é uma banda brasileira de reggae, com influências, de soul e pop rock. A banda era formada por Ras Bernardo (vocal), Bino Farias (baixo) e Lazão (bateria). O grupo surgiu na cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro em 1986. Suas letras falam de amor e problemas sociais.

No ano de 1994 foi um ano de transição para o grupo Cidade Negra, Toni Garrido ex-vocalista da Banda Bel (uma banda de samba, funk e soul) substituiu Ras Bernardo nos vocais. Toni Garrido de um toque nas novas composições e juntamente com a experiência de Liminha, agora na produção, o som do grupo tornou-se mais diversificado, mais pop, mas sem se perder das raízes do reggae e dos temas sociais.
Em 1996 foi lançado o quarto álbum do grupo Cidade Negra, intitulado como "O Erê" touxe o sucesso solidificado da banda. Uma vez mais produzido por Liminha, o álbum contou com as participações de Patra em "Realidade Virtual" e do grupo Inner Circle na canção "Free". "Firmamento" juntamente com a faixa-título "O Erê" foram os principais hits do álbum.
Mais tarde, em 1998, viria o quinto álbum da banda "Quanto Mais Curtido Melhor", novamente produzido por Liminha, emplacando nas paradas com mais um hit, a canção "A Estrada". O álbum contou com a participação de Lulu Santos na inédita "Sábado à Noite" e também da cantora africana Angelique Kidjo.
Lançado em 1999, o álbum duplo "Hits & Dubs" mostrou o quanto a banda é reconhecida dentro e fora do país. Enquanto o "Hits" contém uma coletânea com os maiores sucessos da banda desde seu início, o "Dubs" trata-se de versões das canções da banda remixadas por alguns dos maiores nomes do reggae e do dub.
No ano seguinte, em 2000, viria o sétimo álbum da banda, Enquanto o Mundo Gira, talvez aquele que mais tenha se afastado do reggae, aderindo ao pop. Deste álbum destacam-se as canções "A Flecha e o Vulcão", "Podes Crer" e "Voz do Excluído", esta com participação de MV Bill.

Em 2002, à convite da MTV, o grupo abraçou o projeto Acústico MTV, registrado em CD e DVD. Produzido por Liminha e Paul Ralphes, o álbum é uma coletânea de grandes sucessos da banda levemente retocadas. Além dos grandes sucessos o álbum apresentou as inéditas "Girassol", "Berlim" e a versão em português de "Johnny B. Goode" de Chuck Berry, com o arranjo igual a versão de Peter Tosh. O acústico contou com a participação de Gilberto Gil em sua própria canção "Extra".
Em abril de 2008, Toni Garrido anunciou sua saída do Cidade Negra, depois de quatorze anos na estrada, para seguir carreira com a Flecha Black e realizar trabalhos solo. Em junho do mesmo ano, o Cidade Negra anunciou o novo vocalista, Alexandre Massau (ex-vocalista das bandas mineiras Berimbrown e Preto Massa). Sua estréia foi no Festival de Inverno da cidade mineira de Santos Dumont, com calorosa recepção do público. Mas em janeiro de 2011, Toni Garrido retornou a fazer shows com a banda, retornando a banda oficialmente no fim de 2012, quando gravou o álbum "Hei, Afro!", lançado em março de 2013.

Integrantes: Cidade Negra

Inserir/Editar
    Foto do Álbum