Editar Biografia

Biografia Coldplay

Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do NorteLondon / England / Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte Começou há 20 anos em Setembro de 1996
O Coldplay estoura em 2000, mas o grupo começa a ser formado em 1996 e fica completo em 1998, quando os amigos se encontram na Universidade de Londres. O quarteto Chris Martin no vocal, Guy Berryman no baixo, Jon Buckland na guitarra e Will Champion na bateria formam a banda inglesa de rock alternativo. Já no primeiro CD eles são recordistas de venda de discos em todo o mundo e hoje já passam dos 30 milhões. Além disso, são megapremiados. O Coldplay já venceu algumas vezes o Grammy Latino, o Brit Awards ou The BRIT's (prêmio anual de música do Reino Unido) e o MTV Video Music Awards. Está bom? Mas ainda tem mais! Eles não são apenas uns gatos querendo ganhar dinheiro cantando. Os meninos seguem a linha do U2 e também se envolvem em causas humanitárias, entre elas a Make Trade Fair (campanha a favor da igualdade no comércio entre países de primeiro mundo e países subdesenvolvidos), participam de eventos para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti, doam 10% dos lucros da banda para a caridade, apoiam a Meat Free Monday, uma campanha criada por Paul MacCartney que incentiva as pessoas a não comerem carne uma vez por semana para ajudar nas mudanças climáticas, entre muitas outras ações. Não é demais? Sucesso merecido!

Em busca de um espaço

Depois da banda formada, em 1998 sai o primeiro EP, o “Safety” com apenas 500 cópias. A ideia era divulgar o trabalho da banda, portanto, a maioria foi distribuída para gravadoras e amigos e apenas 50 ficaram para vendas.

No ano seguinte, eles lançam mais dois EP's, o “Brothers And Sisters” com apenas um single e “The Blue Room”. Os dois são muito bem aceitos e a banda já está atraindo público para as suas apresentações.

Este último saiu com 5 mil exemplares e o single "Bigger Stronger", foi lançado na BBC Radio1 . As gravação desse EP é marcada pela briga de Martin e Champion e para evitar novos conflitos, eles criam algumas regras para não prejudicar o grupo, sendo algumas delas, prevalecer a democracia, dividir igualmente os lucros e não usar drogas pesadas.

O primeiro contrato

Os meninos do Coldplay então assinam com a gravadora Parlaphone e em 2000 lançam o primeiro CD, que é chamado de “Parachutes”. Eles que estavam sendo comparados a Travis e ao Radiohead, mostram que estão no mesmo nível dos caras.

Antes das músicas serem lançadas, o Coldplay já vai trabalhando com elas no site oficial, nas rádios. E foi isso o que eles fizeram com “Yellow” e “Trouble”, tanto na Europa como nos Estados Unidos. E aí a expectativa de vender 40 mil discos é ultrapassada pelas 1,6 milhão de cópias vendidas. “Yellow” é um sucesso e junto com ela está “Trouble” e “Shiver”. O grupo então fica conhecido mundialmente.

Por conta de todo esse destaque na indústria fonográfica, o Coldplay é reconhecido pelo NME Carling Awards, um dos eventos mais importantes da música na Europa, e ganha o prêmio de Revelação do ano e dois prêmios no Brit Awards na categoria melhor grupo e melhor e disco britânico.

E a música não fica apenas na Inglaterra e Europa. "Yellow" é escolhida como tema de uma campanha publicitária da rede de TV americana ABC. E já que estão sendo aceitos nos Estados Unidos, eles seguem pra lá e o álbum é um sucesso em toda a América do Norte. Eles fazem uma turnê de 10 dias com ingressos esgotados e o público com as músicas na ponta da língua. O Coldplay ganha o Grammy na categoria Melhor Álbum Alternativo em 2002.

O disco é disponibilizado em vários formatos desde seu lançamento inicial, sai em CD, fita cassete e LP. A banda chega a lançar um CD em edição limitada com “Trouble”, o terceiro single do álbum e um remix de "Yellow". Este trabalho é dado aos jornalistas e aos fãs.

O segundo álbum

Em 2002 é a vez de “A Rush of Blood to the Head” . A aposta do grupo é o hit “Clock” e ele realmente é um sucesso. Outras faixas de destaques são “In My Place”, “The Scientist” que foi inspirado na música “All Things Must Pass”, de George Harrison e “Animal”... A banda compôs mais de 20 canções para este álbum.

Coldplay é um fenômeno e a turnê do grupo passa pelos cinco continentes, inclusive pelo Brasil. O show em Sidney, na Austrália, vira o CD e DVD “Live 2003”.

O disco também é premiado e ganha novamente o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa e Gravação do Ano pela música "Clocks. Os leitores da revista Rolling Stone ainda elegem o Coldplay como melhor artista e melhor banda do ano.

Paralelo a tudo isso, a banda resolve gravar um cover da canção “2000 Miles”, do The Pretender e a disponibiliza no site oficial. O single é o mais vendido digitalmente no Reino Unido naquele ano. A renda é doada para as campanhas Future Forests (Florestas Futuras) e Stop Handgun Violence (Fim da Violência com Armas de Fogo)

Outro CD nas lojas

Em 2005 chega às lojas “X&Y” que bate mais de 8 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O primejro single "Speed of Sound" que já vinha sendo trabalho ajuda o álbum a chegar ao topo da UK Album Chart com mais de 460 mil cópias vendidas na primeira semana, nos Estados Unidos foram 737 mil no mesmo período. É só ligar o rádio que a música logo toca.

O Coldplay compõe muitas de suas músicas e, por isso, eles são muito cuidadosos com o que produzem e não é para tudo que eles liberam suas canções. Eles já recusaram contratos milionários da Gatorade, Diet Coke e The Gap, que queriam usar as músicas. Em publicidade, na grande maioria das vezes, a resposta é não.

Neste ano, eles ainda lançaram dois outros singles: “Fix You” e “Talk”.

Em 2007, a banda faz uma turnê pela América Latina e passa pelo Chile, Argentina, Brasil e México e faz algumas gravações em igrejas, inclusive na Espanha.

Um novo CD

Em 2008, o Coldplay lança “Viva la Vida or Death and All His Friends” com novos elementos em suas músicas, como orquestras e pianos honky-tonk e imprime um estilo mais acústico.

A música de maior sucesso deste trabalho é “Viva La Vida”, que fica em primeiro lugar durante a mesma semana de junho no Reino Unido e nos Estados Unidos. Ela também é tema da novela A Favorita, da Rede Globo. Outra canção de destaque é “Violet Hill”, que já tinha sido disponibilizada gratuitamente pelo site oficial e obtém 2 milhões de downloads. "Violet Hill" entra no top 10 no Reino Unido e no top 40 dos Estados Unidos. “Lost” é o terceiro single do álbum e tem uma versão com a participação do cantor e produtor, o rapper Jay-Z, que também é marido da musa Beyoncé.

Neste mesmo ano, o guitarrista Joe Satriani processa o Coldplay por violação de direitos autorais alegando que a banda copiou partes de seu instrumental da canção"If I Could Fly"para usar em "Viva la Vida".

O álbum “Viva La Vida” ganha três estatuetas do Grammy Latino, nas categorias: Melhor Performance Pop, Canção do Ano e o Melhor Disco de Rock do Ano. No ano seguinte, eles são indicados ao BRIT Awards: Melhor Grupo Britânico, Melhor Concerto Britânico, Melhor Single Britânico ("Viva la Vida") e Melhor Álbum Britânico (Viva la Vida or Death and All His Friends).

Um mimo para os fãs

Em 2009, o Coldplay lança um álbum ao vivo, o “LeftRightLeftRightLeft” que é distribuído aos seus fãs durante os shows da turnê Viva la Vida Tour. Também está disponível para download gratuito no site oficial da banda

De volta aos estúdios

Como de costume antes do lançamento do CD “Mylo Xyloto”, em 2011, a banda vai divulgando alguns singles. Eles cantam no show, mandam para as rádios, disponibilizam em seus sites. Então, antes mesmo do álbum chegar às lojas já se sabia que ele teria os hits: "Princess of China", Every Teardrop Is a Waterfall”, "Charlie Brown", "Hurts Like Heaven", "Us Against the World", "Major Minus", “Paradise” e "Mylo Xyloto", um som instrumental de apenas 42 segundos.

O grupo já tinha até confirmado presença em alguns festivais de música para lançar o CD que ainda nem estava pronto, como o Rock Werchter (Bélgica), Festival de Glastonbury (Reino Unido), T in the Park (Escócia) e Lollapalooza (tem em vários países, inclusive o Brasil).

O álbum é um sucesso comercial. No Reino Unido, vende pelo menos 122 mil cópias em apenas três dias e estreia em primeiro lugar na UK Albums Chart (lista de álbuns posicionados de acordo com as vendas no Reino Unido) com um total de 208 mil unidades vendidas em uma semana. Também bate primeiro lugar na Billboard 200, a principal parada musical dos Estados Unidos, com um total de 447 mil cópias vendidas na semana de estreia por lá.

Em 2012 eles participam da cerimônia de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2012 e comandam o show tocando algumas de suas músicas, entre elas "Princess of China” com a participação da cantora Rihanna.

Novo lançamento

Ainda em 2012, eles lançam o álbum ao vivo, o “Live 2012” com diversas apresentações da última turnê da banda, a Mylo Xyloto Tour, além de gravações de bastidores e depoimentos dos integrantes da banda.

E em 2013, eles lançam o single “Atlas” que a banda fez para a trilha sonora do filme “Jogos Vorazes: Em Chamas”.

CD novo na área

E em 2014 é a vez de “Ghost Stories” e como já faz parte do processo, eles lançam primeiro a música "Midnight" com um estilo musical diferente, parecido com Bon Iver. A canção também ganha um clipe. Depois, é a vez de “Magic” com uma batida mais eletrônica. O clipe vem em seguida. Em seguida é “A Sky Full of Stars” em parceria com o DJ sueco Avicii. Outra música de sucesso deste álbum é “True Love” que também ganha um clipe bem bacana.

O álbum enfim é lançado e mais uma vez é sucesso de venda! Ele é considerado uma das maiores vendas de 2014 e batem mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo.

Ainda em 2014 sai o CD, DVD e Blue-ray "Ghost Stories - Live 2014" com performances ao vivo das músicas presentes no álbum homônimo. Este trabalho está sendo chamado de filme-concerto.

Eles também fizeram uma apresentação especial de televisão do álbum "Ghost Stories", onde interpretaram músicas de seu novo disco em um anfiteatro para 800 fãs. O especial foi transmitido no mesmo dia do lançamento mundial do álbum. A produção também tem imagens cinematográficas feitas em projeções em 360° e no repertório entraram músicas de sucesso da banda.

E o grupo já está trabalhando uma nova canção, a "Miracles" que fará parte do filme Unbroken, dirigido por Angelina Jolie.
    Foto do Álbum