Editar Biografia

Biografia Comunidade Shalom

Moysés Azevedo, o fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom, é um consagrado celibatário da Comunidade de Vida. Há mais de 25 anos ele empreendeu a fundação da Comunidade hoje presente em mais de cinqüenta dioceses no Brasil e no Mundo. A Comunidade teve seu início a partir da evangelização feita por meio de uma lanchonete católica criada para este fim.
É conhecido no Brasil e no exterior, devido especialmente à Comunidade que conduz e pelo ministério de pregação. Em sua pregação é característico o transbordar do seu amor inflamado por Deus e incansável pela evangelização dos homens especialmente pelos jovens.
Nascido em 04 de novembro de 1959, em Fortaleza no Ceará, Brasil, Moysés Louro de Azevedo Filho, foi educado em ambiente católico,sempre teve engajamento nos grupos de jovens católicos da época. Teve sua primeira experiência com Deus a partir do Movimento de Jovens da Arquidiocese de Fortaleza (1976) e depois aprofundou sua experiência de fé por meio da efusão do Espírito Santo, na Renovação Carismática Católica (1978).
Em 1980, foi marcado por forte experiência com Deus quando pôde oferecer à Igreja sua vida pela evangelização dos jovens, em uma visita do Santo Padre João Paulo II.
Em 1985, vindo sendo continuamente interpelado por Deus e pela evangelização do mundo, a trilhar um caminho mais sério, foi desenvolvendo a experiência de uma vida comunitária com em novo estilo e forma, o que anos depois seria chamado na Igreja como a experiência das novas comunidades carismáticas. Foi direcionado a estar de retiro todo voltado à escuta de Deus, e daí escreveu os primeiros escritos da Comunidade que surgiria. Tendo retornado, e oferecido este caminho aos participantes engajados da obra que conduzia, foi em primeiro momento fortemente combatido por ser algo novo demais, mas percebendo ser a vontade de Deus prosseguiu neste caminho, e em fevereiro de 1985 junto a mais quatro irmãos se consagraram a uma vida de evangelização nesta nova comunidade que ali nascia. Foi grande ajuda de Deus na condução e estruturação da Comunidade, Emmir Nogueira, co-fundadora, leiga casada da comunidade de vida, que esteve presente desde seu início e que assume desde muito tempo a função de Assessora de Formação.
Em 1998, escreveu os primeiros estatutos da Comunidade, que tendo apresentado e sendo referendado pela Comunidade, apresentou e teve a aprovação diocesana do então Arcebispo de Fortaleza Dom Cláudio Humens. Em 2007, a Comunidade recebeu o Reconhecimento Pontifício, sendo a primeira Comunidade Nova do Brasil a recebê-lo e uma das primeiras do mundo a ter seus Estatutos aprovados pela Santa Sé.
Reside em Fortaleza, na Diaconia Geral, onde exerce o governo da casa mãe e o governo geral da Obra. Vem permanecendo a serviço da Igreja, e conduzindo a Comunidade neste caminho, ao qual dedica toda sua vida pela evangelização e reconciliação do homem com Deus.

Integrantes: Comunidade Shalom

Inserir/Editar
    Foto do Álbum