Editar Biografia

Biografia Dado Villa Lobos

Eduardo Dutra Villa-Lobos nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 29 de junho de 1965. Sobrinho-neto do compositor Heitor Villa-Lobos, Dado é filho de diplomata e desde cedo teve contato com a música por seu pai tocar piano clássico. Morando de país em país devido a profissão de seu pai, ele passa por Montevidéu (Uruguai), volta para o Brasil e segue para Paris, onde compra a sua primeira guitarra com o dinheiro que consegue ao vender um relógio que tinha roubado. Em 1979 ele fixa residência em Brasília e faz amizade com Herbert Viana, Dinho Ouro-Pretoe Bi Ribeiro.

Ele toca na banda “Dado e o Reino Animal” e logo substitui o guitarrista Ico Ouro-Preto na Legião, onde fica até o fim. Nessa época estava estudando Ciências Sociais, mas ele larga tudo para se dedicar à música.

Depois que a banda acaba, ele é o responsável pela produção dos últimos discos “A Tempestade ou O Livro dos Dias” , “Uma outra Estação” e “Como é que se diz eu te amo”.

Ele também faz a trilha sonora dos filmes “O Homem do Ano”, “Bufo & Spallanzani”, que foi premiado com a melhor trilha no Festival de Cinema Brasileiro, em Miami, e “Pro Dia Nascer Feliz”, também vencedor do Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado de 2006. Também fez a trilha sonora do longa infantil “Os Porralokinhas” e de ”PodeCrer!” e ”Vingança”, além de finalizar a trilha de ”Malu de Bicicleta” e do documentário ”Braxília”.

Em 2005 ele lança o disco solo “Dado Villa-lobos e o Jardim de Cactus ao Vivo” em parceria com a MTV que sai com CD e DVD. Em 2007 Dado participa do disco "Liebe Paradiso" e em 2011 participa do "Rock in Rio - Concerto Sinfônico Legião Urbana" que foi lançado em CD e DVD em 2013.

Depois se une a Toni Platão, Dé Palmeira e Charles GAvin e formam o grupo Panamericana e em 2012 também participa do Tributo ao Legião Urbana ao lado de Wagner Moura. Também nesse ano, ele participa da turnê de 15 anos da banda Jota Quest tocando algumas canções da Legião e participa do DVD Multishow ao vivo: Folia & Caos, da banda Mineira, onde toca "Tempo perdido". Ainda neste mesmo ano ele lança o seu segundo disco solo “O Passo do Colapso” no iTunes e a música de trabalho foi "Colapso".

Em 2014 ele apresenta no canal Bis! (TV fechada), um programa chamado Estúdio do Dado que mistura entrevistas e músicas que ele toca com os convidados.

Seu filho Nicolau Villa-Lobos interpreta Dado, no filme “Somos Tão Jovens”
    Foto do Álbum