Editar Biografia

Biografia Fernando e Sorocaba

BrasilLondrina / Paraná / Brasil Começou há 10 anos em 2007
Fernando e Sorocaba se conheceram através de amigos em comum e a sintonia foi imediata. Em 2007 eles formaram a dupla e estouraram logo no primeiro CD. Com influência country e da região sul do país, suas músicas possuem um estilo próprio que é coroado pelo timbre de voz diferenciado. Além disso, Fernando e Sorocaba usam instrumentos pouco comuns no mundo sertanejo, como o piano, a gaita e o violino e formam a dupla perfeita, uma vez que Fernando é multi-instrumentista e cria os arranjos de praticamente todas as músicas, e Sorocaba, além de músico, é um dos maiores compositores brasileiros. Com shows cheios de efeitos especiais, ilusionismo e músicas animadas, ninguém fica parado. A dupla é sucesso absoluto não só no Brasil, eles se apresentaram nos Estados Unidos, Europa e América Latina e já tocaram para mais de 15 milhões de pessoas. Só pra você ter ideia, eles chegam a fazer mais de 200 shows por ano e o cachê pode chegar a R$ 300 mil.

Amizade vira trabalho

Tudo começa por obra do destino. Sorocaba faz faculdade de agronomia e passa a ganhar dinheiro se apresentando nos bares e eventos da cidade. É em um desses “shows” que ele conhece Fernando, apresentado por um amigo em comum. Nessa época, Fernando faz parte de uma banda, a Caipira Country. A afinidade é imediata e depois de virarem amigos, eles formam a dupla.

Isso acontece em 2007 e já em 2008 eles lançam o CD e DVD “Bala de Prata”, pela gravadora Universal. Com uma linguagem mais jovem, o disco conta com "Vem Ficar do Meu Lado", "Noite Enluarada" e "Bala de Prata", que estoura nas rádios fazendo a dupla ficar conhecida de norte a sul do país. Com mais 17 músicas, o trabalho é gravado ao vivo no Paraná e o show tem mais de 10 mil pessoas. Este DVD rende disco de ouro com 50 mil cópias vendidas pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).

No ano seguinte é a vez de “Vendaval”, que estoura com o hit “Paga Pau”, sucesso absoluto em todo o Brasil. Outras canções deste trabalho são “Vítimas do Amor”, “Força de um furacão”, “Da cor do pecado”, “Brilho no Olhar” e “100% você”, que também tocam muito.

Mudança de gravadora
Como geralmente acontece com a maioria das duplas e bandas, em 2010 eles gravam “Fernando & Sorocaba – Acústico”, agora com o selo da Som Livre. Alguns dos singles são “A Casa caiu”, “Até o final”, “Celebridade”, “Madri”, “Paga-pau” e todos fazem deste trabalho um fenômeno.

Em 2011, a dupla lança o quarto DVD da carreira [b]“Bola de Cristal – Ao Vivo” [b]. Neste álbum os destaques ficam para as inéditas "Tô Passando Mal" e "Teus Segredos", mas também não podem faltar "Paga Pau", "Madri", “Delegada”, “Da cor do pecado” e “A Casa Caiu” e as participações especiais. Thaeme solta a voz em “6 de janeiro de 2003”, Edson em “Boca à boca”, e Henrique e Diego em “Vacilei”.

Agora é a vez de “Acústico na Ópera da Arame” que chega às lojas em 2012. Gravado no ponto turístico Ópera de Arame, em Curitiba, o trabalho é resultado de três shows para 1.500 pessoas cada um e muita tecnologia em 3D. Este álbum conta com as participações de Luan Santana em “Everest”, Thaeme e Thiago em “Perdeu” e Inimigos da HP em “Tá Tirando Onda”, além das músicas “É tenso”, “Apelou” e “Não Faz Sentido”.

No ano seguinte, o álbum “Homens e Anjos” segue a tendência da dupla e é sucesso absoluto e conta com as canções inéditas “Deixa Falar”, “Mô”, “Veneno”, “Homens e Anjos”, “Minha ex” e “As Mina Pira”. Uma das principais referências da dupla, Chitãozinho & Xororó, faz uma participação na música “Do Tamanho Do Nosso Amor”.

Em 2014 eles lançam mais um álbum ao vivo, o “Sinta Essa Experiência”. Dessa vez, ele é gravado em São Paulo e tem as participações especiais de Marcos & Belutti em “Fica Comigo”, Lucas Lucco em “Xing Ling” e Monobloco em “Imagine na copa”. Outras canções são “Livre”, “Deixa Falar”, “Homens e Anjos” e “O Que Cê Vai Fazer”.

EP, nova tendência musical
Também em 2014 eles lançam o EP “Sem Reação” com seis canções inéditas: “Vamos Chapar Que amar não vai rolar", “Sem Reação”, “Muro de Berlim”, “Preto”, “Lápis de Cera” e “O Cara da Rádio”. O áudio da single “Vamos Chapar Que Amar Não Vai Rolar" é liberado na plataforma e ultrapassa mais de 20 mil visualizações no youtube.

Depois disso, eles lançam o single “Bobeia Pra Ver” que não faz parte de nenhum álbum e alguns dias depois vem “Preto” em videoclipe no Youtube e ultrapassa 550 mil visualizações.

Um single antes do CD
E como eles não param, a dupla acaba de lançar nas rádios de todo o país, a música “Previsão do Tempo”, que tem a produção de Fernando e inversão de vozes. No final da canção Sorocaba faz a primeira e canta em espanhol como ele fez em “Madri”. O single teve seu pré-lançamento na internet e em menos de três dias bateu mais de 1 milhão de views. Ele estará no próximo trabalho da dupla.

Novo show em 2015

Também em 2015 eles lançaram o “Tour 2015”, apresentação que, como é de praxe em seus shows, une tecnologia, ilusionismo e efeitos especiais. Eles abrem a apresentação com “Bobeia Pra Ver” e depois vem “Gaveta”, “Madri”, “Teus Segredos” e as mais animadas “Deixa Falar”, “Veneno”, “Da Cor do Pecado”, “É Tenso” e “As Mina Pira”, além da novíssima “Previsão do Tempo”. No show, Fernando ainda anda de “disco voador” sobre o público e se teletransporta para outro palquinho. O show já foi transmitido ao vivo pelo canal Multishow e ficou entre os assuntos mais comentados do twitter.

Os clipes

E a dupla curte lançar cliples, que também são sinônimos de sucesso. Numa vibe mais romântica, eles gravam “Gaveta” que bate 2 milhões de visualizações. A dupla tem como cenário uma praia paradisíaca e uma briga de casal que tem a atriz Thais Pacholek no elenco. “Preto” também segue a mesma linha romântica, assim como “Eu & Você”, clipe em que Fernando toca piano e tem muitos violinos num cenário campestre maravilhoso. Foi essa música que ele cantou para a esposa no dia de seu casamento. Em “A Verdade” eles seguem com o clima intimista e em “Pega Eu”, a dupla investe em imagens dos shows, camarim, avião e muito making of.

Já a animada “Tenso” ganha um clipe no maior alto astral. Os personagens deste trabalho são os bonecos com as caras gigantes de Fernando e Sorocaba. E em “As Mina Pira”, o clima é de festa com churrasco na piscina. Já em “Livre”, eles viram caminhoneiros com bigodes e óculos de sol e dirigem uma máquina moderníssima, onde acontece uma balada dentro da carroceria.

Lado empresarial

Para ter mais liberdade de escolher o repertório, os shows e as músicas que querem trabalhar, em 2014 eles abriram a gravadora independente FS Produções Artísticas, responsável por lançar os próximos trabalhos da dupla, além de empresariar os artistas Lucas Lucco, Thaeme & Thiago, Marcos e Belutti e Felipe Duran. Sorocaba foi quem apostou em Luan
Santana e hoje ganha uma porcentagem sobre os trabalhos do fenômeno teen. Além disso, são sócios da casa noturna Woods e planejam abrir em outras cidades.

Eles também criaram a FS Premium, em que eles fazem um show pequeno com ingressos mais caros e renda revertida para causas sociais e instituições da cidade onde se apresentam.

Fernando e Sorocaba ainda possuem licenciamentos de sapatos, cintos, chapéus e jeanswear, a F&S Jeans Concept, uma parceria com o grupo Fabrica Rock.

Sorocaba, o gênio

Talentosíssimo, Sorocaba é atualmente o compositor que mais arrecada direitos autorais no país, de acordo com dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Ele é o “criador” de “Madri”, "Paga pau", "Bala de Prata", "A casa caiu", "Tô passando mal", "Até o final", "Teus segredos", “Você não sabe o que é o Amor”, entre outras. “Meteoro” também foi escrita por ele, mas estourou na voz do cantor Luan Santana. Ele tem mais de 200 composições gravadas pela dupla e por outros artistas.

Integrantes: Fernando e Sorocaba

Inserir/Editar
    Foto do Álbum