Editar Biografia

Biografia Harmonia Do Samba

BrasilSalvador / Bahia / Brasil Começou há 28 anos em 1993
Harmonia do Samba é um grupo musical brasileiro de Samba-reggae, formado em Salvador, Bahia em 1993. Tem atualmente como vocalista o Xanddy.

História
Unindo o pagode carioca de grupos como o Fundo de Quintal com ritmos baianos e caribenhos, o Harmonia do Samba foi um caso isolado de sucesso no fim dos anos 90, quando o axé parecia não ter mais fôlego para se manter no topo das paradas de sucesso. O vocalista Xandy se tornou um símbolo sexual da Bahia.

O grupo surgiu em 1993, na Capelinha de São Caetano, subúrbio de Salvador, depois que Roque César ganhou alguns instrumentos de percussão no Natal e convidou amigos e primos para tocar com ele. No início, tocavam músicas de outros grupos, como o Fundo de Quintal, na casa da mãe de Roque. Com o tempo foi incorporado baixo, cavaquinho, teclados e naipe de metais. Em 1998, entra o vocalista Xandy, que cantava no grupo Gente da Gente. A formação ficou estabelecida, então com 11 integrantes: Xandy nos vocais, Roque César na bateria, Deco no cavaquinho, Bimba no baixo, Rodinay nos teclados, Mocka no surdo, Martin Sante e Marcinho Gomes na percussão, Boca no trompete, Ricardinho no saxofone e Kleiton no trombone. O baixista Bimba se tornou o diretor musical do grupo, cuidando dos arranjos e composições.

A partir deste mesmo ano, a música "Dança da Uva" chegou às rádios e o grupo passou a se apresentar um público maior. Com "Nova Dança", também conhecida como "Pescocinho", o grupo se tornou ainda mais popular. Mas o estouro definitivo veio com "Neném". Uma versão do site do grupo defendia que o sucesso vinha do fato de não apelar para "dançarinas oxigenadas de glúteos avolumados". O irônico é que Xandy namorou a dançarina Carla Perez, ex-É o Tchan, e recorria ao rebolado em suas performances. Gravado ao vivo em Salvador, o disco Harmonia do Samba foi lançado pela Abril Music em setembro de 1999. No ano seguinte, pela mesma gravadora, sai "O Rodo". Somados, os dois discos acumulam 1 milhão e meio de cópias vendidas, o que rendeu ao grupo citação até da revista americana Billboard de janeiro de 2001 como "a maior história de sucesso do ano".

Integrantes: Harmonia Do Samba

Inserir/Editar
    Foto do Álbum