Editar Biografia

Biografia John Coltrane

  • Nome completo:John Coltrane
  • Nascimento: 23 de Setembro de 1926, (40 anos)
  • Origem:Hamlet, North Carolina, Estados Unidos
  • Começou há:74 anos em 1946
  • País:Estados UnidosEstados Unidos
  • Faleceu: há 52 anos em 17 de Julho de 1967 , Huntington, New York, Estados Unidos
John William Coltrane (kol'tran) - (Hamlet, Carolina do Norte, 23 de setembro de 1926 — Long Island, Nova Iorque, 17 de julho de 1967) foi um saxofonista e compositor de jazz norte-americano, habitualmente considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor do jazz e um dos maiores jazzistas e compositores deste gênero de todos os tempos. Sua influência no mundo da música ultrapassa os limites do jazz, indo desde o rock até a música erudita.
Atuou principalmente durante as décadas de 1950 e 1960. Embora tocasse antes de 1955, seus principais anos foram entre 1955 e 1967, durante os quais reformulou o jazz e influenciou gerações de outros músicos. As gravações de Coltrane foram prolíficas: ele lançou cerca de 50 gravações como líder nestes doze anos, e apareceu em outras tantas lideradas por outro músicos. Através de sua carreira, a música de Coltrane foi tomando progressivamente uma dimensão espiritual que iria consagrar seu legado musical.
Junto com os saxofonistas tenores Coleman Hawkins, Lester Young e Sonny Rollins, Coltrane mudou as perspectivas de seu instrumento. Coltrane recebeu uma citação especial do Prêmio Pulitzer em 2007,[1] por sua "perita improvisação, musicalismo supremo e um dos ícones centrais na história do jazz.
    Foto do Álbum