Editar Biografia

Biografia Johnny O

  • Nome completo:Johnny O
  • Nascimento:
  • Origem:
  • Começou há:
  • País:
Juan Ortiz , conhecido como Johnny O, (Brooklyn, Nova Iorque, 27 de Agosto) é um cantor americano de freestyle. É melhor lembrado por suas canções "Fantasy Girl", "Memories", "Dreamboy/Dreamgirl" (dueto com Cynthia) e "Runaway Love" (#87 na Billboard Hot 100).
Johnny O tem descendência porto riquenha e dominicana. Junto de Stevie B, Johnny O também é conhecido como o "Rei do Freestyle".

Lançou seis álbuns. Seu álbum de estreia inclui "Fantasy Girl", "Highways of Love" e "Memories". Em 2002 lançou o CD The Sounds of My Heart. Em 2007 lançou o álbum Peace on Earth 2012, com um som mais voltado ao dance-pop e com temas gospels.

Johnny Ortiz, nasceu no Brooklyn, em Nova York e sempre foi fascinado pela música. Essa fascinação que o levou a sonhar que um dia poderia fazer parte da indústria da música, como eles chamam lá nos Estados Unidos. Johnny passava os dias em frente ao espelho, em seu quarto, cantando para si. Foi com essa expressão que ele enfrentou a realidade para chegar a se tornar um cantor famoso.

Esse grande passo aconteceu quando Johnny trabalhava num bar de propriedade de seu Tio. Foi quando lhe contou, que aquele jovem ali sentado comemorando com seus amigos havia feito a sua marca na indústria da música. Seu nome Mickey Garcia. Seu Tio lhe contou que ele havia trabalhado no bar, algum tempo atrás. Johnny notou a mudança e todo aquele status de celebridade que Mickey recebia de seus amigos ali presente. E foi nesse momento que Johnny pediu uma audição para Mickey, que ele havia composto uma canção. Mickey ficou pasmo com aquela proposta excessiva daquele desconhecido. Então marcou uma audição com Johnny.

A canção era “Fantasy Girl”. Essa música foi escrita por Johnny-O para uma antiga amiga que morreu de câncer. Na verdade era um poema, em que Mickey Garcia transformou num sucesso brilhante conhecido hoje, em todo o mundo. “Fantasy Girl” abriu as portas para elevar o status de celebridade de Johnny-O na indústria da música. Mais tarde vieram outros singles como “Highways Of Love”, “Don’t Go Away” e “Memories” até o lançamento do primeiro álbum de Johnny-O

Após o lançamento do primeiro álbum, Johnny O voltou com novo single “We Can’t Go On This Way”, fazendo um razoável sucesso nos clubes com essa música. Porém o maior sucesso desse ano viria com o single “Dreamgirl/Dreamboy”, um dueto com sua parceira de gravadora Cynthia. A história por trás dessa canção começou da seguinte forma, Mickey Garcia gravou a música com Johnny O cantando sozinho, então Elvin Molina, parceiro de Mickey, deu a idéia de gravar com a voz de Cynthia, porém o instrumental da música tinha ficado mais rápido, devido à voz doce e suave de Cynthia.

Então, o jeito era regravar todo instrumental novamente para a voz dela. Depois de dias e dias no estúdio, finalmente estava pronto para ser lançado. “Dreamgirl/Dreamboy” foi o single mais vendido da gravadora Micmac, vendendo mais de 20.000 exemplares, somente em uma semana. Então, surgiram os problemas enfrentados por uma pequena gravadora, dar conta de tantos pedidos. Por fim, tudo deu certo e foi só sucesso para a gravadora Micmac.

Em 1991, era lançado o segundo álbum de Johnny O, chamado “Like A Stranger”. Além dos dois primeiros singles, também teve outras músicas de destaque como “Don’t Ever Want To Loose Your Love”, “I Gave My Heart To You”, “Don’t Give Up On Love” e a própria “Like A Stranger”. Em 1993, Johnny O lançou um álbum de Remixes com seus maiores sucessos até o momento.

Com 3 álbuns lançados pela Micmac Records, Johnny O deixa a gravadora de Nova York e segue para Miami onde ele era bastante popular e lança o single “Runaway Love” pela Ex-it Records, produzido por Charlie Babie Rosário. Essa música é considerada por muitos como uma dos Freestyle mais bem produzidos de todos os tempos.

Em 1995, é lançado o álbum “Call It Watcha Like” em parceria com a gravadora alemã ZYX Music. Segundo Johnny O, esse novo álbum foi uma reflexão à sua frustração do que ele esperava na sua vida. Quem ele era. O que o mercado dizia. Na Alemanha, ele é R&B. No Brasil, ele é Funky Melody. Na Europa, ele é Euro Freestyle. E nos EUA, ele é Freestyle. Na verdade, esse álbum define o que Johnny O é para seu público, independente qual for o país que sua música alcance. Tanto que nesse novo álbum “Call It Watcha Like”, uma das músicas define bem o que ele é “Freestyle (It’s Time To Party)”. Esse novo single marcou a sua volta ao mercado de Nova York. Desse álbum saíram mais dois singles “I Know That You Love Me” e “Love Letters”.

Em 1997, a gravadora ZYX lançou uma compilação com seus maiores sucessos chamado “The Best Of Johnny O”, além de dois singles remixes “Fantasy Girl ‘97” e “Runaway Love ‘97”. Depois de um longo hiato, Johnny O lança seu novo álbum “The Sounds Of My Heart”, destaque para o single “Take Me Through The Night”. Em 2007, Johnny O lançou seu novo álbum "Peace On Earth 2012". A música de Johhny O pode ser encontrada em várias compilações no mercado.

Álbuns de Estúdio
1989: Johnny O
1990: Like a Stranger
1995: Call It Watcha Like
2002: The Sounds of My Heart
2007: Peace on Earth 2012
2011: Remedy (Grace of God)
    Foto do Álbum