Editar Biografia

Biografia Lowell Fulson

  • Nome completo:Lowell Fulson
  • Nascimento: 31 de Março de 1921, (77 anos)
  • Origem:Estados Unidos
  • Começou há:
  • País:Estados UnidosEstados Unidos
  • Terminou:
  • Faleceu: há 23 anos em 7 de Março de 1999
Lowell Fulson (31 de março de 1921 - 07 de março de 1999) [ 1 ] foi uma grande voz de blues guitarrista e compositor , no Oeste do blues Costa tradição. Fulson nasceu em Tulsa , Oklahoma . Ele também gravou por motivos de negócios como Lowell Fullsom e Fulsom Lowell . Depois de T-Bone Walker , Fulson foi a figura mais importante na West Coast Blues em 1940 e 1950.
De acordo com algumas fontes, Fulson nasceu em um Choctaw reserva em Oklahoma. Fulson afirmou que ele era de Cherokee ascendência através de seu pai, mas ele também alegou ascendência Choctaw. Na idade de 18, ele se mudou para Ada, Oklahoma , e juntou-se Alger "Texas" Alexander por alguns meses em 1940, [ 1 ] mas mais tarde mudou-se para Califórnia , formando uma banda que logo incluiu um jovem Ray Charles e saxofone tenor jogador , Stanley Turrentine . Gravou para Registros Swing Time em 1940, a Chess Records (no Verificador de etiqueta) na década de 1950, registros de Kent , nos anos 1960, e Rounder Records (Bullseye) nos anos 1970.
Fulson foi elaborado em 1943, mas deixou a Marinha dos Estados Unidos , em 1945. [ 1 ] Suas gravações mais memoráveis ??e influentes foram: " Três dos azuis O'Clock "(agora um padrão de blues ), o Memphis Slim -escreveu " Todos os dias eu tenho a Blues "," Lonesome Natal ";" Reconsider Baby ", gravado em 1960 por Elvis Presley e em 1994 por Eric Clapton para sua desde o berço do álbum, bem como por Joe Bonamassa ), e " Tramp "(co-escrito com Jimmy McCracklin e posteriormente regravada por Otis Redding com Carla Thomas , ZZ Top (em 2003 de Mescalero ), Alex Chilton , e Tav Falco .
"Reconsidere Baby" veio de um contrato de longo prazo acordado com a Chess Records em 1954. Foi gravado em Dallas sob supervisão Stan Lewis com um saxofone seção que incluía David "Fathead" Newman no tenor e Cooper Leroy em barítono . [ 1 ]
Jackie Brenston tocou na banda Fulson, entre 1952 e 1954.
Fulson ficou com o Verificador de etiqueta em 1962, quando se mudou para o Los Angeles com base em Kent Records. 1965 de "Black Nights" tornou-se seu primeiro sucesso em uma década, e "Vagabundo", fez ainda melhor, restaurando o guitarrista R & B estrelato. [ 1 ]
Em 1993, no Teatro Paramount , em Oakland, Califórnia, um show intitulado "California Blues - Tributo Swingtime" abriu com Fulson mais Otis Johnny , Brown Charles , McShann Jay , Witherspoon Jimmy , McCracklin Jimmy e Brown Earl . [ 3 ] última gravação Fulson era um dueto de "Every Day I Have the Blues", com Jimmy Rogers no último de 1999 Atlantic Records lançamento, "The Jimmy Rogers All-Stars:. Blues, Blues, Blues"
Um morador de Los Angeles , Fulson morreu em Long Beach, Califórnia , em março de 1999, com a idade de 77. Seu companheiro Tina Mayfield afirmou que as causas da morte foram complicações de rim doença, diabetes e insuficiência cardíaca congestiva . Ele era o pai de quatro filhos e avô de 13. [ 4 ]
Fulson foi enterrado em Inglewood Park Cemetery , em Inglewood, Califórnia .
[ editar ] influências contemporâneas

No filme de 2004, Ray , uma cinebiografia de Ray Charles , Fulson foi retratado pelo músico de blues Chris Thomas King . ZZ Top 's 2003 lançamento Mescalero incluiu sua versão de "Vagabundo", citando proeza Fulson de guitarra como uma inspiração para recriar a canção. Redman 's 1993 único " Tempo Aksion Soma 4 "contém uma amostra da canção Fulson, o "Vagabundo", assim como o "Como eu poderia matar um homem" do Cypress Hill. " Por que não fazemos na estrada? ", interpretada por Fulson, apareceu na trilha sonora para o 2007 filme crime , American Gangster . Fulson originalmente coberto The Beatles ' canção em seu álbum de 1970, em um saco pesado . [ 5 ] Salt-n-Pepa gravou uma versão contemporânea de "Vagabundo", em 1987, por sua , Hot Cool & Vicious álbum. Um cover da música Fulson de "Oração do Pecador" apareceu tanto em Eric Clapton 's Do Berço (1994) e em Ray Charles 'último álbum, Genius Loves Company (2004).


1993 - Blues Foundation Hall of Fame : Lowell Fulson empossado
1993 - Blues Foundation Hall of Fame: "Reconsidere Baby" (Clássicos do Blues - Gravação Faixas Solteiros ou Álbum)
1993 - Blues Foundation Award Blues Music : Hold On (Album tradicional do Ano)
1993 - Rhythm and Blues Foundation : Pioneer Award
1995 - Grammy Awards : Atualize-los azuis (nomeado para Melhor álbum de blues tradicional do Ano)
1995 - Rock and Roll Hall of Fame : "Reconsidere Baby" (incluídos "500 canções That Rock and Roll em forma")
2010 - Blues Foundation Hall of Fame: pendiam Cabeça (Clássicos do Blues - Álbuns de gravação)
[ editar ]
    Foto do Álbum