Morre a grande cantora e compositora Dona Ivone Lara. Veja seus sucessos

17 de abril de 2018 às 13:30
Sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu. Até quem não é fã número 1 do samba já cantarolou esse trecho musical em algum momento da vida. Para quem não sabe a compositora dessa canção é a cantora Dona Ivone Lara que morreu na noite desta segunda-feira aos 96 anos. Ela teve um quadro de insuficiência cardiorrespiratória, além estar com um grave quadro de anemia.

Conhecida como a "Grande Dama do Samba", Dona Ivone Lara enfrentou muito preconceito por ser mulher e sambista. Seu maior sucesso é "Sonho meu", música que estourou nas vozes de Maria Bethânia e Gal Costa. Mas também são dela as canções "Alguém me avisou", "Acreditar", "Tendência", "Mas quem disse que eu te esqueço", "Samba", "Minha raiz", "Sorriso de criança" e "Sorriso negro".

Dona Ivone Lara nasceu na Zona Sul do Rio e era filha da costureira Emerentina Bento da Silva e de José da Silva Lara. Seus pais eram muito musicais, mas ele morreu quando Ivone tinha 3 anos e sua mãe quando ela tinha 12. Por conta disso, ela foi criada pelos tipo e aprendeu a tocar cavaquinho e ouvir samba, além de ter aulas de canto.

Ela casou-se aos 25 anos com Oscar Costa, filho de Afredo Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, com quem teve dois filhos, Alfredo e Odir. E partir daí se envolveu cada vez com o samba. Em 1965, ela ajudou a compor "Os cinco bailes da história do Rio” e tornou-se a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de escola de samba.

Formada em Enfermagem e Serviço Social, com especialização em Terapia Ocupacional. Ela exercitou sua profissão até 1977 e depois disso, passou a se dedicar exclusivamente à carreira artística.

A dama do samba teve suas músicas gravadas por Clara Nunes, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Marisa Monte, entre outros.

Já Elba Ramalho, Criolo, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Adriana Calcanhoto e Zélia Duncan fizeram versões de suas canções. Ela mesma fez grandes duetos.

Relembre aqui algumas de suas belas parcerias

Vídeo Youtube - KvuE40S_3KI


Vídeo Youtube - nOMtgtVEAVw


Vídeo Youtube - 61CzIYynBd4


Vídeo Youtube - lHo1Wk0d4Co


Para saber mais sobre Dona Ivone Lara e ouvir suas músicas, clique aqui.
Enviada por: Som13.

Comentários Zeca Pagodinho

  • Comentar
    Top Músicas
      Foto do Álbum