Morre João Gilberto, ícone da bossa nova. Cantores lamentam

7 de julho de 2019 às 16:35
Morreu ontem (06), o cantor e compositor João Gilberto, o ícone da MPB. Aos 88 anos, o pai da Bossa Nova com seu temperamento difícil mudou a forma de tocar violão e influenciou diversas gerações.

A causa da morte não foi divulgada, mas João estava debilitado já fazia um tempo. Recluso, só recebia familiares. Nascido em Juazeiro, na Bahia, ele tinha três filhos Marcelo, Bebel e Luisa e a neta Sofia por quem ele era apaixonado. João foi casado com as cantoras Astrud Gilberto, Miúcha, irmã de Chico Buarque, e com Cláudia Faissol, sua empresária.

Seus maiores sucessos foram os discos "Chega de Saudade" (1958), "O Amor, o Sorriso e a Flor" (1962) e "Getz/Gilberto" (1964). O último disco do cantor foi "João, Voz e Violão" (2000), que recebeu o Grammy na categoria best world music album, e o João Gilberto in Tokyo (2004).

De Juazeiro, João Gilberto de Prado Pereira de Oliveira mudou-se para Salvador com 18 anos e em 1950 foi para o Rio de Janeiro. Em 1962, dividiu o palco com Vinícius de Morais, Tom Jobim e o grupo vocal Os Cariocas, apresentou-se no Festival de Bossa Nova de Nova York e fez shows na Europa e Japão.

Vale lembrar que desde o ano passado, ele estava sob interdição parcial. Sua filha Bebel alegava sua idade avançada e precária situação financeira (o cantor foi despejado por não pagar aluguel). A Justiça autorizou o arrombamento do apartamento a pedido de Bebel para que ela pudesse conferir o estado de saúde do pai. O objetivo era afastar Cláudia Faissol, ex-companheira do músico, apontada como a responsável por sua falência.

Grandes músicos lamentaram sua morte. Confira:

Caetano Veloso, cantor e compositor- "Acabo de saber que João Gilberto morreu. É um acontecimento de imensa importância para mim. Porque, tudo somado, João Gilberto é, no meu ponto de vista, o maior artista de todos. No momento exato, preciso da minha vida, ele apareceu dando sentido mais profundo à percepção das artes em qualquer estágio. Nem sei o que dizer pelo fato de que ele deixou de existir como pessoa física."

Daniela Mercury, cantora - "Ai minha Tristeza e diz a ele que sem ele não pode ser. Um gênio que revolucionou para sempre a música popular brasileira. João criou a Bossa Nova e me influenciou imensamente. Um dia ele me disse que eu era de sua família. E sou mesmo. Ele ensinou todos nós a cantar da forma mais bela do mundo. Vá em paz, mestre!"

Fafá de Belém, cantora - "Dedico essa apresentação a um homem que é o pai da Bossa Nova. Vamos dedicar as músicas dessa apresentação a ele que morreu hoje, mas que deixou um legado. Ele fez a bossa nova ser reconhecia no mundo inteiro."

Gal Costa, cantora - "Se foi João Gilberto o maior gênio da música brasileira. Influência definitiva no meu canto. Fará muita falta mas seu legado é importantíssimo para o Brasil e para o mundo".

Marcelo D2, cantor - "Que descanse em paz João Gilberto!!!"

Maria Gadu, cantora - "Melhor do que o silencio, só João” CV. Agora, silêncio e lágrimas. Gratidão, João Gilberto. 6 de julho, um dia triste"

Nelson Motta, jornalista e crítico musical - "Ele influenciou decisivamente a vida e a carreira da minha geração inteira e de todos os grandes cantores e compositores que vieram depois dele, todos eram seus enormes fãs e todos tiveram sua influencia maravilhosa. João Gilberto... te amo, João."

Rita Lee, cantora - "João Gilberto me ensinou que eu era uma roqueira com voz de bossanoveira, Jamais vou me esquecer como ele foi generoso comigo, me convidando a participar de um especial na Globo. Um beijo e saudade"

Roberta Sá, cantora - "João não sabia, mas dormia comigo todas as noites. Me ensinou a gostar de samba, de jazz, de bossa, da Bahia e de Copacabana. João me mostrou o Brasil amoroso. É o melhor dos melhores e assim será, pra sempre. #joaogilberto . @bebelgilberto meu coração inteiro abraça o seu."

Maria Rita cantora - "Apesar de não ter contato pessoal, minha admiração, respeito e carinho por João Gilberto são inabaláveis a partir do momento em que entendo a grandeza e a importância dele pra música nacional e mundial. Não tem como não me sentir entristecida com a notícia. Descanse em luz"....
Enviada por: Som13.

Comentários Gilberto Gil

  • Comentar
    Top Músicas
      Foto do Álbum