Verão Vermelho

12 faixas

Lançamento: 1970
Verão Vermelho
Add todas

Informações: Verão Vermelho

Verão Vermelho foi a primeira novela assinada por Dias Gomes com seu nome verdadeiro. Antes dessa, ele havia escrito A Ponte dos Suspiros (1969) – adaptação do romance homônimo de Michel Zevaco – com o pseudônimo de Stela Calderón.

Verão Vermelho marcou a estreia de Dina Sfat na TV Globo. A atriz tinha feito muito sucesso com o filme Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade. Ela estava grávida da sua primeira filha, Bel Kutner, com o ator Paulo José. Na novela, a personagem também engravidou. Na vida real, Bel Kutner nasceu dois dias depois que Dina Sfat deu à luz na novela.

Dias Gomes e Janete Clair, marido e mulher, inovaram ao cruzar a trajetória de personagens de duas novelas diferentes exibidas à mesma época. Flor (Myriam Pérsia), de Véu de Noiva, de autoria de Janete Clair, ao procurar um tratamento para engravidar, foi se consultar com o médico Flávio (Paulo Goulart), de Verão Vermelho (1969), escrita por Dias Gomes. A sequência foi gravada duas vezes, uma para cada novela. - Arlete Salles conta que, na gravação de sua primeira cena na Bahia, realizada em um saveiro, ela caiu no mar e teve de ser resgatada por Jardel Filho. A atriz não sabe nadar.

Urbano Lóes, intérprete do personagem Simão, é pai da atriz Dilma Lóes e avô da atriz Vanessa Lóes. Urbano também era escritor.

A novela abordou o desquite por meio dos personagens Adriana (Dina Sfat) e Carlos (Jardel Filho), atitude polêmica à época, vista com preconceito e muitas ressalvas. O divórcio só foi instituído legalmente no Brasil em 1977.

INFORMAÇÃO GERAL

Formato
Telenovela
Duração
30 min
Autor(es)
Dias Gomes
País de origem
Brasil
Idioma original
Português
Produção
Elenco
Tema de abertura "Verão Vermelho", Elis Regina
Exibição
Emissora de televisão original
Brasil Rede Globo
Transmissão original

17 de novembro de 1969 à 17 de julho de 1970
N.º de episódios
209

ELENCO

Dina Sfat - Adriana
Paulo Goulart - Flávio
Jardel Filho - Carlos
Mário Lago - Bruno (Nonô)
Maria Cláudia - Patrícia
Arlete Salles - Selma
Carlos Vereza - Raul
Osmar Prado - Bebeto
Emiliano Queiroz - Irineu
Ida Gomes - Jandira
Ruth de Souza - Clementina
Lúcia Alves - Geralda
Ana Ariel - Rosa
Lícia Magna - Cota
Jurema Pena - Zora
Maria Pompeu - Teresa
Suzana de Moraes - Madalena
Lajar Muzuris - Joca
Paulo Padilha - Padre Antônio
João Paulo Adour - Eduardo
Paulo Araújo - Josias
Heloísa Helena
Paulo Gonçalves
Urbano Lóes
Nelson Caruso
Dorinha Duval
Zeny Pereira
Fernando José
Waldir Onofre
Maria Francisca
Beatriz Veiga
Zé Coió
Francisco Nagem


CURIOSIDADES


Primeira telenovela produzida pela emissora especificamente para o horário das dez, com Dias Gomes assinando seu nome, sem pseudônimo, e que tinha a Bahia como cenário.
Na época, a atriz Dina Sfat vinha de seu sucesso como a guerrilheira Ci no filme Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade.
A publicidade de lançamento de Verão Vermelho dizia: "Com Dina Sfat, a estrela de Macunaíma".
Na época, a atração do horário das oito era Véu de Noiva, escrita pela esposa de Dias, Janete Clair. Os dois combinaram entre si que personagens das duas novelas se encontrariam. Flor, personagem de Myriam Pérsia em Véu de Noiva, que estava grávida, foi se consultar com o médico Flávio, vivido por Paulo Goulart em Verão Vermelho, e os atores apareceram nas duas novelas, caso único até hoje.
A telenovela marcou a estreia da até então apresentadora de telejornais Maria Cláudia na teledramaturgia da emissora.


Referencias:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ver%C3%A3o_Vermelho
Comentários
  • Comentar

    Novelas : Álbuns Mais Tocados

      Foto do Álbum