Editar Biografia

Biografia Paula Fernandes

Linda, cabelo comprido, cintura fina, rosto de boneca e um vozeirão. Assim Paula Fernandes se apresenta para o Brasil inteiro ao cantar com o Rei Roberto Carlos, em 2010, no show de fim de ano que é gravado em Copacabana (RJ) e transmitido pela Rede Globo. A cantora e compositora que nasceu em Sete Lagoas, Minas Gerais, está na estrada há muitos anos, mas a partir desse momento se torna um fenômeno. Considerada uma das principais cantoras de música sertaneja, ela já vendeu mais de 3 milhões de discos e DVD’s.

As dificuldades da carreira artística

A carreira artística de Paula Fernandes começa ainda na infância. Aos 10 anos, a mineirinha lança um disco independente chamado “Paula Fernandes” e aos 12 ela se muda com a família para a São Paulo e começa a se apresentar por todo o Brasil com uma companhia de rodeios, o que a ajuda a ganhar experiência. E pegando carona na novela “Ana Raio e Zé Trovão, Paula lança seu segundo CD “Ana Rayo” com um repertório de sertanejo de raiz.

Mas esse começo não é fácil e, aos 18 anos, Paula volta para a capital mineira e começa a estudar Marketing. Mas como ama música, ela continua se apresentando pelas cidades vizinhas. Nessa época, a cantora entra em depressão e precisa de tratamento psicológico e de remédio para se tratar. Com ajuda médica e força de vontade ela se recupera.

As coisas começam a melhorar

Quando Paula está com 22 anos, o produtor musical Marcus Viana lhe apresenta o diretor Jayme Monjardim que era responsável pelas trilhas das novelas Pantanal e o O Clone. Com a ajuda dele, ela grava a música “Ave Maria Natureza”, tema da novela América e começa a ficar conhecida.

A estrela então lança o seu terceiro CD, o Canções do vento sul com o selo Sonhos e Sons e já nesse trabalho ela conta com a participação do cantor Sérgio Reis na música “Sem você” e da orquestra Sagrado Coração da Terra. Paula mostra sua versatilidade ao dar a voz para canções de MPB, pop, country, sertanejo de raiz e até world music. Por esse trabalho, ela é indicada ao Prêmio Tim de Música Brasileira de 2006 como melhor cantora popular.

Em 2008, Paula assina com a Universal Music e lança o CD Pássaro de Fogo que tem músicas como “Meu eu em você” e “Pássaro de Fogo” e estoura Brasil a fora, ficando entre as mais tocadas. A canção “Jeito de Mato” é escolhida como tema da novela global Paraíso.

Para outra novela da Rede Globo, Escrito nas Estrelas, ela interpreta “Quando a Chuva passar”, tema de abertura que foi sucesso absoluto na voz de Ivete Sangalo. Para a novela Araguaia Paula grava com o cantor Leonardo a canção “Tocando em Frente”, de Almir Sater.

E vem o primeiro DVD

Dois anos depois, a cantora grava seu primeiro DVD Paula Fernandes Ao Vivo, com músicas do disco “Pássaro de Fogo” e outras inéditas e conta com as participações especiais dos cantores Leonardo, Victor e Leo, Marcus Viana e Almir Sater. O DVD é lançado em janeiro de 2011 e vende mais de 1 milhão e meio de cópias. Ele também é sucesso em Portugal com 50 mil cópias. No fim do ano, é lançada a versão deluxe para o iTunes Store com 2 faixas bônus feitas em estúdio.

Ainda em 2010, a cantora participa do Especial de fim de ano do Rei Roberto Carlos e no dia 31 é uma das atrações do Show da Virada, ambos da Rede Globo. Quem não conhecia Paula Fernandes, agora já sabem quem é a dona do vozeirão que aparece em diversas novelas.

Além do lançamento do DVD, em 2011 Paula participa de mais uma trilha sonora da novela global Morde e Assopra e junto com Victor & Leo eles cantam a música “Não precisa”.

Carreira segue de vento em popa

Em 2012 a cantora e compositora lança o 6º CD Meus Encantos que tem participação do Zé Ramalho e em menos de uma semana bate a marca de 250 mil cópias vendidas. O show referente a este trabalho ganha o prêmio de Melhor Show do Prêmio Multishow.

A estrela também grava uma participação da novela Cheias de Charme, da Rede Globo. Ela participa da entrega do prêmio DóReMi.

Ainda em 2012, o canal Multishow transmite o show da turnê Ao Vivo para mais de 130 países, pela televisão e pela internet.

Nesse meio tempo, a cantora entra numa disputa judicial e consegue romper o seu contrato com a Talismã Music, do cantor Leonardo, para poder criar sua própria agência, a Jeito do Mato Artes e Produções Artísticas, que é gerenciada pelo irmão da cantora.

CD duplo e DVD com benção do Multishow

E a mineira não para. Em 2013 ela lança o CD e DVD duplo DVD Multishow ao vivo – Paula Fernandes um ser amor que também é um sucesso e já sai com uma tiragem de 300 mil cópias. O DVD é gravado no Rio de Janeiro e conta com as participações de Zezé di Camargo & Luciano, Roberta Miranda e a cantora americana Taylor Swift. O cenário é incrível, repleto de elementos da natureza. Em quase duas horas de show, a cantora, compositora, violonista e arranjadora apresenta oito canções novas e 24 números com lindos arranjos. Algumas das músicas que canta são “Não precisa”, “Eu sem você”, “Não fui eu”, “Se liga”, “Cartas no porão” que é autobiográfica, “Mistérios do Tempo“ e “O que restou de nós” e as inéditas “Quem é” e “Diga”, entre outras.

Nesse mesmo ano, Paula participa da novela Salve Jorge, da Rede Globo, cantando "Mineirinha Ferveu" do álbum “Meus Encantos” e na trama Amor à Vida, ela solta a voz em “Um ser Amor”, tema do casal de protagonistas Paola Oliveira e Malvino Salvador. A música é uma das mais tocadas no Brasil.

Aproveitando a boa fase da música, a cantora e sua gravadora lançam um EP com 4 faixas sendo duas delas exclusivas. O álbum leva o nome de "Um Ser Amor" e vende mais de 100 mil cópias em menos de 15 dias, se tornando o mais vendido no primeiro semestre do ano.

Paula Fernandes segue em turnê com o trabalho do DVD. Ela mesma dirige o show e sua empresa, Jeito de Mato, junto com a Hit Music. No show passam momentos da vida da cantora, assim como imagens da natureza. A ideia era emocionar a plateia.

Em dezembro de 2013, ela assim com a 9ine, empresa do ex-jogador de futebol Ronaldo para cuidar de sua carreira publicitária.

E além de Taylor Swift, Paula já fez parcerias com Shania Twain, Romeo Santos, Juanes, Alejandro Sanz, Michael Bolton, Frank Sinatra, Eric Silver, Plácido Domingo e ainda fez duas turnês pela Europa, duas nos Estados Unidos, uma na África. Em Portugal, Paula faz tanto sucesso que já conquistou até disco de platina lá.

No fim de 2014, Paula faz uma participação como atriz em Malhação. Ela adora a experiência e diz que toparia colocar sua veia artística em ação outras vezes.

Nesse mesmo ano, ela lança o CD duplo e DVD de compilação Encontros pelo caminho e vence o Prêmio Multishow de melhor cantora. Este trabalho é composto por grandes duetos de sucesso de toda a carreira da Paula mais alguns inéditos. O repertório com 21 músicas, inclui sucessos, como: “Não precisa” com Victor e Leo, “Quando a Chuva passar” com Marcus Viana, “Caminhoneiro” com Dominguinhos, “Criação Divina” com Zezé di Camargo, “Tocando em Frente” com Hebe Camargo, entre outros duetos inéditos: “You're Still The One” com Shania Twain, “Depois” com Victor e Leo, “Pegando Lágrimas” com Chitãozinho e Xororó, “Pássaro de Fogo” com Eric Silver, “Highway Don't Care” com Tim McGraw, “Humanos a Marte” com Chayanne , “Brazil” com Frank Sinatra e “Eu sem você” com Part. Mickael Carreira.



Curiosidades sobre a cantora

* Em 2011, Paula Fernandes foi o nome mais acessado no Google.
* Tem mais de 13 milhões de pessoas que curtem sua fanpage.
* Ela leva 5 milhões de pessoas por ano a seus shows.
* Paula Fernandes já foi homenageada em um evento da Polícia Federal e se tornou a "Musa e Madrinha" da corporação.
* O governo federal lançou uma campanha voltada para os motoristas de caminhão onde Paula canta uma música de sua autoria e deixa uma mensagem sobre boa conduta no trânsito.
* Ela apoia o "Movimento Mamamiga", que tem como objetivo prevenir e combater o câncer de mama no Brasil.
* A cantora ajuda a manter uma ONG localizada em sua cidade natal, que usa a terapia com cavalos para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências.
* Duas composições suas estão no documentário O Mundo em Duas Voltas (2007), sobre a família Schürmann.


Vida pessoal

Paula Fernandes de Souza nasceu em 28 de agosto de 1984, em Sete Lagoas, em Minas Gerais e foi criada com muita simplicidade. Paula tem um irmão mais novo e sua mãe é costureira. Eles viveram uma vida muito difícil e Paula e sua mãe Dulce se tornaram grandes parceiras. Filha de pais separados há mais de 10 anos, a cantora tem uma relação conturbada com o pai com quem não tem muito contato.

As coisas demoraram muito a decolar e aos 18 anos, a cantora entrou em depressão, emagreceu 7 kg e mudou para Belo Horizonte (na época ela tinha ido tentar a carreira em São Paulo). Paula se tratou durante dois anos e meio e precisou de psicólogo e remédio. Durante sua recuperação ela diz que começou a ver as coisas de outra forma e encontrar a força que existia dentro dela. Com tanto sacrifício, Paula diz que dá valor a cada centavo que ganha. Há alguns anos, ela tem casa própria em Belo Horizonte onde mora com o irmão e a mãe, que também ajudam a cuidar da empresa dela, a Jeito de Mato.

Há cerca de três anos ela namora o dentista Henrique do Valle e os dois têm a intenção de se casarem, mas ainda não há uma data definida.

Paula também é fã do Instagram e vira e mexe ela posta fotos de suas viagens, das férias, dos shows. Sempre com um corpaço, a bela revelou em uma entrevista ao Domingão do Faustão que ela não abre mão de se cuidar. "Se eu estou em casa, eu malho. Seja de madrugada, de manhã... Eu gosto de me exercitar e sou muito sensível com meu corpo, então a endorfina (hormônio liberado pelo organismo ao fazer exercício) me dá uma alegria, é igual a tomar sol. Eu também cuido da alimentação", diz. Ela também curte nadar, andar de bicicleta e jogar basquete. Paula foi eleita a 16ª "Mulher mais sexy do mundo”.
    Foto do Álbum