Editar Biografia

Biografia Phil Spector

  • Nome completo:Phil Spector
  • Nascimento: 26 de Dezembro de 1939, (81 anos)
  • Origem:Estados Unidos
  • Começou há:56 anos em 1965
  • País:Estados UnidosEstados Unidos
  • Participa(ou):Teddy Bears,
  • Terminou: há 12 anos em 2009
  • Faleceu: há menos de 1 ano em 16 de Janeiro de 2021 , French Camp, California, Estados Unidos
Phil Spector é muitas vezes considerado o primeiro produtor a atuar como coautor. Era o diretor criativo, compunha, escolhia o material, supervisionava os arranjos e planejava todas as fases do processo de gravação. Inúmeros artistas mais tarde citariam seu trabalho como uma grande influência.

A canção de 1965 "You've Lost That Lovin' Feeling", produzido e coescrito por Spector para os Righteous Brothers, é listado pelo BMI como a música que mais vezes tocou nas rádios dos Estados Unidos no século 20. Em 1989, foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame na categoria Ahmet Ertegun Award. Em 2004, a revista Rolling Stone classificou Phil Spector na posição 63º em sua lista dos "Maiores Artistas de Todos os Tempos". Em 2008, o The Washington Times considerou Spector o segundo maior produtor de discos na história da música.

Em 13 de abril de 2009, Phil Spector foi declarado culpado de homicídio, no caso da morte de uma atriz em sua mansão, ocorrida seis anos antes. Os promotores disseram que Spector alvejou e matou a atriz Lana Clarkson em sua mansão na madrugada de 3 de fevereiro de 2003, após tê-la conhecido horas antes na discoteca em que a mulher trabalhava. O ex-motorista de Spector revelou ao júri que na noite da morte de Lana, encontrou seu patrão com uma pistola e a mão ensanguentada, antes de dizer: "acho que matei alguém". Phil Spector foi sentenciado em maio de 2009, de 19 anos de prisão a prisão perpétua, sentença a rever em 2025. Em 2013 foi lançado o telefilme Phil Spector que trata do primeiro julgamento.

Spector morreu em 16 de janeiro de 2021, aos 81 anos, após ficar internado por complicações da COVID-19.

Participa

    Foto do Álbum