Editar Biografia

Biografia Rihanna

Cantora, atriz, modelo, co-produtora, dançarina, designer de moda e compositora. Estamos falando da diva pop Rihanna. Tudo o que ela faz é sucesso. Desde que estreou em 2005, ela já vendeu mais de 54 milhões de álbuns e 200 milhões de faixas. De cara, o seu primeiro trabalho já ficou no top 10 da revista de música Billboard e suas músicas despontaram entre as mais tocadas em diversos países e assim acontece com todos os seus lançamentos. É vencedora de oito Grammy Awards, quatro VMA, dois EMA, entre outros. Rihanna, como os Beatles e Elvis Presley, bateu o recorde de liderar as paradas do Reino Unido em sete anos consecutivos, com sete músicas diferentes. Suas músicas absolutamente dançantes misturam muito bem R&B com elementos caribenhos, guitarra elétrica, piano, pop, rap dancehall, reggae e até rock. Seus clipes também costumam causar e a cantora fecha contratos milionários. Como a bonita tem milhões de seguidores nas redes sociais (80 milhões no facebook, 42 milhões no twitter e 16 milhões no instagram) , ela aproveita a sua popularidade para fazer o bem.

O universo conspira a favor

Rihanna se chama Robyn Rihanna Fenty e ela nasceu em Barbados, no Caribe, em 20 de fevereiro de 1988. Sua carreira musical começou aos 9 anos, ainda na escola quando formou um grupo musical. Aos 15, ela conheceu os produtores musicais Evan Rogers e Carl Sturken, que já produziram Christina Aguilera e Laura Pausini. Um ano após esse encontro, já em Nova Iorque, eles ajudaram a cantora a gravar algumas músicas e quatro elas delas vão para as demos, como uma nova versão da balada "Last Time" de Whitney Houston, e “Pon de Replay” que se torna o single de estreia da cantora.

Seu trabalho chega nas mãos de Jay-Z, que era vice-presidente da gravadora Def Jam Recordings e, imediatamente, contrata a cantora.

Rhianna, a queridinha

Em 2005, Rihanna já lança “Music of the Sun” com as músicas "Pon De Replay", "There's A Thug In My Life", "Let Me", "That La, La, La" e "If It's Lovin' that You Want". Metade das canções é escrita por ela, que diz se inspirar em Beyoncé, Christina Aguilera, Mariah Carey, Madonna, Alicia Keys, entre outras. O disco bate 2 milhões de vendas no mundo inteiro e as músicas ficam entre as 10 mais tocadas nos Estados Unidos e Canadá.

A canção "Pon de Replay" ganha videoclipe e é muito bem recebido. O cenário é uma discoteca e o ritmo é muito dançante, portanto, o clima é contagiante. A faixa torna-se o hit do verão de 2005. "If It's Lovin' that You Want" também vira vídeo e aqui o ambiente é a praia e jet ski e Rihanna está belíssima de biquíni e saia estilo havaiana.

Em 2006, ela lança o disco “A Girl Like Me” , e a música “SOS” com amostras da canção "Tainted Love" da banda Soft Cell fica em primeiro lugar na Billboard Hot 100, nos EUA. Ela também ganha duas versões de videoclipes, uma produzida pela Nike que é patrocinadora desse clipe, e o oficial em que Rihanna dança muito sozinha e com um muso. A versão Nike se passa num ginásio, que em alguns se confunde com uma discoteca. As roupas dos dois clipes são bem diferentes.

Outros singles de sucesso são "Unfaithful", que bate primeiro lugar em Portugal e Canadá, além de "We Ride" e "Break It Off" que tem participação de Sean Paul. “Unfaithful” também ganha clipe no maior clima de romance num ambiente bem urbano de ruas e galpões. "We Ride" segue com um cenário praiano e de discotecas.

O disco vende mais de 4 milhões de cópias.

Em 2006, ela é convidada para sair em turnê com Akon e Jay-Z. Essa turnê se chama “Rock Tha Block Tour” . Riri também viaja, por quatro meses, com a banda Pussycat Dolls.

Paralelamente a suas apresentações, Rihanna fecha algumas parcerias, como por exemplo com a Clinique, onde grava uma canção promocional "Just be Happy" com a atriz Julia Roberts para o lançamento de um perfume. Ao lado de Nicole Scherzinger, ela grava a música "Winning Women" para uma campanha de desodorante da Procter & Gamble.

Rihanna estoura mundialmente

Em 2007, chega às lojas “Good Girl Gone Bad” , que é gravado em Los Angeles (EUA) e na primeira semana bate 1 milhão de cópias, mas chega a quase 9 milhões em todo o mundo. Agora Rihanna estoura em todos os países com o single “Umbrella” que tem participação de Jay-Z, em "Hate That I Love You" ela divide o microfone com Ne-Yo. Outros sucessos são “Rehab”, “Shut Up and Drive" e "Don't Stop the Music" com parte da canção "Wanna Be Startin' Somethin'" de Michael Jackson.

Ela chegou a ser processada por usar partes das canções de outros cantores, mas apesar disso, suas músicas ficam no top 10 de vários países, como Austrália, Canadá, Irlanda e Reino Unido.

“Umbrella” é escolhida o hit do verão em 2007 e é considerada uma das melhores músicas do ano. O clipe mostra uma canção empolgante, com efeitos especiais, cenário de casa, de danceteria e Rihanna diva!

"Shut Up And Drive" também vira clipe e agora Rihanna se arrisca no rock, levando esse clima para o vídeo que se passa dentro de uma moderníssima garagem de carros. "Hate That I Love You" tem participação de Ne-Yo e Rihanna está muito sensual de lingerie num local que parece um hotel. Já o clipe de "Rehab" se passa no deserto e num local que parece uma discoteca e tem participação do cantor-muso Justin Timberlake. De cabelos bem curtos, Riahanna está belíssima.

Rihanna sai em turnê mundial e passa pelo Canadá, América do Norte e do Sulk, Japão, Nova Zelândia, Europa, Oceania, África e Ásia. Ela dá o nome de “The Good Girl Gone Bad Tour” e faz mais de 70 shows, que dá origem ao DVD“Good Girl Gone Bad Live”. No fim da turnê, ela é convidada a continuar na estrada com o cantor Kanye West e passa pelos Estados Unidos, América Latina, Ásia, Europa, Nova Zelândia e Austrália. Essa turnê conta com participações surpresas, como Jay-Z e Chris Brown.

Rainha do Grammy

Em 2008, ela ganha o Grammy Award de Best Rap/Sung Collaboration pela canção "Umbrella" e ainda recebe mais cinco indicações: "Best R&B Song", "Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals" por "Hate That I Love You", "Best Dance Recording" por "Don't Stop the Music", "Record of the Year", "Song of the Year".

Rihanna também é destaque na premiação francesa NRJ Music Awards e abre a cerimônia com a música "Don't Stop The Music”.

A vez da gravadora

Em 2008, o álbum “Good Girl Gone Bad:Reloaded” é “relançado” com três faixas inéditas: "Take a Bow", "If I Never See Your Face Again" com participação da banda Maroon-5 e "Disturbia", escrita por Rihanna e Chris Brown. As três músicas são grande sucesso e mais uma vez ficam entre as mais tocadas.

O single "If I Never See Your Face Again" ganha clipe e Maroon 5 participa. Eles estão em um estúdio ou em quarto de hotel e a cantora sensualizando para os rapazes. Em "Disturbia", o clima é bem mais pesado, bem ao estilo de jogos mortais. No entanto, o clipe vai muito bem e fica no "Top Five Most Paranoid Music Videos"

No mesmo ano, a gravadora coloca no mercado o CD duplo, “Good Girl Gone Bad: Reloaded Deluxe Edition”, com as doze canções de “Reloaded” , as três relançadas e “Cry”. Também tem a versão em DVD e Blue-ray, “Good Girl Gone Bad Live”, gravado em um show na Inglaterra, além de um documentário sobre a turnê. Na primeira semana, só no Brasil vende mais de 20 mil cópias. O DVD é indicado ao Grammy Awards na categoria de "Best Long Form Music Video”.

De volta ao estúdio

Em 2009, Rihanna lança o álbum “Good Girl Gone Bad: The Remixes” que entre as 12 canções estão "Umbrella", "Disturbia" e "Don't Stop The Music". Todas são remixadas por diversos profissionais. Ele bate 330 mil cópias vendidas.

Ainda em 2009, Riri participa como atriz do clipe de Kanye West, "Paranoid”, interpretando uma namorada paranóica. Ao lado dele e de Jay-Z ela também grava o vídeo de "Run This Town" que retrata um clima de guerra e revolução.

No mesmo ano de 2009, chega às lojas “Rated R” com as canções "Russian Roulette" , "Wait Your Turn", que ganha clipe com uma pegada moderna e muito estilo, além de “Hard”, “Run This Town”, “It’s On With Alexa Chung”, “Rude Boy”, “Rockstar” com participação de Slash e “Te Amo”. Mais uma vez, ela fica entre as mais tocadas em diversos países. Para este trabalho, ela anuncia uma parceria com a Nokia que patrocina um concerto online da cantora.

Em 2010, Riri lança “Loud” com os singles “Only Girl (In the World)", "What's My Name?" e "S&M", que mais uma vez, ficam em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e vai muito bem em diversos países, como sempre acontece. No Reino Unido e no Canadá chega a ganhar disco de platina.

Em 2011, a estrela da música lança “Talk That Talk” que já chega com a música “We Found Love” estourada, inclusive no Brasil. Outros sucessos são “You da One”, We All Want Love e “Farewell”. Este disco é lançado logo após a primeira passagem da cantora pelo país com shows em SP, BH, Brasília e no Rock in Rio (aliás ela está confirmada para a edição de 2015).

É neste mesmo ano que ela ganha o Grammy Awards de melhor clipe com o sensualíssimo vídeo da canção “We Found Love”, que tem participação de Calvin Harris.

Rihanna também lança o documentário online “Rihanna – Road To Talk That Talk” no seu canal do Youtube e tem making of, depoimentos e imagens pessoais da cantora.

Em 2012, ela lança “Unapologetic” e a primeira música de trabalho é “Diamonds”, depois vem “Numb” com participação do Eminem, “Nobody’s Business” com Chris Brown, “What Now”, “Jump” e “Right Now” com David Guetta.

“Pour It Up” ganha clipe e dá o que falar com Rihanna usando, do seu jeito, peças da Channel. O clipe tem muita atitude. Em “Diamonds”, Riri aparece com muitos diamantes e depois segue cantando e correndo.

Rihanna, mais uma vez, surpreende e sai em turnê chamada “”777 Tour” que passa em sete cidades e leva um grupo de fãs e jornalistas de arena em arena, com a companhia da própria artista.
Enquanto não sai o seu novo disco - previsto para 2015 -, ela acaba de divulgar duas músicas inéditas “As real as you and me" e "Dancing in the dark" que estão na trilha sonora da animação "Cada um na sua casa". Além disso, ela faz a voz de uma das protagonistas do desenho junto com Jim Parsons e Steve Martin.

Rihanna, a marca

Desde que estreou na indústria fonográfica, Rihanna não para mais de fechar contratos milionários. Logo em 2005, a marca Secret Body Spray patrocina a primeira turnê da cantora. Depois ela firma parceria com a Nike, que investe na gravação de uma segunda versão do vídeo do single "SOS". Também tem a Clinique para promover a sua fragrância, "Happy" e a LG, que a nomeia embaixadora do modelo de telemóvel LG Chocolate.

Em 2007, torna-se modelo da marca de cosméticos CoverGirl que investe no clipe de "Umbrella". A Totes aproveita o sucesso para propor à cantora uma linha de guarda-chuvas personalizados, desenhados pela cantora. Em 2010, a turnê “Last Girl on Earth Tour” tem colaboração da operadora Optus e do Doritos.

E as principais marcas da high society também não ficam de fora. Em 2008, junto com a Gucci, elas lançam malas e acessórios da coleção "Tattoo Heart Collection" da Rihanna. Com Armani não é diferente. Primeiro Rihanna desenha algumas peças e depois tem a sua própria linha com looks casuais e de alta costura. Rihanna também é a primeira negra a ser o novo rosto da Dior. Ela é a garota-propaganda da campanha Secret Garden e as imagens são feitas em Versailles, na França.

Emprestar o seu rosto para a MAC da tão certo, que a empresa depois do sucesso da coleção RiRi Hearts ter se esgotado, a MAC coloca a bonita como garota-propaganda da linha Viva Glam. Essa campanha tem venda revertida para a MAC Ainds Foundation, organização que ajuda pacientes com Aids.

Por trás do glamour

Rihanna é filha de Mónica Fenty, de ascendência guianense, e de Ronald Fenty, de ascendência barbadiana e irlandesa, que se divorciaram quando ela estava com 14 anos. Rihanna tem mais dois irmãos.

Em 2009, ela vê o seu nome ir parar nos tabloides mundiais não por conta de seu trabalho musical, mas pela sua vida amorosa. Ela tem que se apresentar no Grammy Awards e não comparece. É que seu namorado Cris Brown a agride brutalmente e ela tem que ir ao hospital. Brown confessa e é condenado a cinco anos de liberdade condicional e seis meses de trabalhos comunitários e distância mínima de 50 m da cantora. Se ele não cumprir pode ser levado para o regime fechado. Alguns meses depois, ele pede desculpas à ex-namorada pela agressão. Eles chegam a reatar, mas logo se separaram novamente. Riri diz que esse foi um período muito difícil em sua vida.

Depois dessa história, a vida amorosa de Rihanna torna-se mais agitada. Ela namora o rapper canadense Drake e depois o jogador de baseball Matt Kemp. Há pouco tempo sai uma nota dizendo que ela estava com Richie Akiva, um velho amigo do ator Leonardo di Caprio. E a última é de que ela está conhecendo melhor o jogador de futebol Karim Benzema, do Real Madrid. Mas o que rola nos bastidores é que ela e Chris Brown não estão tão resolvidos assim.

Ações filatrópicas
Rihanna não mede esforços para ajudar ao próximo. Ela tem duas fundações, a The Believe Foundation para ajudar a proteger as crianças com doenças terminais. E também a Clara Lionel Foundation, que é criada em 2012 em homenagem aos seus avós Clara e Lionel, e tem a missão de dar mais qualidade de vida a quem se trata de câncer, em Barbados.

Riri também já ajudou a advogada Lisa Gershowitz Flynn (EUA) a encontrar uma medula compatível para se curar de um cancro. Por falar deste assunto, ao lado Mariah Carey, Mary J Blige e Miley Cyrus, ela solta a voz na canção “Just Stand Up", para uma campanha a favor da cura do cancro feminino. Mais de 10 milhões de dólares são arrecadados para fazerem mais pesquisas sobre o assunto.

A cantora também desenha uma coleção de roupas para a H&M para ajudar na luta contra a Aids. A causa é chamada de "Moda contra a AIDS”. E por falar em moda, ela participa de uma campanha da Gucci em benefício da UNICEF. Cerca de 25% das vendas dos acessórios que ela usa na campanha é destinada a filantropia. A venda das sacolas com o anúncio de Rihanna também é revertida.

Em 2009, Rihanna participa do "Recording Industry Association of America's Presidential Inauguration Charity Ball", para arrecadar fundos para a organização mundial antifome. ]

Desvendando Rihanna

* Rihanna tem diversas tatuagens, entre elas uma nota musical no seu tornozelo, o símbolo do signo de Peixes atrás da orelha direita, um conjunto de estrelas nas costas, a data de nascimento da melhor amiga no ombro, uma estrela na orelha, a expressão "Shhh…" no dedo, uma pistola de lado na barriga, entre outras.

* A cantora já participou de alguns filmes, como “Anne”, “Battleship – Batalha dos Mares” que foi um fracasso de bilheteria, "As Apimentadas: Tudo ou Nada", entre outros.

* Riri ganhou uma estátua no museu de cera Madame Tussauds, em Washington (EUA) . Ela está com a barriga de fora e até algumas de suas tatuagens foram retratadas na imagem.

* Desde 2011, é embaixadora do Turismo de Barbados, sua ilha natal.

* Ela já foi capa de mais de 70 revistas por conta de seu estilo e penteados.

* Rihanna declarou que quer levar uma vida mais saudável e deixar a vida boêmia e aquele cigarrinho de lado.
    Foto do Álbum