Editar Biografia

Biografia Roberto Leal

  • Nome completo:Roberto Leal
  • Nascimento: 27 de Novembro de 1951, (67 anos)
  • Origem:Macedo De Cavaleiros, Vale da Porca, Portugal
  • Começou há:48 anos em 1971
  • País:PortugalPortugal
  • Faleceu: há menos de 1 ano em 15 de Setembro de 2019 , SAO PAULO, São Paulo, Brasil
Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes, (Vale da Porca, 27 de Novembro de 1951) é um cantor português. Graças ao sucesso alcançado na década de 1970, apresenta-se como um embaixador da cultura portuguesa no Brasil.

Biografia
Aos onze anos de idade, em 1962, emigrou para o Brasil, juntamente com os pais e nove irmãos, em cinco viagens. Em São Paulo, após trabalhar como sapateiro e vendedor de doces, iniciou sua carreira de cantor de fados e músicas românticas.

Em 1971 obtém o seu primeiro grande sucesso com "Arrebita".

Ficou célebre o seu refrão "ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita", após aparição no Programa do Chacrinha.

Até hoje vende milhares de discos no Brasil e em Portugal, fazia muito sucesso nos programas de auditório e por muitos, é considerado muito educado e simpático.

Em 1979 chegou a participar de um filme sobre sua própria vida, chamado: "O Milagre" e que bateu recordes de bilheteria.

Costuma gravar músicas com mistura de ritmos lusos e brasileiros, tornando-se um cantor popular.

Já gravou CD com ritmo de forró, românticas e quase todo o seu repertório é composto de faixas de sua autoria, em parceria com sua esposa Márcia Lúcia, companheira e mãe de seus 3 filhos brasileiros.

Ainda hoje é aclamado como cult por brasileiros de todas as idades. A música Vira-Vira é baseado na sua música Arrebita.

Lançou no ano de 2007 o CD Canto da Terra e Raiç/Raízes em 2009. Nesses discos gravou músicas em mirandês, para divulgar a segunda língua oficial de Portugal, o mirandês.

Estes discos lhe conferiram prêmios e condecorações da crítica de música portuguesa pelo estudo aprofundado de instrumentos musicais muito usados na música mirandesa, como a gaitas de fole.

Ele já vendeu mais de dezessete milhões de discos e tem mais de trezentas canções gravadas.

É um dos compositores do atual hino da Portuguesa de Desportos, de São Paulo.

Ele é também sócio do restaurante de comida portuguesa Marquês de Marialva, em São Paulo, localizado na região de Alphaville.

Em 2011, entrou como ator no programa Último a Sair, 'falso'reality-show da autoria de Bruno Nogueira, João Quadros e Frederico Pombares, na RTP1, saindo vencedor.

Após este programa conseguiu reconhecimento dos portugueses como um artista português e que ama a sua terra natal, embora respeite o Brasil, a terra que o acolheu.

Também em 2011, lançou seu livro auto-biográfico, "Minhas Montanhas" em parceria com sua esposa Marcia Lucia Amaral Fernandes que também é co-autora da grande parte de suas composições.
    Foto do Álbum