Editar Biografia

Biografia Robinson Monteiro

  • Nome completo:Robinson Monteiro
  • Nascimento:
  • Origem:
  • Começou há:
  • País:
Desde pequeno, Robinson esteve envolvido com a música gospel, participando de corais e se apresentando em igrejas e eventos. Em 1999, sua primeira experiência profissional com o lançamento de forma independente do CD "Prostei-Me". Incentivado por amigos, Robinson inscreveu-se no Concurso de Calouros do Raul Gil, à época na TV Record, no entanto, sem muitas expectativas. Após cinco tentativas, Robinson foi chamado pela produção do programa e no dia de sua participação por um erro de grafia ("Robson" em lugar de "Robinson") sua entrada na Record não foi autorizada. Para Robinson, este seria mais um sinal de que não era para criar grandes expectativas em sua participação neste projeto, no entanto, a produção entrou mais uma vez em contato com ele acertando sua presença na semana seguinte. Daí em diante, sábado após sábado, Robinson Monteiro foi conquistando o respeito dos jurados e o carinho do público de todo o país, tornando-se o maior calouro da história do programa e, possivelmente da história da TV brasileira.

Em suas apresentações no programa do Raul Gil, Robinson Monteiro sempre aproveitava para dar seu testemunho de fé, além de demonstrar todo o seu talento musical. Toda esta trajetória culminou na contratação do cantor pela multinacional Warner Music que lançou imediatamente o CD "Anjo" em 2001 que superou a impressionante marca de 1,5 milhão de cópias em seu primeiro trabalho por uma gravadora, um verdadeiro fenômeno de vendas no país. Na seqüência, em 2002, vieram o CD "É Preciso Acreditar" que atingiu a marca de 250 mil cópias e o DVD "Anjo 2002". Em 2004, pela gravadora Robinson gravou "Romântico".

Em todos estes projetos, Robinson tinha a expectativa de incluir faixas com mensagens de caráter gospel, no entanto, em nenhuma destas produções foi permitido inserir canções deste gênero. O tempo foi passando e cada vez mais Robinson foi percebendo que estava como "peixe fora d'água", ele que sempre conviveu com pessoas cristãs, se apresentando em igrejas agora estava rodeado por pessoas com objetivos e compromissos bem distantes do seu, tendo que se apresentar muitas vezes em casas noturnas, boates e danceterias. O que parecia ser a realização de um sonho havia tornado-se um pesadelo, um fardo extremamente pesado para o jovem cantor. Por onde passava, Robinson arrastava multidões de fãs e admiradores em suas turnês pelo Brasil e exterior, mas apesar de todo este glamour, o que o cantor sentia era um enorme vazio.

Para culminar com todo este momento ruim, Robinson vivia constantemente preocupado com seu peso, tornando-se dependente de remédios para emagrecimento. Após um período muito conturbado, debaixo de muita tensão e stress, agravado pelo uso contínuo de medicações, Robinson Monteiro chegou ao limite sendo hospitalizado em situação crítica. Para a equipe médica seu quadro clínico inspirava muitos cuidados e a continuidade de sua carreira artística estava comprometida.

Neste momento, Robinson teve a ajuda de familiares e amigos da sua igreja orando e perseverando por sua vida. Como um milagre, restabeleceu-se prontamente e decidiu que a partir daquele instante dedicaria sua vida e talentos à propagação da Palavra de Deus.

Após um tempo, esperando pelo direcionamento de Deus, Robinson iniciou os contatos preliminares com a Line Records, incentivado por Jamily e sua mãe, antigas amigas de Raul Gil. Em mais alguns meses, Robinson Monteiro passa a ser contratado pela Line Records e sente que definitivamente realizaria o seu sonho de gravar um CD gospel por uma grande gravadora. À época da contratação, o cantor comentou: "é a primeira vez que assino um contrato e me sinto plenamente livre. Estou muito feliz!".

Alguns meses depois, Robinson inicia a seleção de seu repertório e começa a gravar seu primeiro trabalho gospel sob a coordenação do maestro Tuca Nascimento no estúdio da Line Records no Rio de Janeiro. "O Tuca foi um presente para o meu CD, ele é uma simpatia de pessoa e um profissional excelente. Adorei gravar com o Tuca, ele nos passa uma segurança impressionante!", comentou o cantor.

Em poucas semanas, o CD foi gravado e já na seqüência, Robinson foi até São Paulo, na TV Record para gravar seu DVD. "É muito interessante estar aqui neste palco mais uma vez, onde tudo começou alguns anos atrás, estou muito emocionado de gravar este DVD".

As participações especiais também são um detalhe especial. Realizando mais um sonho, Robinson Monteiro contou com a presença de sua "Diva", a cantora Rose Nascimento na faixa "Santo, Santo, Santo" e a jovem revelação, Aline Santana no CD e DVD e, ainda, Jamily e Soraya Moraes no DVD.

Em seu primeiro trabalho pela Line Records, o CD "Uma Nova História", Robinson Monteiro apresenta seus sucessos em 13 faixas em diferentes estilos, passando do pop ao pentecostal, com muitas baladas, black music e canções românticas.

O CD começa com uma linda canção de adoração, a música "Melhor Amigo", composição de Maciel Martins que também assina mais duas outras faixas. Na seqüência, uma belíssima canção de louvor e adoração, "Me Prostarei" também de Maciel Martins. A faixa 3 vem com arranjo de violões e nuances da música flamenca, "A Fé faz a Hora", da dupla de compositores Beno e Solange de César, que contribuem com 4 canções neste CD. Em "Necessito do Seu Amor" (Maciel Martins), Robinson expõe todo seu talento vocal numa música contagiante. As seguintes também prometem ser destaque desta produção.

Você Sabia?

1º A decisão de que Robinson deveria cantar nos templos evangélicos que sua família frequentava foi de sua avó Rosa de Jesus, quando ele tinha apenas cinco anos.

2º O cantor Robinson Monteiro nasceu na capital paulista em 18/09/1975, numa família com tradição em música gospel. Sua vocação, portanto, é de berço, o que fez com que a sua vida fosse toda dedicada à música. A bela voz chamou a atenção de professores e colegas já nos primeiros anos escolares. A avó – Rosa de Jesus – foi decisiva para que, aos cinco anos, ele pudesse cantar nos templos evangélicos freqüentados pela família. Essa é uma das principais razões para que fale com carinho e orgulho da avó.

3º A decisão de estudar técnicas vocais, com o incentivo de toda a família, foi tomada em 1987, quando tinha apenas 12 anos. Era o momento de estudar mais profundamente e lapidar o talento. Nesse período, a primeira professora o aconselhou a investir nos estudos de canto erudito num colégio adventista.

4º A participação, quase a contragosto, em 2001, como calouro no “Programa Raul Gil” foi decisiva para sedimentar sua popularidade. Foi no mesmo programa que recebeu o apelido de Anjinho que, certamente, o acompanhará por toda a carreira.

5º Ainda em 2001, lançou o CD “Anjo”, com um repertório de canções que o inspiraram por toda a vida. Esse trabalho lhe rendeu mais de 100 mil cópias vendidas na primeira semana e uma agenda de shows apertada.

6º No final de 2002, saiu o álbum “É Preciso Acreditar”, com canções de temas natalinos, e com ele ganhou disco de ouro.

7º Robinson se afastou por um período, mas em novembro de 2004, foi lançado “Romântico”, com músicas de todos os tempos. “Uma Nova História” é o trabalho lançado em 2006, em CD e DVD.
    Foto do Álbum