Editar Biografia

Biografia Roupa Nova

BrasilRio De Janeiro / Rio de Janeiro / Brasil Começou há 38 anos em 1980
Uma das principais bandas brasileiras, o Roupa Nova começou, no Rio de Janeiro, tocando em bailes e gravando vinhetas. Alguns membros do grupo faziam parte da banda Os Famks, que era muito conhecida no subúrbio carioca. Com o entra e sai de alguns meninos, em 1980 eles foram rebatizados de ”Roupa Nova" e os integrantes Paulinho (percussão e vocal), Serginho Herval (bateria e vocal), Nando (baixo e vocal), Kiko (guitarra, violões e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Ricardo Feghali (piano, teclados e vocal) nunca mais se separaram. Eles tiveram como padrinho ninguém menos que o cantor-ícone da MPB Milton Nascimento e o diretor musical da Rede Globo Mariozinho Rocha e já nos primeiros discos eles estouraram. Suas músicas, sempre embaladas pelo amor, já rendeu ao grupo mais 18 milhões de cópias vendidas, mais de 50 hits de sucesso e dezenas de músicas em trilhas sonoras de novelas. São deles também o "Tema da Vitória", usado nas transmissões das corridas de Fórmula 1 sempre que o piloto Ayrton Senna era campeão. Esse é só o começo da história dessa banda que tem mais de 30 anos de existência.

Um disco atrás do outro

Com a ajuda de Milton Nascimento e Mariozinho Rocha, a banda enfim começa a conquistar o espaço que tanto deseja, assina com uma gravadora e em 1981 sai o primeiro disco da banda com o nome “Roupa Nova”. O álbum tem sucessos como "Sapato Velho", "Canção de Verão" e "Bem Simples". “Canção de Verão” ajuda a banda a alcançar o sucesso ao entrar para a trilha sonora da novela “As Três Marias”.

Em 1982, eles lançam o segundo álbum que também leva o nome de “Roupa Nova”. As músicas de destaques são “Lumiar”, "Clarear", "Vira de Lado", "Vôo Livre", “Brisa da Manhã” e “Tributo ao Sorriso”.

No ano seguinte, eles colocam na loja “Roupa Nova” com os sucessos “Anjo”, “Caleidoscópio”, “Fora do Ar”, “Assim Como Eu”, “Videogame” e “Sensual”.

Em todos os discos, as canções estouram e tocam muito nas rádios.

Em 1984 é a vez de outro disco chamado “Roupa Nova” e os destaques são: "Chuva de Prata", "Não Dá", "Tímida" e "Whisky a go-go". A banda é sucesso absoluto e “Whisky a Go-Go” nunca mais sai do repertório dos shows.

Mais e mais sucessos

Em 1985, eles lançam “Roupa Nova” e os sucessos ficam por conta de “Show de Rock ‘n Roll”, “Trem Azul”, “Linda Demais” e “Dona”, que também entram para a história da banda. "Dona" é um cover de Sá e Guarabyra e "Corações Psicodélicos" é um cover de Lobão e os Ronaldos. Este trabalho rende disco de ouro, platina e platina duplo. O álbum bate mais de 2,2 milhões de discos vendidos, alavancando de vez a carreira da banda.

Em 1987, ele coloca nas lojas “Herança” e a música de destaque é “Volta Pra Mim”, “A Força do Amor”, “De Volta para o Futuro” e “Cristina”. O disco vende mais de 1 milhão de cópias.

No ano seguinte é a vez de “Luz” e as músicas de sucesso ficam por conta de “Meu Universo é Você”, que também vira um grande hit da banda, “Vício”, “Romântico Demais” e “Chama”. Neste disco, o grupo infantil Trem da Alegria participa na canção "Filhos"

Em 1990, eles lançam “Frente e Versos” que tem a versão a capela da música “Yesterday”, dos Beatles, além de “Amo em Silêncio”, “Esse Tal de Repi em Roll”, entre outras.

Disco em espanhol e outros CD’s

Dois anos depois é a vez de “O melhor em Espanhol” que é uma coletânea com grandes sucessos em espanhol, entre elas “Regresa a mi”, “La Fuerza de Amar”, Mi dueña, Timida, Linda, Zapato Viejo, Tu me das cuerda.

Em 1993, eles colocam nas lojas “De Volta ao Começo”, onde cantam músicas de diversos compositores, como por exemplo, “De Volta ao Começo”, de Gonzaguinha, “Carolina”, de Chico Buarque, “Maria Maria”, de Milton Nascimento, “Meu Erro” de Herbert Vianna, “Eu Estou Apaixonado por Você”, de Roberto e Erasmo Carlos.

Em 1994, eles lançam “Vida Nova” e o grande sucesso desse disco é “A Viagem” que entra na novela que tem o mesmo nome da música. Outras canções que se destacam são “Coração Aberto” e “Os Corações Não São Iguais”.

Especial novelas e outros

Nessa época, elas já emplacam diversas músicas em trilhas sonoras. Por conta disso, em 1995, eles lançam “Novela Hits” que é uma coletânea com as músicas da banda que entraram em algumas telenovelas. Estão no repertório: “Ibiza Dance”, de Explode Coração, “A Viagem”, de A Viagem, “Coração Pirata”, de Rainha da Sucata, “Dona”, de Roque Santeiro, “Felicidade”, em Felicidade, Whisky a Go Go” em Um Sonho a Mais, entre outros.

O disco “6/1” sai em 1996 e as baladas são “Nossa História”, “Pode Chamar” e “Perdoa”, além de “Amar é...” que tem participação da apresentadora Adriane Galisteu.

No ano seguinte, chega nas lojas, “Através dos Tempos” só com músicas inéditas. O CD ainda tem a participação do vocalista do Bread, David Gates na faixa “De Ninguém” versão de “The Guitar Man”, além de “Você no Coração”, “Zapato Viejo” versão de “Sapato Velho”, “Muito Mais”, “Não Dá pra ser feliz”, “Adrenalina”, “Continente Perdido” e “Vale a Pena”.

Em 1999, o grupo investe em “Agora Sim”, disco que eles regravam 10 músicas com arranjos diferentes e ainda tem quatro inéditas. No repertório estão “Anjo”, “Volta pra Mim”, “Clarear”, “Coração Pirata”, “Meu Universo é Você” e “Whisky a Go-Go”.

Homenagem e realização de sonhos

Em 2001, eles lançam “Ouro de Minas” onde fazem uma homenagem os compositores mineiros e regravam 12 músicas com algumas participações especiais. Em “Feira Moderna”, eles cantam com Zélia Duncan, “Tudo o que Podia Ser” tem participação de Sandra de Sá, “Nascente” conta com Luciana Mello, em “O Sal da Terra” eles dividem o microfone com Ivete Sangalo e em “Fé Cega, Faca Amolada”, a parceria é com Elba Ramalho.

Com selo independente, o Roupa Nova Music, eles realizam o sonho de gravar, em 2005, o CD e DVD “RoupAcústico”, que tem grandes sucessos da banda e mais três músicas inéditas. Estão neste trabalho “Dona”,. “A Força do Amor”, “Linda Demais”, “Seguindo no Trem Azul”, “A Lenda”, “Meu Universo é Você”, “Bem Simples” e “Amar é...”.

Neste mesmo ano, o grupo vence o Prêmio TIM de Música de melhor disco com “Roupacústico” e de melhor grupo.

Em 2006 é a vez de “RoupAcústico 2” que é praticamente um complemento do primeiro. Em pouco mais de um mês, o DVD ganha platina e disco de ouro. Não ficam de fora os sucessos “Agora Sim”, “De Volta ao Futuro”, “Felicidade” e as novas canções “A Metade da Maçã”, “Retratos Rasgados” e “É Cedo”.

Em 2007, eles lançam “Natal Todo Dia”, com versões natalianas mudialmente conhecidas. No repertório estão “Noite Feliz”, “Então é Natal”, “A Paz”, “Natal Branco”, “Volte Nesse Natal (Come Home for Christmas)”, que tem participação do ex-lider do Bread, David Gates. O disco ainda tem três canções interpretadas em suas versões originais, como “Bay By Day”, “My Sweet Lord” e “What a Wonderful World” e as inéditas “Natal Todo Dia”, “No Fundo do Coração” e “Um Anjo Muito Especial”.

Em 2007, eles vencem novamente o Prêmio TIM de Música como melhor grupo com o álbum “RoupaAcústico 2”.

No ano seguinte sai o CD e DVD “Roupa Nova 4 You” e a música “Toma Conta de Mim” estoura nas rádios. Outros destaques são “Cantar faz Feliz”, “Cheio de Surpresas”, “Chamado de Amor” e “Quero Você”.

Em 2009, eles realizam o sonho de gravar um disco no estúdio Abbey Road, onde os Beatles gravavam suas músicas e lançam “Roupa Nova em Londres”. Com 10 canções inéditas, como “Do Outro Lado da Calçada”, “Reacender (Shine)”, “Todas Elas”, “Alguém no Teu Lugar”, “Mais Feliz”, “A Cor do Dinheiro”, tem quatro regravações, entre elas “Sonho”, “Muito Mais”, “Lembranças” e “She's Leaving Home”, de Paul McCartney e John Lennon. No DVD tem a versão bônus de “Lumiar” e histórias de bastidores. Este trabalho rende ao grupo o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo brasileiro.

30 anos e mais trabalho

Em 2010, eles lançam o CD, DVD e Blue Ray “Roupa Nova – 30 anos” com canções que marcaram época e outras inéditas. Gravado em São Paulo, o sexteto recebeu diversos convidados: Milton Nascimento em “Nos Bailes da Vida”, Sandy em “Chuva de Prata”, Padre Fábio de Melo em “A Paz” e Fresno em “Show de Rock’n Roll”. No repertório não faltam: “Sapato Velho”, “Linda Demais”, “A viagem”, “Volta pra Mim”, “Dona” e “Meu universo é você”. O próprio grupo que dirigiu o trabalho. O álbum é sucesso absoluto e conquista disco de ouro e platina pela Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPD)
Em 2012 o grupo inova e coloca nas lojas o CD e DVD “Cruzeiro Roupa Nova” gravados em formato acústico a bordo de um transatlântico. Além de canções inéditas e versões de sucessos internacionais, tem ainda as canções já conhecidas, como "Frisson", "Tudo Desarrumado", "Não Dá", "Luz do Teu Caminho" e "Terra do Amor". O cruzeiro passou pela região de Santos com escalas em Búzios e Ilhabela.

Também em 2013 o Roupa Nova lança um projeto comemorativo pelos 33 anos de carreira, o “Box Roupa Nova Music”, que reúne os últimos cinco DVD's lançados pelo grupo e ainda um EP com seis canções inéditas. Os DVDs incluídos nessa edição especial são 'RoupAcústico', 'RoupAcústico 2', 'Roupa Nova em Londres', 'Roupa Nova 30 anos' e 'Cruzeiro Roupa Nova'.

Em 2014, o grupo grava a canção inédita "Depende", junto com a dupla Zezé Di Camargo e Luciano. A parceria resulta em uma série de shows pelo Brasil.

Grandes parcerias

Vários artistas também gravaram músicas compostas pelo Roupa Nova. Alguns exemplos são: “A Lenda” foi gravada por Sandy e Júnior e estourou no Brasil inteiro. “A Força do Amor” e “De volta pro futuro” foram cantadas pela dupla Rick e Renner, “Linda Demais”, "Meu Universo É você" e "Volta pra mim" foram escolhidas pelo cantor Eduardo Costa, “Retratos Rasgados” ganhou vida na voz de Victor & Léo e "Whisky a go go" foi gravada pelo KLB.

Especial trilhas sonoras

O Roupa Nova é uma das bandas que mais músicas emplacou em trilhas sonoras. São muitas dezenas, confira:

Na novela Um sonho a mais entraram "Whisky a Go Go", tema de abertura, e "Chuva de Prata" na voz de Gal Costa com participação especial do sexteto. Em Corpo Santo, da Rede Manchete, o tema de abertura era "Um Lugar no Mundo", mas também entrou na trilha as canções "Amor Explícito" em parceria com a cantora Simone e "Um Sonho a Dois", junto com Joanna.

Em Felicidade, eles emplacaram "Felicidade", que era o tema de abertura, e a música "Começo, Meio e Fim". Explode Coração ganhou a música "Ibiza Dance" no tema de abertura da novela e depois os meninos fizeram uma versão “Ibiza Dance Remix” como faixa extra.

Em Estrela Guia e Desejo Proibido entrou a canção "Amor de Índio". Nas novelas Voltei para Você, da Rede Globo, e O Direito de Nascer, do SBT usaram a música "Sensual".

A música “Dona” entra nas novelas Roque Santeiro e Império. “Um anjo Muito Especial” vai para Sete Pecados. Em Suave Veneno a música selecionada é “Bem Maior"

"Deixa o Amor Acontecer" faz parte da trilha sonora da novela Uga Uga e "Muito Mais", de Torre de Babel. "O Sonho Acabou" (The end of the World), entra na novela Anjo Mau e "Ando Meio Desligado" em Sonho Meu.

"De Volta ao Começo" faz parte da trilha da telenovela Renascer, "Maria Maria" de Caminhos do Coração, da Rede Record. "Um Lugar no Mundo" entra em Corpo Santo, "Clarear" em Jogo da Vida, “Simplesmente" em Paraíso e “Coração Pirata” entra em Rainha da Sucata.

História em livro

Para coroar todo o sucesso, o grupo também ganha uma biografia chamada “Tudo de Novo - Biografia Oficial do Roupa Nova’, do grupo editorial Record. No livro, a jornalista Vanessa Oliveira, conta em detalhes, desde quando a música entrou na vida de cada um dos integrantes até os dias atuais. Todas as referências da banda, depoimentos dos integrantes e de cantores importantes para a carreira da banda, como Milton Nascimento, Zizi Possi, Ronaldo Bastos, Erasmo Carlos, Fagner, e muitos outros.
    Foto do Álbum