Editar Biografia

Biografia Simple Plan

CanadáMontreal / Quebec / Canadá Começou há 22 anos em 1999
Simple Plan é uma banda de pop punk do Canadá formada em Montreal em 1999. A banda alcançou o sucesso em 2002 com edição do álbum "No Pads, No Helmets...Just Balls" depois de mais de 11 meses sem qualquer tipo de apoio de rádios ou televisões.
Todos os membros são Franco-Canadenses. A banda já lançou três álbuns de estúdio: No Pads, No Helmets...Just Balls (2002), Still Not Getting Any... (2004) e Simple Plan (2008), um álbum ao vivo: MTV Hard Rock Live (2005), um DVD: A Big Package For You (2003) e uma EP: Live In Japan (2003).


Biografia

A história da banda começa em meados dos anos 90 quando o vocalista Pierre Bouvier e o baterista Chuck Comeau, ambos então com 13 anos, fundaram o Reset, uma banda de Punk Rock que conseguiu um sucesso modesto no Canadá com o lançamento de dois álbuns: "No Worries" (1997) e "No Limits" (1999). Apesar de a banda ter digressões e de abrir shows de bandas como Face To Face, MxPx, Ten Foot Pole por todo o Canadá, Chuck e um outro membro da banda achavam que isso não era suficiente e decidiram desistir antes de terminar o segundo álbum, deixando Pierre e Phillipe Joliecoer (o guitarrista) sozinhos. Apesar disso, e depois de arranjarem um novo baterista, os Reset conseguiram terminar o seu segundo álbum e continuaram com as suas digressões. Mas, a certa altura, Pierre começou a achar que a banda não iria crescer mais e também decidiu desistir.
Entretanto, Chuck tinha desistido da Universidade e formado uma nova banda com os amigos de escola Jeff Stinco e Sebastien Lefebvre. Este novo grupo andava à procura de um vocalista e viu muitos candidatos até que, um dia, por coincidência, Chuck encontrou Pierre num shows dos Sugar Ray e propos-lhe entrar na banda. Na altura Pierre hesitou um pouco porque estava farto daquele mundo, mas concordou em ir vê-los ensaiar. Quando ouviu as músicas em que estavam a trabalhar, Pierre aceitou entrar na banda.
Depois de Pierre se ter juntado, a banda começou a trabalhar no seu som e a dar vários shows na sua terra natal, mas achavam que faltava alguma coisa. Foi então que ouviram dizer que os Reset tinham um novo vocalista e decidiram ir ver um show por curiosidade. Esse substituto era David Desrosiers e eles ficaram tão impressionados que decidiram pedir-lhe para se juntar a eles. David aceitou depois de alguma hesitação e assim nasce o Simple Plan.
Agora, com a banda completa, os cinco rapazes começaram a gravar demos e a enviá-los para editoras, mas estas recusavam-nos constantemente. A grande oportunidade surgiu quando descobriram que o presidente da Lava Records, ía a Montreal ouvir uma outra banda local. O Simple Plan não perdeu esta chance e alugaram um bar para actuarem nessa noite e conseguiram desviar o presidente para ver a sua atuação e não a da outra banda. Este ficou impressionado e decidiu contratá-los.
A banda em concerto.
Pouco depois a banda começou a trabalhar no seu álbum de estreia: No Pads, No Helmets...Just Balls que saiu na Primavera de 2002. No princípio, o álbum não teve o sucesso esperado uma vez que o primeiro single, "I'm Just a Kid" não foi bem acolhido pelo público. Mas não foi por isso que a banda desanimou: tocaram vários shows e foram construindo uma base de fãs sólida, mas a grande revelação aconteceu quando lançaram o segundo single "I'd Do Anything" com a colaboração de Mark Hoppus dos Blink-182. A música foi um êxito no programa da MTV, TRL e foi o primeiro single deles a entrar para os Hot 100 da Billboard. Os outros singles do álbum, "Addicted" e "Perfect" também tiveram um grande sucesso e pulou a banda para o topo do seu gênero. O topo desse sucesso foi a nomeação do vídeo de "Addicted" para os MTV Video Music Awards de 2003 na categoria de Best New Artist. Ao todo, No Pads, No Helmets...Just Balls vendeu quase 3 milhões de cópias pelo mundo inteiro.
Após todo este sucesso, a banda tinha a tarefa árdua de lhe dar continuidade e lançar um segundo álbum que os mantivesse no topo. Sendo assim, convidaram Bob Rock para produzir esse álbum. Depois de passarem o Verão de 2004 em estúdio, a banda lançou Still Not Getting Any... em Outubro de 2004. O álbum teve um sucesso imediato estreando-se no top 10 nos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. O single "Welcome To My Life" (assim como todos os restantes) foi um sucesso por todo o mundo fazendo com que o álbum tivesse ainda mais sucesso do que o primeiro.
Still Not Getting Any... vendeu aproximadamente 5 milhões de cópias fazendo-os uma das bandas Rock com maior sucesso do Mundo.
O novo álbum, lançado em 12 de Fereveiro de 2008, chamado Simple Plan contou com a colaboração de 3 produtores, Nate "Danja" Hills (Nelly Furtado, Justin Timberlake, Britney Spears), Dave Fortman (Evanescence, Ugly Kid Joe) e DJ Lethal (Limp Bizkit).
A 29 de Outubro lançaram o primeiro single do terceiro álbum, "When I'm Gone", através de um webchat com os fãs.


Membros
  • Pierre Bouvier - Vocalista
  • Jeff Stinco - Guitarrista
  • Chuck Comeau - Baterista
  • Sebastien Lefebvre - Guitarrista/Back Vocals
  • David Desrosiers - Baixaista/Back Vocals


Discografia
[h3]

Álbuns de estúdio
[/h3]

Curiosidades
  • A banda deu uma grande contribuição ao Scooby-Doo. "Grow Up" fez parte da banda sonora do primeiro filme e "Don't Wanna Think About You", do segundo. Para além disso o tema do genérico da série "What's New Scooby-Doo" é deles e até tiveram uma participação especial nessa série num episódio chamado "Simple Plan and the Invisible Mad Man".
  • Era previsto filmarem o vídeo de Welcome To My Life na ponte Jacqes-Cartier em Montreal, mas não os deixaram.
  • A música "If I Die Tomorrow" dos Mötley Crue foi originalmente escrita por eles.
  • O primeiro álbum da banda tem colaborações de Mark Hoppus do Blink-182 em "I'd Do Anything" e de Joel Madden dos Good Charlotte em "You Don't Mean Anything".
  • Mark Hoppus ouvia "I'd Do Anything" antes dos shows porque lhe dava energia.
  • Já andaram em digressão com bandas como Green Day, Good Charlotte, Blink-182, The All-American Rejects e Sugar Ray (entre muitas outras).
  • O nome Simple Plan surgiu quando a banda viu o filme "O Plano" (título original: A Simple Plan)
  • O Mark Hoppus sugeriu que eles se chamassem One Legged Duck. Outro dos nomes pensados foi Ocean's 11.
  • Tentaram apanha-los para o programa Punk'd da MTV, mas eles descobriram e o episódio não chegou a passar.
  • Um dos guitarristas dos Reset, Jean-Sebastien Boileau chegou a tocar com os Simple Plan, mas desistiu porque não conseguia conciliar os estudos e a banda. Hoje é veterinário.
  • Chegou a estar em 2º lugar nos meses de Dezembro,Janeiro e Fevereiro (2006 - 2007) no mais conhecido site de busca de letras de músicas do Brasil.
  • Ganharam o prêmio de Banda Canadense Preferida nos MMVA's 4 anos seguidos.
  • Participaram do filme "No Pique de Nova Iorque" com as gêmeas Olsen.
  • Ganharam dois prêmios nos ADISQ (uma espécie de Grammys de Quebec) para Artista Mais Prestigiado do Quebec e melhor álbum anglofónico por MTV Hard Rock Live.
  • Levaram para casa o prémio na categoria de Artes, Literatura e Espectáculos na 23º Gala Excellence La Presse realizada no Quebec.
  • A banda fez a primeira parte da digressão Try To Shut Me Up da Avril Lavigne.
  • A Lava Records rejeitou-os duas vezes antes de os contratar.
  • A sua cover de "Happy Together" é mais ouvida do que a original dos The Turtles no iLike.
  • O guitarrista Jeff Stinco ganhou recentemente uma filha, a Maya Stinco, de um ano de idade. Sua namorada, France Turgeon, está grávida novamente de oito meses, porém não se sabe ainda o sexo do bebê.

Referências


Ligações externas

  • Commons

  • Wikiquote
  • Página oficial da banda (em inglês)



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Simple_Plan
    Foto do Álbum