Editar Biografia

Biografia Skank

BrasilBelo Horizonte / Minas Gerais / Brasil Começou há 27 anos em 1991
Minas Gerais é mesmo uma terra muito fértil quando se fala em música. Um dos maiores grupos de pop rock, o Skank nasceu lá em 1991. Formada por Samuel Rosa na voz e na guitarra, Henrique Portugal nos teclados, Lelo Zaneti no baixo e Haroldo Ferretti na bateria, a banda segue com os mesmos integrantes até hoje. O que os une é o interesse de levar o "swingue" do Skank para o Brasil e o mundo. Suas músicas possuem dancehall, reggae, raggamuffin, rock , batidas dançantes e psicodélica. O Skank soma mais de 6 milhões de discos vendidos, dezenas de prêmios e um público que lota todos os shows da banda. Saiba tudo sobre a banda que quando toca não deixa ninguém parado.

Skank: uma história de absoluto sucesso


Perseverança desde o começo

Tudo começou em 1983 quando Samuel e Henrique começaram a tocar em uma banda de reggae chamada Pouso Alto do Reggae. Também fazia parte da banda, os irmãos Dinho e Alexandre, mas ao conseguirem um show em uma casa de concertos, os irmãos não puderam ir e eles convidaram o baixista Lelo Zaneti e o baterista Haroldo Ferretti. Antes da apresentação eles mudaram o nome para Skank e assim foram anunciados.

Eles curtiram tocar junto e resolveram seguir em frente. O Skank passou a se apresentar em churrascarias, bares e casas de shows. Segundo os meninos, eles tocavam muito cover, que afinal de contas, era moda naquela época.

Eles então resolveram gravar um álbum e isso aconteceu entre 1992 e 1993. O Lelo e o empresário do grupo, Fernando Furtado, saíram pela cidade divulgando o disco e entregaram nas lojas. Foram vendidas as 3 mil cópias. Também teve divulgação nas rádios e na imprensa escrita e aí o Skank começou a aparecer fora de BH.

Essa foi a capa do primeiro disco


Os discos e o sucesso

A história de sucesso da banda está muito vinculada ao lançamento de seus álbuns. No começo da carreira, a cada novo disco, diversas músicas ficavam entre as mais tocadas.

Voltando a falar do primeiro disco. Ele ganhou o nome de "Skank". Lançado de forma independente, logo chamou a atenção e eles assinaram com a gravadora Sony Music, que criou o selo Chaos. Estão neste disco, as músicas "Tanto (I Want You)", "Let Me Try Again" e "Cadê o Pênalti?" que tocaram muito nos bares de BH assim como "In(Dig)Nação".

Os meninos cantando "In(Dig)Nação" no começo da carreira

Vídeo Youtube - o01paSkEqTs


No ano seguinte foi a vez de "Calango" e aí eles estouraram Brasil a fora. Todo mundo cantava e dançava "Jackie Tequila" e "Te Ver". Neste disco também está uma versão para "É Proibido Fumar", de Roberto e Erasmo Carlos, que entrou no projeto "Rei", produzido por Roberto Frejat. O álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias e um novo jeito de fazer pop rock mineiro encantou uma geração.

Em 1996, os mineiros lançaram "O Samba Poconé" e aí foi a vez de ganhar o mundo. Eles se apresentaram na França, Estados Unidos, Chile, Argentina, Suíça, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. Neste disco, Samuel faz uma brilhante parceria com Nando Reis na música “É uma Partida de Futebol” . Os hits "Zé Trindade", "Los Pretos" e "Sem Terra" receberam a participação de Manu Chao, do grupo francês Mano Negra. Também está neste álbum o hit "Garota Nacional", que é um dos maiores sucessos do Skank. Ele ficou em primeiro lugar até na Espanha. "O Samba Poconé" bateu quase 2 millhões de cópias vendidas.

Nando e Samuel é sempre um encontro memorável

Vídeo Youtube - xrrwvKuHSO8


Essa é a capa do disco de sucesso


"Garota Nacional" foi a única música brasileira a entrar na caixa “Soundtrack for a Century”, lançada para comemorar os 100 anos da Sony Music. Skank então viu seus discos ganhar edições norte-americanas, italianas, japonesas, francesas e em diversos países ao redor do mundo.

Relembre aqui "Garota Nacional"

Vídeo Youtube - X0OjbLKIbcc


Em seguida, veio "Siderado", que foi mixado em Londres, no Abbey Road, espaço muito usado pelos Beatles. Skank inaugura sua parceria com Marcelo Yuka, ex- O Rappa em "Do Ben" e Rodrigo Leão do Professor Antena em "Saideira", além do grupo instrumental Uakit em “No Meio do Mar” e Daúde em "Don Blás".

"Saideira" fez muito sucesso também

Vídeo Youtube - oC7UG5mjACQ


Depois foi lançado "Maquinarama", gravado no estúdio montado nos fundos da casa da mãe de Haroldo Ferretti. Nesse disco estão as músicas "Ali" e "Água e Fogo", parceria de Samuel com seu fiel escudeiro Chico Amaral e Edgar Scandurra.

Em 2001, eles resolvem fazer um disco ao vivo na Praça Tiradentes, em Minas Gerais, e lançam o CD e DVD "Ao Vivo Ouro Preto", que vendeu mais de 500 mil cópias e a música inédita "Acima do Sol" ficou entre as mais tocadas. No repertório grandes sucessos do grupo, como "É uma partida de futebol", "Pacato Cidadão", "Jackie Tequila", "Balada do amor inabalável", "Três lados", "Tão Seu", "Saideira" e "Resposta".

Aperte o play e curta "Acima do Sol"

Vídeo Youtube - iQfienoYHFE


Em 2003, eles colocaram nas lojas o "Cosmotron", que foi muito bem e ganhou muitos elogios. Neste disco está "Dois Rios", com letra de Nando Reis e melodia de Lô Borges e Samuel. A música se destacou e ganhou até prêmio melhor videoclipe pop no Video Music Brasil 2003. Novamente o Skank seguiu em turnê internacional.

O hit "Vou Deixar" também é premiado no VMB como melhor videoclipe. É o ringtone com o maior número de downloads no país.

Vamos de "Vou Deixar"?

Vídeo Youtube - Yu7Y7s5mkTM


Em 2004, eles investiram na coletânea "Radiola", que tem os sucessos dos discos "Maquinarama" e "Cosmotron", além de oito hits remasterizados em Nova York. O disco também teve as inéditas "Um Mais Um" e "Onde Estão?" e duas versões exclusivas de "Vamos Fugir", de Gilberto Gil e Liminha e "I Want You", de Bob Dylan. Álbum vendeu mais de 210 mil cópias.

"Vamos Fugir" é boa demais. No Rock in Rio é ainda melhor

Vídeo Youtube - Jzw_UKpsJfk


E um pouco de Bob Dylan da voz de Samuel

Vídeo Youtube - 4-kzJMQU6hk


Em 2006, o novo álbum do Skank chegou com o nome de "Carrossel" e foi gravado no estúdio que a banda tem em Belo Horizonte. Como eles sempre gostam de inovar, a banda colocou uma câmera no estúdio que transmitia imagens em tempo real pra os fãs. Ele foi mixado em Nova Iorque e tinha 15 faixas inéditas, de Samuel Rosa com diversos parceiros, entre eles Nando Reis e Arnaldo Antunes.

Samuel ensaiando no estúdio


O primeiro single, "Uma Canção É Para Isso", foi disponibilizado para audição no site da banda 15 dias antes do lançamento oficial do álbum.

Confira aqui

Vídeo Youtube - g0SLoHYbS-8


Em 2008, é a vez de "Estandarte", que tem o hit "Ainda Gosto Dela" com participação de Negra Li. A música estourou e levou o prêmio de Melhor Clipe no Mulrishow.

Assista aqui ao clipe

Vídeo Youtube - FBVV13YiBCc


Também está nesse álbum "Sutilmente", que foi premiada no Vídeo Music Brasil (VMB) 2009 como o melhor clipe. O álbum ainda foi indicado ao Grammy Latino 2009, na categoria "Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro".

Essa é a capa do disco


Depois disso, Skank lançou o álbum duplo, DVD e Blu Ray, "Multishow ao Vivo – Skank no Mineirão", com show no estádio mineiro que teve ingressos esgotados. A cantora Negra Li fez uma participação especial. Ao todo são 31 músicas, sendo 21 do roteiro do show, oito canções do BIS, além de duas versões em estúdio: as inéditas "De Repente" e "Fotos na Estante", além de "Presença". No extra do DVD, tem ainda as músicas extras e um mini making of, intitulado "Mineirão, Música e Futebol". No repertório geral estão "Vou Deixar", "Sutilmente", "É uma Partida de Futebol", "Acima do Sol", "Resposta". Os fãs da banda puderam escolher alumas músicas através do site da banda.

Foto do show no Mineirão


Escute aqui "De repente"

Vídeo Youtube - o5g6g4ogUbo


Em 2011, chega às lojas Skank Rock in Rio Ao Vivo. A banda gravou durante sua apresentação no evento e foi demais. Teve "Ainda Gosto Dela", "Jackie Tequila", "É Proibido Fumar" de Erasmo Carlos, com participação da plateia, "Vamos Fugir", de Gilberto Gil, "Esmola", "Uma Canção é Pra Isso", além de "Garota Nacional", "É Uma Partida de Futebol", "Três Lados" e "Sutilmente". Antes do show deles, o RIR recebeu Frejat, Maná, Maroon 5 e Coldplay.

Na edição de 2015, Samuel recebeu o próprio Tremendão para cantar a música

Vídeo Youtube - nqCxmzanGXQ


Em seguida veio "Skank 91" com as primeiras gravações do Skank. Mas o material é todo inédito e ficou guardado pela banda durante esses 20 anos. O disco foi masterizado em NY por Chris Gehringer, tem novas versões para “Telefone”, da Gang 90, "Raça" de Milton Nascimento e "Shot in The Dark" de Henry Mancini.

E em 2014 é lançado "Velocia" com músicas voltadas para o folk e a swingada. Os sucessos ficam por conta do suingado “Alexia”, o reggae "Multidão" com participação de BNegão, a mais metalizada "Do Mesmo Jeito" com Lucas, a eletrorock "Aniversário" com Lia Paris, o reggae "Ela me Deixou" com Nando Reis e Emicida marca presença dupla, no synthpop "Rio Beautiful" e no rocksteady "Tudo Isso", entre outras.

O disco passou por BH, Londres e Nova York, onde foi mixado no estúdio Avatar, responsável por alguns dos principais discos pop atuais.

Confira o clipe da música “Presença” com Emicida

Vídeo Youtube - 1MjMQcfiJi8


Festivais internacionais

Além das turnês internacionais, o Skank já participou de diversos festivais mundo a fora: Portugal, Dinamarca, Bélgica, Estados Unidos, Suíça, Argentina, Chile, Espanha, França, entre outros.

Skank se apresenta no Chile e canta em espanhol

Vídeo Youtube - nuC9ekukNBA


Souvenirs e afins

Além dos discos e shows, os fãs podem comprar produtos da linha da banda, como capa de celular, camisetas, buttons, moletons, chinelos, esqueezes.

Veja algumas opções






A choperia Krug Bier também lançou uma cerveja com o rótulo do Skank. Segundo a banda, eles participaram de todo o processo, inclusive da fabricação do produto. [A cerveja Skank Altbier fez tanto sucesso que eles lançaram a Skank Pilsen, que é mais suave.

Essa é a cerveja em homenagem à banda


Do palco para a TV

A banda mineira também é mestre em trilhas sonoras. Dá só uma olhada na quantidade de músicas da banda que foram parar em novelas. "Gentil Loucura", em Mapa da Mina, "O Homem que Sabia Demais", em Olho no Olho, "Pacato Cidadão" em A Próxima Vítima, "É uma Partida de Futebol", em Zazá, "Balada do Amor Inabalável” em Laços de Família, “Rebelião” em Estrela Guia, "Acima do Sol" em As Filhas da Mãe, "Dois Rios" em Mulheres Apaixonadas, "Vou Deixar" em Da Cor do Pecado, "Supernova" em Como uma Onda, "Um mais Um" em A Lua Me disse, "Uma Canção é Para Isso", em Amigas e Rivais, "Beleza Pura” em Beleza Pura, "Ainda Gosto Dela" em Negócio da China, "Pára-raio" em Caminho das Índias, "Fotos na Estante" em Araguaia, "Presença" em Amor Eterno Amor e "Saideira" em Alto Astral.

A música "Beleza Pura" na voz do Skank escolhida para ser a abertura da novela de mesmo nome. Relembre

Vídeo Youtube - 5MM2nAFUOzI


Os meninos na festa de lançamento da novela


Isso sem falar nas diversas fases de Malhação, que já teve "Chega Disso", "Tão Seu", "Madrake e os Cubanos", "Pegadas na Lua", "Mil Acasos", "Noites de um Cerão Qualquer", "De repente", "Ela me deixou" e "Esquecimento".

Reconhecimento mais do que merecido

O talento do Skank é inegável e isso fez dos meninos merecedores de diversos prêmios. [b]Confira alguns: Leão de Ouro com Skank Play, 2 Grammy Latino, um de de Melhor Álbum Brasileiro de Rock com "Cosmotron", em 2004 e melhor música brasileira com “De Repente” (Samuel Rosa/Nando Reis) em 2011.

Sem falar na MTV e Multishow que eles sempre se destacaram[/b].

MTV Video Music Brasil:
Escolha da Audiência: "Garota Nacional" E "É Uma Partida de Futebol".
Clipe do Ano: "Mandrake e os Cubanos" E "Sutilmente".
Clipe Pop: "Garota Nacional", "É Uma Partida de Futebol", "Mandrake e os Cubanos", "Três Lados", "Dois Rios" e "Vou Deixar".
Melhor edição: "É Uma Partida de Futebol"
Direção de Arte: "Saideira"

Skank se apresenta no VMB


Eles também já reinaram no Prêmio Multishow:
Melhor Cantor: Samuel Rosa, em 2010.
Melhor Grupo: em 1995
Melhor Show: em 2004
Eles também ganharam de melhor clipe por vários anos, assim como de melhor música e melhor iniciativa do ano.

Eles também costumam se apresentar no Prêmio do Multishow


Apaixonados por futebol

Os meninos do Skank são muito fã de futebol, não só de assistir como de jogar também. A música "É uma Partida de Futebol" é uma prova disso. Em 1998, eles foram até convidados para representar o Brasil em "Allez! Ola! Olé!", disco oficial da Copa do Mundo de Futebol deste ano. A música: Uma nova versão dessa canção que acabamos de falar, uma parceria do Samuel com Nando Reis. Eles também tocaram no sorteio das chaves do mundial, em Marselha, na França.

Em 2010, eles também participaram da música-tema da copa

Vídeo Youtube - EzRSwAwC9bI


Toda essa paixão pelo esporte fez o Skank ganhar um patrocínio da Umbro, marca de material esportivo. No contrato, eles usam camisetas de times durante os shows, mas os meninos não usam camisetas de times grandes para não ficarem mal com as torcidas. A empresa patrocinadora também desenvolveu o uniforme do Skank, em versão oficial e reserva.

Samuel e sua paixão pelo Cruzeiro


Ideia revolucionária
O Skank adora usar a internet a seu favor e é pioneiro em algumas ações. Quando eles lançaram o álbum "Carrossel", eles disponibilizaram todo o conteúdo do álbum em um aparelho de telefone celular. O modelo escolhido vendeu mais de 75 mil unidades e rendeu para a banda o primeiro Celular de Ouro do Brasil pela ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos).

Eles também criaram o "Vote no Bis". O público deveria mandar um SMS dizendo que música queria ouvir no bis.

O Skank ainda foi o primeiro a lançar em seu site oficial uma webradio com canções escolhidas pelos internautas. Em parceria com um portal de notícias, eles fizeram uma videoaula para ensinar os fãs a tocarem no violão a música "Sutilmente" e depois ainda teria um concurso para as pessoas mostrarem o que aprendeu.

Também foram os pioneiros a lançar o aplicativo para iPhone, a banda criou também um canal de notícias por celular e já usaram essa "modernidade" para selecionar as canções do álbum ao vivo em Ouro Preto e até mesmo do novo single.

As obras de arte nas capas

Quando se trata das capas dos discos da banda, elas também merecem uma atenção especial. Elas geralmente são feiras por artistas. Confira algumas.











Alguns clipes e suas histórias

Não dá para falar de clipe, sem falar de "Garota Nacional", que foi um estouro. Mas também na da para falarmos de todos senão ficaríamos horas aqui. Selecionamos alguns bem legais que marcaram a carreira da banda.

Relembre aqui “Garota Nacional”

Vídeo Youtube - DjPtwYunRq4


O vídeo de "Do Mesmo Jeito" com imagens de BH e dos caras da banda ficou bem legal. A música faz parte do álbum "Velocia".

Veja o making off

Vídeo Youtube - 96gWuz1DmZo


Eles também inovaram ao lançar, em 2012, um clipe em 3D nos cinemas. A música escolhida foi “Presença”. O Skank foi considerado o primeiro artista brasileiro a exibir um clipe nos cinemas em formato 3D.

Assista aqui

Vídeo Youtube - 1MjMQcfiJi8


"É uma partida de futebol" também é histórico

Vídeo Youtube - 7Ie4oL17Nwc


"Sutilmente" faz parte do álbum "Estandarte" e foi considerado um dos melhores clipes da banda.

Veja os bastidores

Vídeo Youtube - tW_Yugy6gZ0
.
    Foto do Álbum