Editar Biografia

Biografia Wilson Pickett

  • Nome completo:Wilson Pickett
  • Nascimento: 18 de Março de 1941, (64 anos)
  • Origem:Prattville, Alabama, Estados Unidos
  • Começou há:
  • País:Estados UnidosEstados Unidos
  • Faleceu: há 15 anos em 19 de Janeiro de 2006 , Reston, Virginia, Estados Unidos
Wilson Pickett (18 de março, 1941 - 19 de janeiro, 2006) foi um americano de R & B , soul e rock and roll cantor e compositor .
Uma figura importante no desenvolvimento da soul music americana, Pickett gravou mais de 50 canções que atingiram as paradas dos EUA R & B e, freqüentemente, passou para os EUA Billboard Hot 100 . Entre seus maiores sucessos estão " In the Midnight Hour "(que ele co-escreveu)," Terra de 1000 Dances "," Mustang Sally "e" Funky da Broadway ".

O impacto da composição e gravação de Pickett levou à sua indução 1991 no Rock and Roll Hall of Fame . Pickett nasceu 18 de marco de 1941 em Prattville , Alabama , e cantou em Batista coros de igreja. Ele foi o quarto dos 11 filhos e ligou para a mãe ", a mulher pior no meu livro", diz o historiador Gerri Hirshey:. "Eu fico com medo de ela agora Ela costumava me bater com qualquer coisa, frigideiras, fogão a lenha - (uma vez que fugiu e) chorei por uma semana. Fiquei no mato, eu e meu cachorro. " Pickett finalmente deixou para viver com seu pai em Detroit em 1955.

Carreira musical precoce (1955-1964)

Enérgica, estilo apaixonado de Pickett de cantar foi desenvolvido na igreja e nas ruas de Detroit, sob a influência de estrelas da música, como Little Richard , a quem ele se referiu como "o arquiteto do rock and roll.

Em 1955, Pickett se juntou música gospel grupo de Violinaires. O grupo acompanhado Os Agitadores alma , Os Silvertones Swan , e as irmãs Davis em excursões da igreja em todo o país. Depois de cantar durante quatro anos no popular grupo de gospel, harmonia, Pickett, atraído pelo sucesso de cantores gospel que se mudou ao lucrativo secular mercado musical, juntou-se os Falcons , em 1959.

Os Falcons eram um grupo vocal cedo trazendo evangelho em um contexto popular, abrindo assim o caminho para a soul music. Os Falcons apresentado membros notáveis ??que se tornaram grandes artistas solo, quando Pickett se juntou ao grupo, Eddie Floyd e Sir Mack Arroz eram membros do grupo. O maior sucesso de Pickett com The Falcons foi "I Found a Love", co-autoria de Pickett e com seus vocais. Um hit para o Falcons (Pickett viria a regravá-la, e ter um hit com a canção), "I Found A Love" abriu o caminho para Pickett para seguir carreira solo.

Logo após a gravação de "I Found a Love", Pickett cortar suas primeiras gravações a solo, incluindo "Eu vou chorar", em colaboração com Don Covay . Pickett também gravou uma demonstração para uma canção que co-escreveu, chamado "If You Need Me". Uma balada soul de queima lenta, com um sermão falado, Pickett enviou a demo de Jerry Wexler , um produtor da Atlantic Records . Wexler deu a gravação artista da gravadora, Solomon Burke .

Gravação de Burke "If You Need Me" foi um dos seus maiores sucessos (# 2 R & B, # 37 Pop) e é considerado um padrão de alma, mas Pickett foi esmagado quando ele descobriu que o Atlântico tinha dado a sua canção. No entanto, quando Pickett, com uma fita demo debaixo do braço, voltou ao estúdio de Wexler, Wexler perguntou se ele estava com raiva por esta perda, mas negou a dizer "Acabou". "Primeira vez que eu chorei na minha vida" . A versão de Pickett foi lançado em Duplo L Records, e foi um sucesso moderado, alcançando a posição # 30 R & B, n º 64 pop.

Primeiro sucesso significativo de Pickett como um artista solo veio com "É Tarde Demais", uma composição original (para não ser confundido com o Chuck Willis padrão de mesmo nome). Entrando nas paradas em 27 de julho de 1963, ele chegou ao número 7 na parada R & B (número 49 Pop). O sucesso deste registro convencido Wexler e Atlântico para compra de Pickett contrato de gravação da dupla L Grava em 1964.

Ascensão ao estrelato: In the Midnight Hour (1965)

Carreira Atlântico Pickett começou com a auto-produzido single, "Eu vou chorar". Olhando para aumentar as chances de gráfico de Pickett, Atlantic emparelhado com o produtor musical Bert Berns e estabeleceu compositores Barry Mann e Cynthia Weil . Com essa equipe, Pickett gravou "Come Home Baby", um dueto com a cantora Tami Lynn , mas isso só não o gráfico.
Descoberta de Pickett entrou no Stax Registros estúdio "em Memphis , Tennessee , onde gravou seu terceiro single do Atlântico, " In the Midnight Hour "(1965). Esta canção foi o primeiro grande sucesso de Pickett, chegando ao número um R & B, número 21 pop (EUA) e número 12 (UK). Ele vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro .

A gênese de "In the Midnight Hour" foi uma sessão de gravação em 12 de maio de 1965, na qual Wexler trabalhou uma faixa de ritmo forte com músicos de estúdio Steve Cropper e Al Jackson do Registros Stax casa da banda, incluindo o baixista Donald "Duck" Dunn . (Stax tecladista Booker T. Jones , que normalmente é jogado com Dunn, Cropper e Jackson como Booker T. & the MGs , não jogar em Pickett sessões de estúdio). Wexler disse Cropper e Jackson, "Por que você não pegar sobre essa coisa aqui? " Ele realizou um passo de dança. Cropper explicou em uma entrevista que Wexler disse-lhes que "esta foi a forma como as crianças estavam dançando;. Eles estavam colocando o acento sobre dois Basicamente, tinha sido uma batida de-accenters com um afterbeat, era como 'dah boom ', mas aqui foi uma coisa que passou' um-chaw ", justamente o contrário na medida em que o acento vai."

Stax / Fama anos (1965-1967)

Pickett gravou três sessões no Stax em maio e outubro de 1965, e juntou-se pelo tecladista Isaac Hayes para as sessões de outubro. Além de "In the Midnight Hour", 1.965 gravações de Pickett incluía os singles "Não combatê-la", (# 4 R & B, n º 53 pop) "634-5789 (Soulsville, EUA)," (# 1 R & B, # 13 de pop) e "Noventa e nove e meio (não vai fazer)" (# 13 R & B, n º 53 pop). Todos com exceção de "634-5789" foram composições originais Pickett co-escreveu com Eddie Floyd e / ou Steve Cropper , "634-5789" foi creditada a Cropper e Floyd sozinho.
Por suas próximas sessões, Pickett não voltaria a Stax, proprietário da gravadora, Jim Stewart, proibiu fora produções em dezembro de 1965. Wexler levou Pickett para Fame Studios, um estúdio com uma associação mais estreita com a Atlantic Records. Localizado numa tabaco convertido armazém nas proximidades Muscle Shoals, Alabama , Pickett gravou alguns de seus maiores sucessos. Isto incluiu a versão mais alto de gráficos de " Terra de 1000 Dances ", que foi o terceiro R Pickett & B n º 1, e seu maior hit pop, alcançando a posição # 6. era um milhão de venda do disco .
Outros grandes sucessos desta época na carreira de Pickett incluiu dois covers: Mack Arroz 's " Mustang Sally "(n º 6 R & B, # 23 Pop) e Dyke & the Blazers '" Funky da Broadway "(R & B n º 1, n º 8 Pop). Ambas as faixas foram milhão de vendedores. A banda ouvida na maioria das gravações Fama de Pickett incluído tecladista Spooner Oldham eo baterista Roger Hawkins .

Anos depois do Atlântico (1967-1972)

Wilson Pickett com Pino Presti em 1969
Perto do final de 1967, Pickett começou a gravar em estúdios americanos em Memphis com os produtores Tom Dowd e Tommy Cogbill , e começou a gravar músicas de Bobby Womack . As músicas "Eu estou no amor", "Amor Ciumento", "Eu já percorreu um longo caminho", "Eu sou A Midnight Mover" (co-escrita Pickett / Womack), e "I Found A True Love "foram Womack escreveu hits para Pickett, em 1967 e 1968. Pickett gravou trabalhos de outros compositores nesta era; Rodger Collins "Ela está procurando Bom" e um cover do padrão de blues tradicional " Stagger Lee "foram Top 40 hits Pickett registrados pelo americano. Womack foi o guitarrista em todas as gravações.
Pickett retornou à Fame Studios no final de 1968 e início de 1969, onde trabalhou com uma banda que contou com o guitarrista Duane Allman , Hawkins eo baixista Jerry Jemmott . A cobertura hit # 16 pop de The Beatles " Hey Jude ", saiu das sessões de fama, bem como os menores sucessos" Mini-Saia Minnie "e" Hey Joe ".

Final de 1969 encontrou Pickett no Criteria Studios em Miami . Hit covers de The Supremes " You Keep Me Hangin 'On "(# 16 R & B, # 92 Pop) e The Archies "" Sugar Sugar "(# 4 R & B, # 25 Pop) ea Pickett original" Ela disse sim " (# 20 R & B, # 68 Pop) surgiu a partir dessas sessões.
Pickett, em seguida, juntou-se a estabelecer Filadélfia baseada hitmakers Gamble e Huff para o álbum de 1970 Wilson Pickett Em Filadélfia , que contou com o seu próximo dois singles, "Motor No.9" e "Não deixe a Green Grass Fool You", o último vender um milhão de cópias.

Seguindo estes dois hits, Pickett retornou ao Muscle Shoals e da banda com David Hood, Hawkins e Tippy Armstrong. Quinto e último R & B # 1 hit deste Pickett line-up gravado: "Não Bata My Love, Pt. 1.". Era outra gravação Pickett que cronometrou-se vendas superiores a um milhão de cópias. Dois mais sucessos seguidos em 71: "Call My Name, eu vou estar lá" (# 10 R & B, # 52 Pop) e "Fire and Water" (# 2 R & B, # 24 Pop), um cover de uma canção de livre .

Pickett gravou várias faixas, em 1972, para um novo álbum planejado no Atlântico, mas depois do single "Fábrica Funk" alcançou a posição # 11 R & B e # 58 pop em junho de 1972, ele deixou Atlântico para RCA Records . Seu último single Atlântica, um cover de Randy Newman "s" Mama Told Me Not To Come ", foi abatido a partir de 1971 o álbum de Pickett Não Bata Meu Amor .
Em 2010, a Rhino Handmade lançou uma compilação abrangente destes anos intitulado "Funky da meia-noite Mover - As Studio Recordings (1962-1978)". A compilação inclui todas as gravações originalmente emitidos durante o ano de Pickett Atlântico, juntamente com gravações inéditas. Esta coleção vendido apenas online via Rhino.com.


Pós-Atlantic carreira musical

Pickett continuou a gravar com sucesso nas paradas de R & B para a RCA em 1973 e 1974, marcando quatro top 30 batidas de R & B com "Mr. Magic Man", "Tome um olhar mais atento a mulher que você está com", "International Playboy" e "Soft Alma Boogie Woogie". No entanto, ele não estava atravessando para as paradas de sucesso com regularidade, como nenhuma dessas canções atingiram superior # 90 no Hot 100. Em 1975, com a carreira carta outrora proeminente de Pickett em declínio, RCA caiu Pickett do rótulo.

Pickett continuou a gravar esporadicamente com vários rótulos longo das décadas seguintes, às vezes fazendo o menor para mid-range das paradas de R & B, no entanto, ele nunca teve um hit pop depois de 1974. Seu último álbum foi lançado em 1999, embora ele permaneceu bastante ativo na frente em turnê até que ele ficou doente em 2004. Pickett apareceu em 1998 filme Blues Brothers 2000 , realizando "634-5789", juntamente com Eddie Floyd e Jonny Lang . Ele foi mencionado anteriormente no original Blues Brothers .
Vida pessoal e honras

Fora da música, a vida pessoal de Pickett foi incomodado. Mesmo em sua 1960 auge, os amigos de Pickett encontrou temperamental e preocupado com as armas;. Don Covay o descreveu como "jovem e selvagem" Então, em 1987, sua carreira gravação foi secando, Pickett foi dado dois anos de liberdade condicional e multado em US $ 1.000 para levar uma arma carregada em seu carro. Em 1991, ele foi preso por supostamente gritando ameaças de morte ao dirigir um carro sobre o gramado da frente de Donald Aronson, o prefeito de Englewood, New Jersey . No ano seguinte, ele foi acusado de agredir sua namorada.

Em 1993, Pickett foi envolvido em um acidente, quando ele atingiu um pedestre de 86 anos de idade, Pepe Ruiz, com seu carro em Englewood. Ruiz, que ajudou a organizar a animação união New York, morreu no final daquele ano. Pickett se confessou culpado de dirigir embriagado acusações e recebeu uma pena reduzida de um ano de prisão e cinco anos de liberdade condicional. Pickett tinha sido anteriormente condenado por vários delitos de drogas.

Ao longo da década de 1990, apesar de seus problemas pessoais, Pickett foi homenageado continuamente por suas contribuições à música. Além de ser introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1991, sua música foi destaque no filme The Commitments , com Pickett como um personagem fora da tela. Em 1993, ele foi homenageado com o Prêmio Pioneer do Rhythm and Blues Foundation .

Pickett foi um compositor popular, escrevendo músicas que foram gravadas por muitos artistas como Led Zeppelin , Van Halen , os Rolling Stones , Aerosmith , o Grateful Dead , Booker T. & the MGs , Gênesis , Creedence Clearwater Revival , Hootie & the Blowfish , Echo & o Bunnymen , Roxy Music , Bruce Springsteen , Los Lobos , The Jam e Ani DiFranco , entre outros.
Vários anos após a sua libertação da prisão, Pickett retornou ao estúdio e recebeu um Grammy Award nomeação para o álbum de 1999 É mais difícil agora . O retorno resultou em ser homenageado como 'Soul / Blues Artista Masculino do Ano "pela Blues Foundation, em Memphis. É mais difícil agora foi eleito o "Comeback álbum de "blues do Ano" e "Álbum Soul / blues do Ano" .

Em 2003, ele co-estrelou o DA Pennebaker dirigido documentário Only the Strong Survive, uma seleção de tanto o 2002 Cannes e Sundance Film Festivals. Em 2003, Pickett era um juiz para o segundo relatório anual Independent Music Awards para apoiar as carreiras dos artistas independentes.

Pickett passou o crepúsculo de sua carreira jogando dezenas de concerto datas de cada ano até 2004, quando ele começou a sofrer de problemas de saúde. Enquanto no hospital, ele voltou às suas raízes espirituais e disse a sua irmã que queria gravar um álbum gospel. No entanto, ele nunca se recuperou.


Morte

Pickett morreu de um ataque cardíaco em 19 de janeiro de 2006, em Reston, Virginia . Ele tinha 64 anos. Ele foi sepultado em um mausoléu em Louisville, Kentucky no Cemitério Evergreen em Preston estrada. Pickett passou muitos anos em Louisville, quando sua mãe se mudou para lá do Alabama. O elogio foi entregue pelo Pastor Steve Owens de Decatur, Geórgia . Little Richard , um amigo de longa data de Pickett de, falou sobre ele e pregou uma mensagem no funeral.

Ele foi lembrado em 20 de março de 2006, em New York BB King Blues Club com apresentações pelos compromissos, Ben E King , sua banda de apoio a longo prazo os Movers meia-noite, a cantora de soul Bruce "Big Daddy" de Wayne, e Southside Johnny em frente de uma platéia que incluía membros de sua família, incluindo duas irmãos.
    Foto do Álbum