Editar Biografia

Biografia Yanni

Yanni nasceu em Kalamata, na costa do Mediterrâneo, em 1954. Filho de Sotiri e Felitsa Chryssomallis. Segundo de três filhos, Yanni tem um irmão e uma irmã mais nova. Compartilhando um amor profundo pela música, a família passou a maior parte de seu tempo tocando e cantando juntos.
Os pais de Yanni deram uma típica vida grega para o menino. Ele cresceu pescando, nadando, e indo à escola como qualquer outro garoto de sua cidade, com uma exceção: Yanni nasceu para compor música. Começou a tocar piano aos seis anos de idade, mas se recusou a ir à aulas de piano formal. Quando criança, Yanni ouvia uma música em sua cabeça e ele simplesmente queria ouví-la sair do piano também, assim ele precisou aprender a tocar para que isso acontecesse. Ele sentiu uma certa liberdade com as teclas que poderia ter sido esmagada sob o peso da aprendizagem estruturada.

A música não era o único talento de Yanni. Em 1969, com 14 anos, Yanni quebrou o recorde de natação nacional grega de 50 metros nado livre. Embora ele pudesse ter continuado com essa habilidade, ele optou por percorrer um caminho diferente, aquele que eventualmente o levou a partilhar o seu dom musical com o mundo.

Sua infância na Grécia, e seu amor por seu país natal, Yanni deu a sua inspiração para compor canções como "Santorini", "Nostalgia" e "Acroyali."


Em 1972, com o incentivo de seus pais, Yanni deixou sua terra natal para estudar na Universidade de Minnesota. Entre os seus estudos, ele tocou em uma banda de rock and roll local e começou a desenvolver seu estilo musical com piano e teclados eletrônicos para criar novos sons.
Apesar de uma nova cultura, um novo clima, e uma nova linguagem, Yanni graduou-se pela Universidade de Minnesota em 1976 com o título de Bacharel em Psicologia. Após a formatura, ele decidiu dedicar seu esforço 100% à música por um ano. Ele precisava entender melhor as forças motrizes artísticas que tinham sido uma parte tão grande da sua infância. Foi durante este ano que ele escolheu fazer a música a sua vocação.

Em 2003, Yanni lançou sua autobiografia com a co-autoria de David Resin. No livro o músico relata suas memórias, partindo da primeira infância na Grécia, o início do aprendizado de piano, o amor de seu pai, considerado por ele uma lição para toda vida. Avança para sua mudança para os Estados Unidos, seus estudos em Minnesota e seu relacionamento de anos com a atriz Linda Evans. Ao tratar do sucesso que sua música alcançou em todo o mundo, fala sobre os percalços que enfrentou, a depressão que ameçou-o por algumas vezes e de seu empenho para não rotular de new age a música que produz. O lançamento do livro coincidiu com o lançamento do seu 13° álbum, o Ethnicity, e foi considerado um best seller pelo New York Times.

Depois de um tempo reflexivo, Yanni experimentou uma outra direção. Yanni, explica: "Eu sempre faço música instrumental, mas agora eu estou apenas tentando expandir meus horizontes e abrir as portas para algum talento incrível que possa dar voz e letras de músicas para o meu trabalho."
O multi-artista indicado ao Grammy estava lançando Yanni-Wake Entertainment, sua empresa recém-formada com o companheiro, o ganhador de Grammy e vencedor do Oscar, produtor/compositor, Ric Wake. Esta empresa emocionante não só continuou a criar música, mas também começou a desenvolver novos artistas talentosos, compor músicas para filmes e participar na produção de filmes e televisão. Yanni Wake Entertainment contratou Nathan Pacheco, Chloe, Ender Thomas e Leslie Mills.
Sua turnê mais recente, Yanni Voices: Live in Concert, em 2009 foi um grande sucesso. Viajou por toda América do Norte com shows esgotados, incluindo o Radio City Music Hall e casas cheias em todo o México. A turnê foi nomeada para o Lunas del Auditorio e foi prestigiada com o prêmio de apoio gráfico mexicano Yanni topping de lançamento: Yanni Voces (CD) e Yanni Voices (CD).
Yanni Voces atingiu o # 1 no México Pop Charts. O recente lançamento em DVD do Yanni Voices: Live in Concert alcançou o número um da Amazon, na lista dos mais vendidos na primeira semana de vendas e foi um sucesso de angariação de fundos para a PBS.
Em sua nova direção, Yanni diz: "Eu estou olhando para a próxima fase da minha evolução. Tendo tantos anos dedicados à esta arte, eu sinto a obrigação de mantê-la, ou pelo menos continuar a me desenvolver. Não há regras. É tão emocionante. E vamos surpreender as pessoas. Fique atento. Para as coisas acontecerem na vida, você tem que ter fé e paixão. Agora é o melhor momento da minha vida. "
    Foto do Álbum