Editar Biografia

Biografia Zé Ramalho

Zé Ramalho é um cantor e compositor brasileiro, a maior característica de suas musicas é a mistura entre elementos da cultura nordestina, influencias da jovem guarda e a sonoridade do rock dos Beatles, Bob Dylan, entre outros.

Nascido em Brejo do Cruz, no dia 3 de outubro de 1949, seu nome completo é José Ramalho Neto. O cantor iniciou sua carreira em João Pessoa, participando de algumas apresentações de Jovem Guarda. Seu primeiro álbum solo foi lançado em 1978 e levou seu próprio nome “Zé Ramalho”, antes disso ele havia gravado o álbum “Paêbirú”, com Lula Côrtes.

Os anos oitenta houve uma queda no sucesso de Zé Ramalho, mas em 1991, gravou seu 11º álbum, o "Brasil Nordeste", que continha regravações de músicas típicas nordestinas, e voltou ao seus tempos de sucesso. Em 1996, gravou o álbum ao vivo "O Grande Encontro" com Elba Ramalho e os famosos nomes da MPB Alceu Valença e Geraldo Azevedo. O sucesso foi tão grande que Zé Ramalho decidiu gravar uma nova versão de estúdio no ano seguinte, mas desta vez sem Alceu Valença. O álbum vendeu mais de 300.000 cópias, recebendo os certificados ouro e platina.
    Foto do Álbum